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Unilever investirá mais de R$ 1 bilhão no Brasil até 2017

O primeiro aporte, no valor de R$ 500 milhões, tem início com a inauguração da fábrica de cuidados pessoais e com a casa, em Aguaí (SP). O segundo, no valor de R$600 milhões, será no novo complexo industrial de alimentos, em Pernambuco (PE).

  • A fábrica em Aguaí será a 15º fábrica da companhia no País e tem ações de sustentabilidade focadas em eficiência energética, uso racional da água e gestão responsável de resíduos. Ela começa a operar com área construída de 25 mil m² e terá, até 2016, três linhas de produção de desodorantes aerossóis das marcas Rexona e Dove.
  • Após Aguaí, Pernambuco será o próximo Estado a receber um complexo fabril da companhia, a ser inaugurado no final de 2017.

São Paulo, 19 de agosto de 2015 - Presente há 86 anos no Brasil, a Unilever reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do País e anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão nas regiões Sudeste e Nordeste até 2017. Hoje, a companhia inaugura, em Aguaí, interior de São Paulo, o seu 10º complexo fabril e a sua 15º fábrica, a primeira da companhia que produzirá desodorantes aerossóis no Brasil.

“A fábrica de Aguaí é uma das mais sustentáveis da Unilever no mundo. É um grande exemplo de que é possível crescer e, ao mesmo tempo, reduzir impactos ambientais. Queremos mostrar que a sustentabilidade conduz o crescimento dos nossos negócios. Acreditamos que a sustentabilidade precisa, cada vez mais, fazer parte do dia a dia das empresas e consumidores”, afirma o CEO global da companhia, Paul Polman.

Na ocasião, a companhia anunciou investimento inicial de aproximadamente R$ 500 milhões e a geração de 250 empregos diretos e indiretos para a primeira fase de funcionamento da fábrica, além dos 2 mil empregos gerados durante a construção. “Hoje, marcamos o início de nossa história em Aguaí. 

O investimento na cidade é de longo prazo e estratégico para a Unilever. Estamos nos preparando para os próximos 50 anos no País, já que é um complexo com muito potencial para crescer e que futuramente terá fábricas de produtos de cuidados pessoais e com a casa”, afirma o presidente da Unilever Brasil, Fernando Fernandez.

Com 1 milhão de metros quadrados de terreno, o complexo, que é o 10ª da Unilever no Brasil, começa a operar com a fábrica de desodorantes aerossóis e visa atender à crescente demanda dos consumidores brasileiros pelo produto – atualmente, o País é o segundo maior mercado de desodorantes do mundo. “Será a nossa 7ª fábrica, no 4 º complexo industrial em São Paulo, próxima de fornecedores e do maior mercado consumidor do País, características importantes para garantir mais eficiência e menos impacto ambiental”, acrescenta o executivo.

Atuação sustentável

Em linha com a visão da Unilever de dobrar de tamanho ao mesmo tempo que em reduz pela metade o seu impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade, a fábrica de Aguaí é uma das mais sustentáveis da Unilever no mundo. A planta foi projetada de acordo com os critérios do plano de sustentabilidade da companhia, lançado em 2010, e da certificação LEED, concedida pelo Green Building Council (GBC), principal selo internacional para atestar construções que seguem padrões socioambientais.

“Para a Unilever é fundamental que toda sua cadeia de valor pense a sustentabilidade de maneira estratégica e transversal ao negócio. Acreditamos que, ao fomentar uma atuação sustentável, estamos promovendo uma mudança na maneira como fazer negócio e, consequentemente, na sociedade como um todo. Esperamos plantar mais uma semente, em Aguaí, com a inauguração da fábrica, influenciando nossos funcionários, parceiros e consumidores”, afirma Polman.

O projeto da fábrica considerou três pontos fundamentais: eficiência energética, uso racional da água e a gestão responsável de resíduos. A fábrica ainda contempla bicicletário e ciclovia de acesso à fábrica.

