Ir para Conteúdo

Fragrâncias

As fragrâncias podem despertar em nós uma série de emoções. São uma parte importante das nossas vidas diárias e do modo como nós, os seres humanos, interagimos uns com os outros. Desde o cheiro familiar dos nossos entes queridos à sensação acolhedora das nossas casas.

Mulher no mercado cheirando produto

Qual é o primeiro cheiro de que se recorda – cheirinho de comida da sua avó? O sabonete que você usava antes de ir para a escola? O perfume que o seu pai usava?

As fragrâncias despertam memórias e causam emoções. O olfato está estreitamente ligado à memória e pode desencadear lembranças de determinados momentos do passado - qual foi a última memória que uma fragrância despertou em você?

Na Unilever, acreditamos que existe uma certa magia nas fragrâncias – na capacidade de juntar a arte da perfumaria e os conhecimentos científicos. É importante que isto fique bem claro.

Pessoas em todo o mundo utilizam produtos da Unilever nas suas casas, nos seus corpos e nas suas vidas diárias para darem um bom visual, sentirem-se bem e, ainda mais importante, cheirarem bem! Um aroma agradável também pode facilitar a carga de trabalho com o qual se depara e tornar as tarefas diárias mais agradáveis. Ao trazer à vida o mundo que nos rodeia, as fragrâncias ajudam a moldar as nossas vidas diárias.

Muitos ingredientes são usados para criar uma fragrância com o equilíbrio necessário e o cheiro "simplesmente ideal". Esta é a magia das fragrâncias.

Como são produzidas as fragrâncias

Sabia que entre 7,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo, existem menos de 900 perfumistas totalmente qualificados. Temos sorte de ter a nossa pequena equipe dedicada com especialistas nesta área.

As nossas equipes de especialistas desenvolvem as nossas fragrâncias das marcas numa parceria estreita com as principais casas de fragrâncias. Ao trabalhar com os melhores criadores de fragrâncias no mundo, certificamo-nos de que temos acesso aos melhores perfumistas e aos ingredientes da mais alta qualidade.

A parte do cérebro que processa os cheiros chama-se sistema límbico. É também a parte do cérebro que tem um papel importante no controle da disposição e das emoções. Existem muitas notas de fragrância populares das quais as pessoas gostam. Pense nas notas de fragrâncias de lavanda, por exemplo.

Se utilizar o nosso shampoo de Dove, irá reconhecer essa fragrância. Tornou-se popular nos anos 60 e, hoje em dia, ainda é bastante utilizado para proporcionar uma sensação de limpeza e frescor. As notas de lavanda são inseridas em alguns dos 17 grupos de notas de fragrância diferentes que utilizamos para criar fragrâncias.

fragrâncias

Devagar se vai longe

Podem ser necessárias dezenas de ingredientes para obter uma fragrância perfeitamente equilibrada e com o cheiro ideal! Às vezes, uma quantidade muita pequena de ingrediente da fragrância pode ter um grande impacto no desenvolvimento da fragrância que as pessoas mais gostam.

Também utilizamos novas técnicas científicas para continuar a criar esta magia. Por exemplo, utilizamos uma técnica chamada "encapsulação" para manter a fragrância num produto por mais tempo. Estas cápsulas atuam como uma proteção para a fragrância contida dentro e libera a fragrância em momentos específicos no tempo, o que aumenta o florescimento instantâneo do perfume, usada em antitranspirantes, por exemplo.

A nossa perspectiva sobre alguns ingredientes específicos das fragrâncias

Às vezes, nos perguntam sobre ingredientes das fragrâncias específicos. Esta é a nossa perspectiva sobre alguns desses:

  • Os almíscares proporcionam notas de fragrâncias duradouras. Os almíscares sintéticos, tais como os almíscares nitrados e os almíscares policíclicos (PCM) foram desenvolvidos como alternativas éticas aos almíscares animais. Já não utilizamos almíscares nitrados sintéticos, porque podem desenvolver-se no ambiente e, seguindo as preferências do consumidor, também reduzimos a nossa utilização de almíscares policíclicos e iremos utilizar, sempre que possível, alternativas que possam proporcionar notas de fragrâncias duradouras semelhantes.
  • O liral é um ingrediente das fragrâncias comum com notas florais. Um pequeno número de pessoas tem alergia a ele, mas com a evidência do crescimento desse número, removemos o liral de quase todas as fórmulas dos nossos produtos, exceto de um conjunto de produtos no qual ainda estamos trabalhando.
  • Os ftalatos podem ser utilizados para misturar ingredientes das fragrâncias, mas nós não utilizamos ftalatos. Utilizamos, pelo contrário, outras abordagens para incorporar fragrâncias. Pode ler mais sobre ftalatos aqui.

O que é indicado para cada um?

Estamos conscientes de que as pessoas querem saber mais sobre fragrâncias e acreditamos que podemos ajudar a criar compreensão, garantias e confiança através do fornecimento de informação online. Para isso, oferecemos informação online detalhada através dos nossos sites.

A nossa iniciativa de transparência dos ingredientes foi desenvolvida para ajudar e lhe dar mais opções de escolha. Há quem goste de usar produtos sem fragrâncias, talvez porque essas pessoas os preferem assim ou porque um membro da família delas pode ser alérgico a determinados ingredientes das fragrâncias. Por essa razão, temos em nossas linhas produtos com fragrâncias suaves ou sem fragrâncias.

“Cada fórmula única estabelece um equilíbrio entre notas individuais e grupos de notas com acordes em harmonia como a composição de uma música. Mas, ao contrário da música, não está sujeita a direitos de autor ou patente, mas está apenas protegida pela lei dos segredos comerciais.”

Associação de Fragrâncias Internacional