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Não se esqueça de cuidar da saúde dos pés

Pés maltratados podem ser a porta de entrada para infecções.

Nos dias mais quentes, como os de verão, é comum o uso de chinelos e sandálias rasteiras. Mas, para sair por ai com os pés à mostra, é preciso que a aparência das unhas e da pele esteja em dia. E, por conta disto é que os serviços de pedicure acabam sendo mais procurados nesta época do ano.

Porém, é possível manter os pés saudáveis com cuidados básicos, que podem ser feitos em casa, sem gastar muito. Veja como:

  • Faça o corte reto das unhas a cada 15 dias, pois evita que fiquem encravadas;
  • Não corte a cutícula, apenas empurre-a com uma espátula e retire o excesso sem cutucar;
  • Evite lixar muito os pés. Isso aumenta a ocorrência de calosidade e engrossa a sola;
  • Mantenha os pés bem hidratados. A pele muito ressecada abre pequenas rachaduras (fissuras) que servem de porta de entrada para bactérias;
  • Pelo menos uma vez por semana abuse de hidratantes próprios para a área, massageando bem a região. Depois de aplicar o creme, enrole os pés com plástico filme para potencializar a ação do hidratante. Aguarde 20 minutos e retire;
  • Se possível, também aplique hidratantes diariamente antes de dormir. Uma dica é deixar o creme próximo do travesseiro, para não esquecer;
  • Uma esfoliação semanal remove as células mortas. Use produtos específicos ou receitas caseiras, como um pouco de açúcar ou fubá, fazendo movimentos circulares;
  • Secar bem os pés após o banho com uma toalha é uma etapa importante e que muita gente esquece. A umidade entre os dedos favorece o aparecimento de fungos;
  • Para evitar calos, sempre observe os pés no final do dia. Manchas avermelhadas e bolhas podem indicar que a pessoa está usando o sapato errado;
  • Andar descalço, sempre que possível, também favorece a saúde dos pés. Quem não gosta do contato direto com o chão pode usar meias de algodão, pois absorvem melhor a transpiração;
  • Na aplicação de esmaltes, não esqueça de verificar se o produto não está vencido;
  • Ao se expor ao sol, é importante usar filtro solar também nos pés. A área geralmente é esquecida e pode sofrer queimaduras.

Quando as temperaturas estão elevadas, os pés tendem a inchar facilmente, pois o calor dilata os vasos sanguíneos. Para evitar e ativar a circulação, movimente os pés sempre que possível e coloque-os para cima ao chegar em casa ou ao dormir (pode ser com o apoio de um travesseiro).

Depois de usar salto alto o dia todo, subir e descer escadas, os pés pedem descanso. Quando a questão é relaxar, nada melhor do que um escalda-pés. Basta mergulhar os pés em uma bacia com água morna (de modo que cubra até a altura dos tornozelos). Se desejar, acrescente sais de banho ou saquinhos de chá, como o de camomila, que tem propriedades calmantes. Fique em imersão por 20 minutos ou até perceber que a água começou a esfriar. Segue bem e aplique um hidratante.

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