Ir para Conteúdo

Simulado Preventivo de Evasão – Valinhos/SP

Valinhos promove simulado preventivo de evasão com a comunidade vizinha à fábrica da Unilever

Ação educativa visa preparar a população para situações atípicas emergenciais e será voltada a moradores e comerciantes do Centro

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, com apoio da Unilever, vão promover um simulado de evasão preventivo no dia 5 de junho de 2024, às 10h, com o intuito de reforçar ações educativas de segurança para a população do entorno da fábrica da companhia. O simulado faz parte dos esforços contínuos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e trabalhadores, além de ser uma prática exigida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para empresas que utilizem insumos químicos em seus processos produtivos no Estado.

A programação do simulado será coordenada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que irão passar por todas as etapas de uma situação atípica de emergência. Residências e estabelecimentos localizados em um raio de até 100 metros da fábrica da Unilever estão sendo convidados previamente para participar do exercício.

Área que deverá participar do simulado preventivo de evasão (raio de 100m da fábrica da Unilever em Valinhos/SP)
Área que deverá participar do simulado preventivo de evasão (raio de 100m da fábrica da Unilever em Valinhos/SP)

No dia do exercício, às 10h, os participantes deverão aguardar as orientações dos líderes de evasão, que passarão pelos estabelecimentos e residências após comando da Defesa Civil. Com o apoio dessas equipes, as pessoas serão encaminhadas aos pontos de encontro pré-definidos pela Prefeitura.

Para isso, vias serão fechadas e caminhos alternativos serão indicados pela Secretaria de Trânsito, a fim de evitar transtornos à população e aos transeuntes.

“A Defesa Civil da cidade de Valinhos precisa realizar com a comunidade um simulado preventivo de evasão e a Unilever está apoiando a prefeitura na realização desse protocolo por trabalhar com amônia em seus processos de fabricação de sorvetes. Além disso, entendemos que é um direito da vizinhança estar preparada para eventualidades de qualquer natureza. Por isso, estamos há mais de seis meses organizando o exercício – dos participantes, às lideranças, aos processos envolvidos na Operação”, diz Marcos de Paula, Diretor da Defesa Civil.

Até o dia da realização do simulado, a comunidade será informada sobre a programação da atividade por diferentes meios: imprensa, redes sociais da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, faixas de rua e carros de som. Mais informações podem ser obtidas por meio do canal de atendimento da prefeitura, o 156, bem como o canal de atendimento à vizinhança da Unilever, o DISK CONVIVER, no número 0800-727-4137.

“Com mais de 90 anos de presença no Brasil e na cidade de Valinhos, a Unilever reitera seu compromisso com o diálogo e relacionamento constantes com as comunidades onde atua. Utilizando tecnologia de ponta e monitoramento intensivo, a companhia trabalha de forma incansável pela segurança de nossa indústria, bem como a integridade de nossos colaboradores e das comunidades”, diz Lilian Dorighello, Gerente Sênior de Comunicação Corporativa da Unilever Brasil.

Sobre a amônia no processo produtivo de sorvetes

A amônia é uma composição de gases naturais, ecologicamente correto e altamente eficiente para processos de refrigeração, processo esse que faz parte da produção de diversos alimentos. Para processos que necessitam atingir temperaturas muito baixas, como, por exemplo, a fabricação de sorvetes, a amônia é o melhor fluido refrigerante, pois possui excelente propriedades termodinâmicas. Além de ser o melhor fluido refrigerante existente, ela é conhecida como ‘’refrigerante natural’’, tem zero potencial de aquecimento global e zero potencial de impacto na camada de ozônio.

No caso da fábrica de Valinhos, a probabilidade de ocorrer um vazamento de amônia para fora da fábrica é de 0,00000155%, uma vez que existem diversos sistemas de contenção e redundância, além de protocolos de segurança e manutenção exigidos pela empresa em nível global. O simulado se faz necessário inclusive para o cumprimento da norma da CETESB em todo o estado de São Paulo, além de integrar o procedimento de evasão da própria Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Atendimento da prefeitura de Valinhos/SP

Telefone: 156

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Valinhos/SP

imprensa@valinhos.sp.gov.br

Atendimento Unilever

Disk Conviver: 0800-727-4137

Assessoria de Imprensa - Unilever

InPress Porter Novelli

Marina Monzillo e Daniela Garcia

Unilever.corp@inpresspni.com.br

Voltar ao topo