Ir para Conteúdo

Atualização no Conselho da Unilever

Publicado:

Tempo médio de leitura: 4 minutos

A Unilever anunciou hoje que Hein Schumacher está deixando do cargo de Chief Executive Officer e Board Director a partir de 1º de março de 2025, por acordo mútuo, e deixará a empresa em 31 de maio de 2025.

Fernando Fernandez, atualmente Chief Financial Officer e Diretor Executivo da Unilever, será nomeado CEO com efeito a partir de 1º de março de 2025. Antes de se tornar CFO em janeiro de 2024, Fernando teve um mandato bem-sucedido como Presidente de Beauty & Wellbeing, um dos negócios de crescimento mais rápido da Unilever. Em funções anteriores como Presidente da América Latina, Presidente da Unilever Brasil e CEO das Filipinas, ele liderou alguns dos mercados com melhor desempenho da empresa, entregando resultados financeiros sólidos enquanto desenvolvia talentos excepcionais.

O Presidente do Conselho da Unilever, Ian Meakins, afirmou:

“Em nome do Conselho, gostaria de agradecer a Hein por redefinir a estratégia da Unilever, pelo foco e disciplina que trouxe à empresa e pelo sólido progresso financeiro alcançado durante 2024. Hein introduziu e liderou um programa significativo de produtividade e o início da separação de Sorvetes, ambos totalmente dentro do previsto. O Growth Action Plan (GAP) colocou a Unilever no caminho para um desempenho superior e o Conselho está comprometido em acelerar sua execução. Somos gratos pela liderança de Hein e desejamos a ele o melhor para o futuro.”

Falando sobre a nomeação de Fernando como CEO, Ian Meakins afirmou:

“O Conselho ficou impressionado com a abordagem decisiva e orientada a resultados de Fernando e com sua capacidade de promover mudanças rapidamente. Ele colaborou no desenvolvimento do GAP e na condução do programa de produtividade. Possui um histórico sólido de desempenho e gestão de portfólio, um apreço genuíno por marcas e um profundo conhecimento das operações da Unilever.”

“Embora o Conselho esteja satisfeito com o desempenho da Unilever em 2024, ainda há muito a ser feito para alcançar resultados de excelência. Tendo trabalhado de perto com Fernando nos últimos 14 meses, o Conselho está muito confiante em sua capacidade de liderar uma equipe de gestão de alto desempenho, realizar os benefícios do GAP com urgência e entregar o valor para os acionistas que o potencial da empresa demanda.”, complementou.

Hein Schumacher disse:

“Foi um privilégio liderar a Unilever. Fizemos progressos reais e tenho orgulho do que alcançamos em um curto período. Com uma estratégia clara, uma redefinição do portfólio em andamento e uma equipe de liderança forte, estou ansioso para ver a Unilever seguir de sucesso em sucesso no futuro.”

Fernando Fernandez disse:

“Ser nomeado CEO da Unilever é uma honra. Nosso foco será construir um portfólio preparado para o futuro, com uma presença de crescimento atraente e entregar uma superioridade funcional e perceptível incomparável entre nossas 30 principais marcas de destaque. Tenho total confiança na capacidade de nossa equipe de impulsionar a Unilever para uma posição de liderança global na indústria e criar valor substancial para nossos acionistas. Gostaria de agradecer a Hein pela liderança pautada em valores e pelo foco em desempenho que trouxe ao negócio. Desejo a ele todo o sucesso.”

Um processo de busca interna e externa está sendo iniciado para nomear um novo CFO. A partir de 1º de março de 2025, Srinivas Phatak, atualmente Vice-diretor Financeiro e Controller, assumirá o cargo de CFO interino. Srinivas já atuou em funções seniores globais e locais nas áreas de finanças, estratégia e Supply Chain, inclusive com um mandato bem-sucedido como CFO da Hindustan Unilever Limited. As qualidades de liderança de Srinivas e sua ampla experiência permitirão que ele colabore com Fernando na execução bem-sucedida da estratégia da Unilever.

Não há alterações na perspectiva para 2025 da Unilever nem na orientação de médio prazo da empresa.

Este comunicado contém informações privilegiadas. Este é um comunicado público de acordo com o Artigo 17, Parágrafo 1, do Regulamento de Abuso de Mercado Europeu (596/2014), incluindo, na medida em que faz parte da legislação do Reino Unido.

Resumo da remuneração em relação às mudanças na Diretoria

Novo CEO
Fernando receberá um salário fixo de €1.800.000 e será elegível para participar de um bônus anual e de premiações do Performance Share Plan, tudo em conformidade com a política de remuneração vigente da Unilever. Detalhes completos serão apresentados no Relatório de Remuneração.

EX CEO
Hein continuará a receber seu atual salário fixo (€1.850.000) até o término de seu contrato em 31 de maio de 2025. Posteriormente, ele será elegível para um pagamento em substituição ao restante de seu período de aviso prévio. Hein será tratado como um “good leaver” de acordo com a Política de Remuneração para os efeitos de seus incentivos pendentes.

Detalhes adicionais sobre Hein serão apresentados na divulgação da Section 430(2B), que será disponibilizada no site da Companhia após sua saída do Conselho, e também constarão no Relatório de Remuneração.


Voltar ao topo