• News
  • Press releases

Pureit e Pastoral da Criança iniciam campanha pela água segura em comunidades carentes

Primeira distribuição de purificadores ganha destaque na TV Globo do Paraná.

A marca de purificadores da Unilever, Pureit, acaba de anunciar, em parceria com a Pastoral da Criança, uma campanha em prol do acesso à água segura. Como uma das estratégias da iniciativa, a empresa disponibilizará mil unidades de Pureit às famílias de comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança. O projeto contempla ainda a educação para o uso adequado do líquido, orientações sobre como garantir uma água limpa e pura para beber, além de seus benefícios. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias, reduzir as doenças causadas pela água contaminada e a mortalidade na infância.

O projeto, que iniciou neste mês de setembro, se estenderá até 2012. No primeiro momento, 300 famílias de comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança, com crianças menores de seis anos e que não possuem água encanada em casa, dos estados de Alagoas e do Paraná, receberão os purificadores. A Pastoral da Criança acompanhou o uso dos equipamentos e o impacto deles na redução de doenças causadas pela água, como diarréias, verminoses e outras doenças infecciosas. Houve a confirmação de que o purificador de água traz alta tecnologia na remoção de bactérias, vírus, hormônios e metais pesados.

A primeira distribuição de purificadores, que aconteceu no último final de semana na cidade paranaense de Paranaguá, ganhou destaque no telejornal PRTV 2ª Edição, da TV Globo do Estado. Clique aqui para assistir a matéria.

“A Pastoral da Criança é uma instituição que possui uma causa que vai ao encontro da nossa, a de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esta parceria vai reforçar nosso compromisso global de ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar e a nossa meta de levar água potável para 500 milhões de pessoas até 2020”, afirma Bianca Shen, gerente de marketing de Pureit.

Um país que ainda carece de água segura

Apesar de possuir 15% de toda a água doce do mundo, o Brasil ainda sofre com a carência de água tratada e potável para o consumo. Mais de 14 milhões de pessoas não têm acesso a redes de distribuição de água no país. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 28 mil pessoas morrem por ano no Brasil de doenças provocadas por água contaminada. São mais de 15 mil pessoas que morrem por ano em decorrência de diarréia.

Dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ainda mostram que nos cerca de 2 mil municípios do país com altas taxas de mortalidade infantil, 74% da população vivem sem água encanada e esgoto tratado. “A poluição das águas e a falta de acesso ao saneamento adequado causam milhares de mortes todos os anos, a maioria delas com crianças com menos de cinco anos. Água limpa é um direito de todos, promove a saúde e evita gastos públicos e privados com tratamento de doenças. A oferta de serviços de saneamento - abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e lixo salva vidas”, afirma Clóvis Boufleur, gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Índia: mais de 15 bilhões de litros de água segura

A Unilever distribuiu o purificador de água Pureit na Índia, onde já ofereceu a 15 milhões de pessoas mais de 15 bilhões de litros de água pura e segura. Um estudo científico do Instituto Nacional de Epidemiologia da Índia demonstrou uma redução na incidência de doenças diarréicas em até 50% com o consumo de água purificada.

As crianças com pelo menos um episódio de diarréia durante o primeiro ano de vida tiveram ocorrências reduzidas em 21,9%, assim como o tempo de duração.

No Brasil, o produto é vendido e distribuído pela Jequiti, Unidade de Cosméticos do Grupo Silvio Santos, que conta atualmente com 171 mil consultoras em todo o país.

Para saber mais acesse www.pureit.com.br

Sobre a Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é uma organização comunitária com mais de 28 anos de atuação nacional, que tem o seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizada por mais de 228 mil voluntários capacitados.

Está presente em todos os estados do Brasil e em 38.766 comunidades organizadas de quase 4 mil municípios, desenvolvendo uma série de ações básicas em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança. O líder comunitário visita mensalmente as famílias acompanhadas, orientando-as sobre o valor nutricional dos alimentos, ajudando a identificar a desnutrição, a fortalecer o aleitamento materno, controle de doenças respiratórias e diarréia, uso do soro caseiro, prevenção de acidentes domésticos, entre outras ações simples, baratas e facilmente replicáveis.

A partir da experiência brasileira, a Pastoral da Criança colabora para a melhoria da situação das crianças pobres em outros 19 países.

Para saber mais sobre a Pastoral da Criança acesse www.pastoraldacrianca.org.br