Governos e instituições
Relacionamento com a esfera pública varia de acordo com o tema e a discussão, e pode acontecer via diálogo direto ou associação setorial
Nosso relacionamento com governos e instituições públicas deve refletir e amplificar o posicionamento da Unilever a respeito das várias questões que envolvem a sustentabilidade. Queremos ter voz ativa em discussões regulatórias e setoriais, e para tanto contamos com uma área estruturada de Assuntos Governamentais e Relações Externas. A equipe se reporta diretamente à alta gestão e tem a atribuição de dialogar com os diversos stakeholders institucionais da companhia, como governos municipais, estaduais e federal, bem como com as associações setoriais.
Manter um relacionamento próximo com esses grupos nos permite participar e influenciar de forma positiva nos debates sobre aspectos regulatórios da indústria e auxiliar o poder público na realização de campanhas educativas que tenham aderência ao nosso negócio e possam ser veiculadas em nossas marcas e produtos. O tema e a dimensão da discussão determinam o caminho que adotamos nesse relacionamento – diálogo direto ou via associação setorial.
Para os assuntos que estão nas esferas estadual e federal e que são de interesse setorial, geralmente atuamos em parceria com entidades como Abipla (Associação Brasileira de Produtos de Limpeza e Afins), ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
Em muitas dessas associações, nossos executivos ocupam cargos consultivos, o que nos permite estar à frente de debates relevantes sobre temas como consumo consciente, destinação de resíduos e aprimoramento nutricional de produtos de alimentação. Em Brasília, contamos, ainda, com o apoio de uma consultoria especializada para monitorar projetos de lei que tramitam na esfera legislativa e podem exercer impacto significativo sobre nossos negócios.
Para questões concernentes às nossas operações, fábricas e centros de distribuição, podemos atuar de maneira direta no diálogo com os governos municipal e estadual, quando necessário. No intuito de garantir o respeito às normas de conduta da companhia nesse diálogo, dispomos de treinamentos específicos que abordam o Código de Princípios de Negócios, com temas como iniciativas antissuborno e anticorrupção, bem como uma capacitação sobre a atuação do colaborador externamente.
Também desenvolvemos parcerias diretas com o governo federal para disseminar mensagens e campanhas por meio de nossas marcas e produtos. Com o Ministério do Meio Ambiente, nosso principal compromisso é participar ativamente de iniciativas que podem ser incluídas no Plano de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), lançado em novembro de 2011. Uma das atividades incluídas nesse Plano foi a substituição do gás refrigerante das conservadoras dos sorvetes Kibon, em parceria com nosso fornecedor de freezers Metalfrio.
Outro parceiro antigo da Unilever Brasil é o Ministério da Saúde. Desde 2007, somos reconhecidos como empresa “Parceira da Saúde” por atuarmos, apoiados em marcas como Omo, Maizena, Cremogema, AdeS e Lifebuoy, na divulgação de campanhas de prevenção a doenças e problemas relacionados aos hábitos inadequados de higiene e à má nutrição.
Ética nas relações
Treinamentos internos e Código de Princípios de Negócios abordam o comportamento esperado dos nossos colaboradores na hora de se relacionar com o poder público
Práticas setoriais
Participação em entidades que representam o setor de bens de consumo nos permite estar à frente dos debates que afetam nossos negócios