1. Home
  2. ...
  3. Press releases
  4. Ações sobre hábitos de higiene marcam dia mundial de lavar as mãos

Ações sobre hábitos de higiene marcam dia mundial de lavar as mãos

Parceria com Pastoral da Criança e ação de voluntariado com funcionários da Unilever são algumas das iniciativas promovidas por Lifebuoy, marca de sabonetes antibacterianos, para conscientizar a população

Incentivar a população a adotar o hábito de lavar as mãos e, assim, erradicar doenças causadas pela falta de higiene. Este é o maior objetivo da data co-criada em 2008 por Lifebuoy, marca da Unilever número um em sabonetes antibacterianos no mundo**.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), comemorado no dia 15 de outubro, tem o apoio de órgãos do governo, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas do mundo todo que entendem a importância da iniciativa e conhecem os prejuízos econômicos e sociais causados pelas enfermidades que poderiam ser evitadas em diversos casos por meio do simples hábito de lavar as mãos.

Pesquisas mostram que, no Brasil, a lavagem das mãos não é feita de maneira adequada e nem mesmo é um hábito de todos. Além disso, revelam outro dado alarmante: apesar da maioria das mães (84%) dizerem lavar as mãos dos filhos com sabonete após irem ao banheiro, 69% das crianças apresentaram coliformes fecais em suas mãos. Esse percentual é maior em crianças de classes sociais mais baixas – coliformes fecais foram encontrados nas mãos de 77% das crianças da classe D; 71%, da classe C e 53%, da classe AB.

Por isso, Lifebuoy desenvolveu um programa para melhorar o hábito de higiene das famílias, ensinando a forma e os momentos corretos de lavar as mãos. No Brasil, este programa é implementado em parceria com a Pastoral da Criança e, neste ano, deve impactar aproximadamente 300 mil crianças. As atividades relacionadas ao Dia Mundial de Lavar as Mãos contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visam reduzir o índice de morte entre crianças menores de cinco anos em dois terços até o ano de 2015.

Lifebuoy promove diversas ações sociais no mês que marca o Dia Mundial de Lavar as Mãos

Durante todo o mês de outubro, Lifebuoy, juntamente com voluntários da Pastoral da Criança, vão levar atividades lúdicas com o objetivo de conscientizar milhares de crianças que vivem em comunidades carentes de 5 estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

O programa envolve desde a capacitação de líderes comunitários sobre o tema e visitas às comunidades para promover jornadas de “lavar as mãos corretamente” até a promoção de atividades recreativas não apenas para educar as crianças, mas também para gerar nelas um senso de comprometimento com a ação para que elas consigam transformar o ato de lavar as mãos em um hábito diário e corriqueiro.

A implementação dessas ações em 2012 diminuiu em 6% os casos de diarreia e em 11% a busca pelos serviços de saúde nas comunidades de baixa renda, segundo indicadores divulgados pelo Sistema de Informação da Pastoral da Criança, comparando resultados das atividades da organização nos anos de 2011 e 2012.

Lifebuoy desenvolve programas semelhantes em todo o mundo e, para envolver o público nesta causa, lançou a campanha Gondappa que mostra a situação de Thesgora, um vilarejo na India que apresenta uma das maiores taxas de mortalidade infantil por diarréia no mundo. A marca está comprometida em reduzir a zero as mortes de crianças da vila por causas evitáveis. O vídeo da campanha está disponível em http://www.youtube.com/user/helpachildreach5?feature=watch

Durante o mês de outubro, a cada compartilhamento do vídeo Gondappa nas redes sociais, a marca dará 1 real para parceiros que implementam o programa de mudança de hábitos.

Além disso, na semana do Dia Mundial de Lavar as Mãos, os funcionários da Unilever Brasil também serão envolvidos em uma ação especial de voluntariado promovida por Lifebuoy. A iniciativa contará com a presença de mais 80 funcionários que irão promover brincadeiras e incentivar hábitos corretos de higiene para crianças de escolas públicas de São Paulo. A ação faz parte da plataforma de voluntariado da Unilever Brasil, que incentiva funcionários a se tornarem embaixadores da causa e servirem de ponto de conexão levando informações para escolas e ONGs.

Pesquisas comprovam importância de lavar as mãos para evitar doenças e prejuízos

A conscientização tem, ainda, um papel importante para ajudar na diminuição de episódios de doenças e nos prejuízos que geram, como mostra a pesquisa inédita no Brasil “O Custo das Doenças do Dia a Dia” realizada por Lifebuoy, em 2012, parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres, Centro líder mundial de pesquisa e pós-graduação em saúde pública global.

Segundo o estudo, uma família brasileira gasta, em média, R$ 1.151,55 por ano com episódios de doenças que são causadas por germes e bactérias. Considerando a população do Brasil, esse valor é equivalente a 12 bilhões de dólares por ano.

O estudo revela os prejuízos econômicos e sociais causados pelas enfermidades que poderiam ser evitadas em diversos casos por meio do simples hábito de lavar as mãos. As doenças mais detectadas na pesquisa são: respiratórias com 33,3%, diarreicas com 11,8% e infecções de pele com 7,4%. Já a prevalência de doenças causadas por germes e bactérias entre crianças de 5 e 15 anos é 74,2%. 

Dois terços das mães pesquisadas se sentem impotentes para evitar que seus filhos adoeçam. No entanto, uma barra de sabonete antibacteriano pode custar apenas R$1,35, o equivalente a quase 55 vezes menos que o custo de um único episódio de doença (calculado em R$ 75,39).

Sobre Lifebuoy

Presente em mais de 40 países, Lifebuoy é a marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos no mundo**, único do mercado com a tecnologia Active 5, que garante 100% melhor proteção contra bactérias que um sabonete comum***. 

Desde o lançamento de seus primeiros sabonetes, há 118 anos, Lifebuoy tem ajudado a fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas por meio de ações de conscientização sobre hábitos frequentes de higiene pessoal. Lançado no Reino Unido (Inglaterra) em 1894, obteve um impacto significativo na saúde pública da Inglaterra vitoriana, que estava sendo devastada por surtos de cólera, sendo relançado no Brasil em Julho de 2010.

Por meio do sabonete Lifebuoy, a Unilever já ajudou a conscientizar mais de 150 milhões de pessoas no mundo sobre como pequenas ações como lavar as mãos com sabonete podem fazer diferença em suas vidas. Essa, entre outras atividades da companhia, foi decisiva para que a Unilever fosse apontada como “Companhia do Ano 2010” no Awards for Excellence pela instituição Business in the Community. O prêmio reconhece empresas que mostram inovação, criatividade e compromisso constante com a responsabilidade corporativa.

*Quando causadas por germes. Germes testados: E. coli, K. pneumoniae, S. aureus, H1N1, S. epidermidis, S. flexneri, P. aeruginosa, S. pyogenes e C. xerosis.

**Cálculo Unilever baseado em informações AC Nielsen de volume (agosto 2011 a setembro de 2012).

***Comparado a sabonete que não tem ingredientes antibacterianos.

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicaçã

Janaina Gomes – janaina.gomes@inpresspni.com.br
Tayna Pinatti – tayna.pinatty@inpresspni.com.br
Rose Pimentel – rose.pimentel@inpresspni.com.br

Tel: (11) 3323-1520

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco