4. Vim para UNICEF mostra impacto na vida das crianças

Vim para UNICEF mostra impacto na vida das crianças

Acesso à água e banheiro de qualidade é algo que pode parecer corriqueiro. Mas para muitas crianças do semiárido, isso significa uma grande transformação. E esta transformação é o principal objetivo do projeto VIM para UNICEF, uma parceria iniciada em 2013 entre a marca de cloro gel VIM, da Unilever, e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa está mobilizando governos e sociedade para garantir água e banheiro de qualidade a mais de 450 mil crianças do Semiárido que estudam em escolas de educação básica que não possuem condições adequadas de saneamento.

E para mostrar como tais melhorias impactam na educação e na vida dessas crianças, a Unilever e o Instituto Trata Brasil reformaram banheiros em algumas escolas de municípios do semiárido brasileiro e registraram tudo em um vídeo.

O material comemora um ano do projeto VIM para UNICEF e retrata essas mudanças, tendo como principais personagens as crianças e população da região, os maiores beneficiados pela iniciativa. Assim como pode ser visto no depoimento de crianças e professores, o vídeo mostra como acesso à água e ao saneamento colaboram para a melhoria da infraestrutura de suas escolas e de suas vidas.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados após um ano da iniciativa VIM para UNICEF. A realidade no semiárido na vida de muitos meninos e meninas está começando a mudar”, afirma Diego Colicchio, diretor de marketing da Unilever. “Sabemos que este é ainda um primeiro passo, mas com o engajamento e comprometimento da população, vamos atingir nosso objetivo”, reforça.

O lançamento do vídeo acontece em uma data importante. Dia 19/11 comemorou-se o World Toilet Day - ou Dia Mundial do Banheiro - iniciativa global que visa alertar a população para problemas de saneamento que afeta milhões de pessoas no mundo todo, com graves consequências para as crianças.

Engajamento é fundamental

Um dos pontos mais importantes para o sucesso da campanha é o engajamento do consumidor. Para isso, VIM lançou neste mês uma embalagem especial, que traz um rótulo informando aos consumidores que, a cada garrafa do produto adquirida durante a campanha, R$0,50 serão doados ao UNICEF. Os recursos arrecadados serão utilizados para apoiar o programa Selo UNICEF Município Aprovado, que colabora para garantir a implementação de ações, programas e políticas públicas em saúde, educação e proteção para todas as crianças e adolescentes do semiárido brasileiro.

Em setembro, a campanha também teve o endosso de diversas celebridades nas redes sociais, que postaram uma foto delas vestindo a camiseta com a #juntospelosaneamento. Famosos como Klebber Toledo, Mariana Rios, Mateus Solano, Mauricio de Sousa, Mariana e Fafá de Belém, entre outras, compartilharam suas fotos reforçando a importância da causa. Para chamar ainda mais a atenção dos consumidores, a marca fez uma parceria com três blogs: Just Real Moms, Enfim Casadas e Instamamãe que estão compartilhando com seus seguidores os resultados da campanha, convidando-os a participarem do projeto.

A campanha também já trouxe resultados relevantes com mais de 1 milhão de pessoas engajadas nas redes sociais e outras 6 milhões de visualizações no canal da ação no Youtube. Para conhecer o vídeo acesse:

Para saber mais informações sobre o projeto acesse:

www.vimparaunicef.com.br

Ana Domingues