Unilever apresenta progressos do primeiro ano do Plano Global de Sustentabilidade

Meta para compra de 100% de óleo de palma sustentável será alcançada três anos antes do previsto

A Unilever divulgou um relatório sobre o progresso que vem fazendo em relação às metas estabelecidas pelo seu Plano Global de Sustentabilidade. Lançado em novembro de 2010, o plano estabeleceu um novo patamar de comprometimento do negócio com a sustentabilidade, ao tomar responsabilidade pelos impactos causados pela companhia em toda a sua cadeia de valor, da origem das matérias primas até o uso de seus produtos pelo consumidor, na cozinha, limpeza e lavagem.

Como parte do relatório, a Unilever anunciou que até o final de 2012 vai alcançar a meta estabelecida de 100% de óleo de palma sustentável com certificação Green Palm, três anos antes do previsto. Apesar de ser um importante avanço, a Unilever reconhece que os certificados são apenas um passo em direção ao óleo de palma sustentável. Embora mais difícil, a Unilever estabeleceu uma nova meta de aquisição de todo o seu óleo de palma de fontes rastreáveis até2020.Isto significa que a companhia irá rastrear todo óleo certificado que comprar até o local de seu plantio, onde originalmente foi cultivado.

Para alcançar este objetivo, a empresa anunciou estar em discussões avançadas com o governo indonésio para investimentos superiores a €100 milhões em uma grande planta de processamento de óleo de palma em Sumatra. Esta planta não somente vai reduzir custos de transporte e economizar recursos, mas também facilitará o rastreamento das fontes do óleo de palma utilizadas.

O desempenho da Unilever em relação a suas metas do Plano Global de Sustentabilidade foi definido em três níveis:

Áreas em que a empresa está de fato fazendo um bom progresso, como

• Matérias-primas sustentáveis – 24% do total de matérias-primas agrícolas atualmente são fornecidas de maneira sustentável, contra 14% em 2010.
  • Nutrição – mais de 90% dos seus produtos líderes da categoria de spreads (margarinas) contém atualmente menos de um terço de gordura saturada.
  • Energias renováveis contribuem agora com 20% do uso total de energia pela Unilever. 100% da eletricidade adquirida na Europa vêm atualmente de fontes renováveis, e a empresa tem aumentado o uso de biomassa para alimentar caldeiras na Índia e na China.
  • Água segura para o consumo – 35 milhões de pessoas ganharam acesso à água segura com o purificador de água Pureit desde 2005.

Áreas em que a empresa teve de cuidadosamente buscar como alcançar as metas, mas que agora estão prontas para progredir.

• Entre elas incluem-se saúde e higiene. O programa para lavagem das mãos com o sabonete Lifebuoy alcançou 48 milhões de pessoas até o final de 2011 e novas parcerias, como o método ‘train the trainer’ na Indonésia, ajudarão a empresa a alcançar as metas.

Áreas em que a Unilever tem sentido dificuldades em progredir e em que necessitará trabalhar com terceiros para encontrar soluções.

• Isto se aplica especialmente a metas que demandam mudança no comportamento do consumidor, como redução no uso de água quente no banho de chuveiro e na lavagem de roupas, ou incentivo para que as pessoas consumam alimentos com níveis menores de sal.

Para Paul Polman, CEO da Unilever, em um mundo onde as temperaturas estão em elevação, a energia custa mais, o saneamento vem piorando e o fornecimento de alimentos é menos seguro, as empresas não podem mais ficar sentadas do lado de fora esperando que os governos tomem medidas. “Precisamos nos ver como parte da solução para estes problemas.Na Unilever, acreditamos que nosso sucesso futuro depende do fato de sermos capazes de descolar nosso crescimento da nossa pegada ambiental, enquanto aumentamos nossos impactos sociais positivos”, acredita.

“Muitas de nossas metas parecem tão assustadoras agora quanto o eram quando as anunciamos, mas devemos estabelecer metas desconfortáveis se quisermos de fato mudar as coisas. Crescimento sustentável será o único modelo aceitável de crescimento nofuturo, motivo pelo qual colocamos o Plano Global de Sustentabilidade Unilever no centro de nossa estratégia de negócios. E, longe de ser um empecilho para nosso progresso, vemos agora uma crescente evidência de que isto poderá nortear o crescimento de nosso negócio. A Unilever fez um bom progresso em 2011, mas o que nos entusiasma é que as marcas que colocam a sustentabilidade no centro de suas propostas, como por exemplo, o sabonete Lifebuoy ou Omo Concentrado, cresceram mais rapidamente na comparação com a média.

“Está também cada vez se tornando mais claro que não podemos enfrentar os grandes problemas sozinhos: muito de nosso progresso até hoje foi alcançado por trabalharmos com outros. E, no final das contas, se alcançamos nossas próprias metas de sustentabilidade, mas ninguém mais nos seguir, não teremos sido, de fato, bem-sucedidos. Por este motivo, estamos trabalhando com outras organizações - tais como o Consumer Goods Forum ( Fórum dos Bens de Consumo), o Fórum Econômico Mundial, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), Governos, ONGs e outras entidades para alcançarmos mudanças. Na Unilever acreditamos que a colaboração será o único modo possível de se fazer negócios no futuro.”

Para mais informações e para o relatório sobre o primeiro ano de progresso, acesse www.unilever.com/sustainable-living

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das principais fornecedoras de bens de consumo do mundo, com operações em mais de 100 países e vendas em 190. Consumidores compram 170 bilhões de produtos da Unilever ao redor do mundo todos os anos, e nossos produtos são utilizados mais de dois bilhões de vezes por dia. Contamos com mais de 171,000 colaboradores, e geramos faturamento anual de €46.5 bilhões em 2011.

Ao trabalharmos para criar um futuro melhor todos os dias, ajudamos as pessoas a se sentirem bem, a terem uma boa aparência e a aproveitarem mais a vida com as marcas e serviços que são bons para elas e bons para os outros também. Nosso portfolio inclui algumas das marcas mais conhecidas e amadas do mundo entre as quais treze marcas de €1 bilhão, e liderança global na maior parte das categorias nas quais operamos. Do portfólio constam marcas-ícones tais como: Knorr, Hellmann’s, Lipton, Dove, Vaseline, Persil, Cif, Marmite e Pot Noodle.

A Unilever lidera o setor de Produtores de Alimentos nos Índices Dow Jones de Sustentabilidade há treze anos consecutivos. Estamos incluídos na FTSE4Good Index Series e obtivemos a pontuação ambiental máxima de 5, levando à nossa inclusão no FTSE4Good Environmental Leaders Europe 40 Index. Em 2011, a Unilever liderou o Climate Counts Company Scorecard e foi listada como nº1 na relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa, de acordo com os resultados mais recentes de GlobeScan Inc. e SustainAbility Ltd.

Para obter mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acessewww.unilever.com

Plano Global de Sustentabilidade Unilever

Em novembro de 2010 foi lançado o Plano Global de Sustentabilidade Unilever. A empresa se comprometeu publicamente a uma jornada de dez anos em direção ao crescimento sustentável, com cerca de 60 metas específicas incorporando este novo conceito aos negócios. O que torna o Plano de Sustentabilidade Unilever diferente é o fato de ele se aplicar a toda a cadeia de valor. A companhia está se responsabilizando não somente por suas operações, próprias e diretas, mas também pela de seus fornecedores, distribuidores e – crucialmente – pelo modo pelo qual os consumidores usam marcas como Dove, Knorr, Lipton, Lifebuoy e Pureit.

O plano estabelece que até 2020 a Unilever irá:

• ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar
  • reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos
  • usar fontes de matéria-prima agrícola 100% sustentáveis

No Brasil, a Unilever publica seu relatório de sustentabilidade desde 2003 e, desde 2006, aprimorou seu processo de relato com a metodologia Global Reporting Initiative (GRI). Em 2011, a companhia atingiu o nível mais alto de aplicação, o GRI A+ checked, concedido apenas às empresas que submetem seu relatório à verificação do próprio GRI, o que, além de avaliar os processos de engajamento com stakeholders e a gestão de sustentabilidade da companhia, também atesta a qualidade do relatório e o comprometimento da Unilever com a transparência de informações junto a seus parceiros e consumidores.

Para mais informações sobre o relatório de sustentabilidade Unilever, acessewww.unileversustentabilidade.com.br

Para mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acessewww.unilever.com