Eficiência Energética

  • A fábrica começa a operar com consumo de energia 50% menor do que a média das outras fábricas de desodorantes da Unilever no mundo, o que deve reduzir a emissão de CO2 proveniente do consumo de energia em 50%.
  • Painéis solares garantem a geração de energia para toda a área administrativa. Iluminação natural, lâmpadas led, modelos de ar condicionado, maquinário e motores da linha de produção de última geração, mais eficientes do ponto de vista energético, são algumas das iniciativas que garantem esse resultado.

Água

  • Com sistema para captar a água da chuva e a construção de uma estação de tratamento de efluentes sanitários, além do uso de dispositivos inteligentes que economizam o recurso, a estimativa é que a fábrica consuma 70% menos água do que a média das outras plantas da mesma categoria. A água tratada e de reuso serão utilizadas para abastecer sanitários e para irrigar a área verde.

Resíduos

  • Assim como todas as outras fábricas da companhia no Brasil, Aguaí não enviará resíduo para aterros sanitários. A Unilever recicla 100% dos resíduos gerados na operação - como lata, plástico e papelão. Resíduos que não podem ser reciclados são co-processados.

Impacto positivo na região

A fábrica da Unilever em Aguaí contribuirá para o desenvolvimento da região. Por ser uma fábrica de tecnologia de ponta, que exige profissionais altamente qualificados, a companhia está investindo em programas de capacitação da mão de obra local. Com isso, os 250 colaboradores diretos e indiretos que atuam na planta são provenientes de Aguaí e cidades próximas. Além disso, por ser a primeira fábrica de desodorantes aerossóis da Unilever no Brasil, também impulsionou o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, como novas tecnologias para a produção de latas de alumínio e válvulas.

Para viabilizar a capacitação, a Unilever fechou parceria com o Senai e com a Etec. O objetivo é criar cursos na região que suportem o crescimento da fábrica e de toda a cadeia produtiva envolvida na fabricação de desodorantes aerossóis. Por isso, o conteúdo é voltado não apenas às necessidades dos profissionais que atuam diretamente na fábrica, mas também para as demandas específicas dos fornecedores. Dez colaboradores, entre coordenadores e operadores de linha, passaram por intensivo treinamento na fábrica da Unilever. Já em Aguaí, foram ministradas mais de sete mil horas de treinamento.

“Desenvolvemos um modelo de negócios no Brasil para a categoria de desodorantes que, hoje, é considerado um dos melhores do mundo na companhia. Aguaí é uma fábrica com tecnologia de ponta – 70% dos funcionários possuem formação técnica. Temos certeza que é apenas o início da trajetória da Unilever na cidade e na região e que a companhia contribuirá cada vez mais para o desenvolvimento de toda a comunidade”, finaliza Fernandez.

Investimento em Pernambuco

A Unilever Brasil vem trabalhando há mais de um ano em um projeto para um novo complexo industrial da companhia no estado de Pernambuco. O projeto, resultado de um estudo feito em parceria com a equipe do Governador Paulo Câmara, de Pernambuco, receberá investimentos na ordem de R$ 600 milhões. 

A companhia prevê a construção de um complexo fabril de alimentos e de um centro de distribuição próximo ao Porto de Suape, que devem gerar 600 empregos diretos e 1500 indiretos. Atualmente, a Unilever possui cinco fábricas em Pernambuco nas quais são produzidos itens do portfólio de alimentos, cuidados pessoais e com a casa e sorvetes. “A Unilever está há quase um século no Brasil e aportes como este reforçam o compromisso da companhia com o País, demonstrando que essa é uma história de longo prazo”, finaliza Fernandez.

Sobre a Unilever

Presente no Brasil há 86 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios no Brasil. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto Unilever em algum lugar do mundo.

A Unilever tem 15 fábricas no Brasil: uma em Aguaí (SP); duas em Vinhedo (SP); três em Valinhos (SP); uma em Indaiatuba (SP); duas em Pouso Alegre (MG); uma em Goiânia (GO), uma em Igarassu (PE); uma em Jaboatão dos Guararapes (PE); duas em Suape-Ipojuca; uma em Garanhuns (PE). Totalizando dez complexos industriais.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, TRESemmé, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever renova cerca de 70% de seu portfólio e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua, no País.

Isa Miamoto - Assuntos Corporativos, Comunicação Externa


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