1. Home
  2. ...
  3. Press releases
  4. Unilever alcança zero resíduos descartados em aterro

Unilever alcança zero resíduos descartados em aterro

LONDRES – 29 de janeiro de 2015 - Empresa líder da indústria de bens de consumo mundial, Unilever anunciou hoje que atingiu uma meta de sustentabilidade importante, a de descartar zero resíduos de sua rede mundial de fábricas em aterros. Acredita-se que seja a primeira vez que uma empresa entrega zero resíduos nessa escala. Mais de 240 fábricas em 67 países que manufaturam produtos para marcas como Magnum, Knorr e Dove já eliminaram o descarte de resíduos em aterros.

A Unilever já declarou sua ambição de duplicar o tamanho de seu negócio enquanto reduz seu impacto ambiental. A empresa é a Líder da Indústria de Produtos Alimentícios no Índice de Sustentabilidade Dow Jones e, na semana passada, recebeu uma distinção Classe Ouro devido a seu excelente desempenho na área de sustentabilidade da RobecoSAM em seu Anuário de Sustentabilidade 2015. A meta de zero resíduos descartados em aterros constitui um elemento chave das ambições de crescimento sustentável da Unilever.

Reduzir os resíduos na fonte permanece a prioridade número um, junto com projetos da Unilever e de seus parceiros para desenvolver soluções inovadoras para quaisquer resíduos remanescentes. Por exemplo, na Costa de Marfim, resíduos têm sido convertidos em materiais de construção de baixo custo; na Índia, resíduos orgânicos são compostados e compartilhados com a comunidade local para o cultivo de legumes, e na China, os resíduos de Hefei, a maior planta da Unilever na Ásia, estão sendo utilizados na manufatura de tijolos e material para pavimentação.

A eliminação de resíduos tem ajudado a Unilever a evitar custos de mais de €200m, além de criar centenas de empregos. No Egito, por exemplo, o time local lançou um programa que permite funcionários portadores de deficiências a aumentar sua renda através da reciclagem de resíduos das linhas de produção da Unilever, comprovando que a redução de resíduos é um bom negócio.

Alcançar zero resíduos para aterros

A Unilever tem um histórico forte de eliminar resíduos de fábricas e desde o ano de 2012 – quando zero resíduos em aterros se tornou uma meta do Plano de Sustentabilidade da Unilever – a empresa tem focado na consolidação de uma "atitude zero resíduos" para acelerar a velocidade da implementação global do programa, aumentar a durabilidade dos recursos utilizados e alcançar a meta do Plano de Sustentabilidade antes do previsto.

Para alcançar o descarte de zero resíduos em aterro, a Unilever adota a abordagem quatro ‘Rs’ – primeiro, reduzir os resíduos na fonte. Em seguida, reutilizar, recuperar ou reciclar quaisquer resíduos que permanecem. Isso levou à reavaliação de cada material consumido nas fábricas da empresa - da reutilização de materiais de embalagem provenientes de entregas de fornecedores a sobras de alimentos dos restaurantes nas plantas.

Pier Luigi Sigismondi, responsável pela Cadeia de Suprimentos global da Unilever, disse: “O fato de termos alcançado esse marco é o resultado de uma enorme mudança de atitude em toda nossa organização. É um ótimo exemplo da maneira como a Unilever promove crescimento empresarial sustentável. Milhares de funcionários em todas as partes dos negócios desenvolveram soluções incrivelmente inovadoras para eliminar desperdício. Estou imensamente orgulhoso de tudo que a empresa e nossos parceiros conseguiram.

“No entanto, não podemos parar aqui. Nosso foco atual está em sermos uma empresa zero resíduos e em trabalharmos para criar uma cadeia de suprimentos zero resíduos. Para tanto, temos que convencer nossos fornecedores e nossos clientes a compartilharem nossa missão. Também estamos comprometidos a desenvolver uma abordagem fonte aberta e a compartilhar nossa 'estrutura zero resíduos' e nossa experiência com outras organizações para promover uma mudança global e criar um futuro mais sustentável.


Alguns exemplos de soluções que foram adotadas para eliminar resíduos

Unilever logo Unilever logo Unilever logo

No Egito, Rania Bahaa, uma especialista ambiental em Unilever Mashreq fez parte da equipe que desenvolveu um programa que permite que funcionários portadores de deficiências aumentem sua renda com a reciclagem de resíduos das linhas de produção da Unilever. 

https://www.youtube.com/watch?v=7hlhHzCat5Q 

Em Mangalore, Índia, a equipe verde criou sua própria compostagem para cultivar plantas como abóboras, pimentas e limões. O excedente é utilizado pela comunidade mais abrangente e é distribuído para orfanatos e abrigos.

 

A indústria de cimento é responsável por 6% das emissões globais de CO2. Tradicionalmente utiliza muitos combustíveis fosseis. Em anos recentes, a indústria vem investindo em tecnologias que permitem que queime combustíveis não fósseis. Ao invés de queimar gás ou carvão nos fornos, resíduos que a Unilever não consegue reciclar são utilizados para gerar energia no processo de manufatura de cimento.

 

Solicitações da mídia: Favor entre em contato com o Unilever Press Office no email press-office.london@unilever.com ou telefone 44 0207 822 6719.

Sobre Unilever

A Unilever é uma das fornecedoras líderes de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais do mundo, com vendas em mais de 190 países. Alcance 2 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 174 mil funcionários e gerou vendas de €48.4 bilhões no ano de 2014. Mais da metade de nossa pegada se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento de crescimento mais rápido (57% em 2013). 

O portfólio da empresa inclui Persil, Dove, Knorr, Hellman's e OMO. A Plano de Sustentabilidade da Unilever busca duplicar o tamanho do negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto social positivo da empresa. Diz que o plano de sustentabilidade é uma resposta estratégica aos desafios que os negócios enfrentam ao operar em um mundo incerto e volátil. Os três objetivos são:

  • Ajudar mais de um bilhão de pessoas a atuar no sentido de melhorar sua saúde e bem estar
  • Desvincular crescimento econômico de impacto ambiental
  • Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

A empresa definiu nove compromissos que apoiam esses objetivos, com metas que englobam as áreas social, ambiental e econômica. Leia mais sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever em http://www.unilever.com.br/aboutus/estrategiadesustentabilidade/planodesustentabilidadenobrasil/

A Unilever é a primeira empresa no ranking para seu setor no Dow Jones Sustainability Index de 2014. Foi parte da FTSE4Good Index Series, tendo obtido a pontuação ambiental máxima de 5, levando à sua inclusão no FTSE4Good Environmental Leaders Europe 40 Index. Em 2014, a Unilever veio primeiro na relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa, de acordo com a pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility, pelo quarto ano consecutivo. 

Em 2014, a Unilever foi nomeada o terceiro empregador mais procurado do mundo em todos os setores e é também o empregador no. 1 da indústria de produtos de consumo, de acordo com LinkedIn. Para obter informações adicionais sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo