Comunicação com os consumidores

Temos quatro princípios claramente definidos que orientam nossa comunicação com os consumidores:
- Estamos comprometidos a construir confiança através de práticas responsáveis e comunicação transparente - tanto diretamente para os consumidores quanto indiretamente através de outras partes interessadas e líderes de opinião.
- É nossa responsabilidade garantir que nossos produtos sejam seguros e que forneçamos informações claras sobre seu uso e quaisquer riscos associados ao seu uso.
- Apoiamos totalmente o direito do consumidor de saber o que há em nossos produtos e seremos transparentes em termos de ingredientes, valores nutricionais e propriedades de nossos produtos de saúde e beleza.
- Usaremos uma combinação de canais, que inclui rótulos de produtos, sites, telefones do serviço de atendimento e/ou folhetos ao consumidor para nos comunicarmos abertamente com nossos consumidores. Trazer ingredientes brilhantes, sustentáveis e funcionais que trabalham com a natureza para nosso portfólio de beleza e cuidados pessoais.
Propaganda e marketing responsável
Estamos comprometidos com uma propaganda e marketing responsável. Como uma empresa líder global de bens de consumo, promovemos os benefícios de nossos produtos usando muitos canais diferentes de comunicação da marca.
A propaganda e o marketing podem ser uma força poderosa para a mudança de comportamento. Eles ajudam a informar as pessoas sobre os benefícios de nossos produtos e inovações. É também uma maneira de nos envolvermos com os consumidores em questões que são importantes para eles. Por exemplo:
- A Campanha Dove pela Real Beleza desafia os estereótipos atuais sobre beleza.
- A campanha "Se sujar faz bem" da Omo/Persil promove o 'se sujar' como uma parte natural e positiva do crescimento das crianças – tudo parte de seu aprendizado e desenvolvimento.
- A campanha "Um Enxague" de Comfort explica aos consumidores que eles precisam apenas de um balde de água para enxaguar suas roupas em vez de três, ajudando-os a economizar água.
Ao mesmo tempo, reconhecemos a influência da propaganda e do marketing nos consumidores e levamos nossas responsabilidades a sério. Aplicamos o código da Câmara de Comércio Internacional (ICC) 'Práticas de Comunicação de Propaganda e Marketing' como base para todas as nossas comunicações. O código da ICC estipula que toda propaganda e marketing devem passar no teste básico de serem 'legais, decentes, honestos e verdadeiros' e que devemos garantir que todas as alegações que fazemos tenham uma base científica sólida.
Códigos autorregulatórios internacionais
Apoiamos o desenvolvimento de códigos autorregulatórios internacionais para toda propaganda e marketing e os aplicamos em todos os nossos negócios.
Trabalhando por meio dos órgãos comerciais do nosso setor, como a Federação Mundial de Anunciantes e a Câmara de Comércio Internacional, apoiamos o desenvolvimento de princípios gerais nesta área e sua integração em códigos e sistemas autorregulatórios de propaganda e marketing em todo o mundo.
Promover imagens corporais saudáveis
Há muito debate em torno da apresentação de imagens irreais de beleza nos setores de moda e marketing através da mídia e da publicidade. As marcas Unilever são livres para escolher o tipo de modelo e ator que melhor se adequa à imagem da marca. No entanto, eles estão sempre vinculados aos padrões da Unilever de imagens corporais saudáveis.
Em 2007, adotamos uma diretriz global para evitar o uso de modelos ou atores de 'tamanho zero' em nossa publicidade para garantir que nossa propaganda e marketing não promova a magreza 'não saudável'. Todos os diretores de marca e agências devem usar modelos e atores com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 e 25 como diretriz, o que está alinhado com a diretriz da Organização Mundial da Saúde sobre qual nível de IMC pode ser considerado saudável.
Marketing de nossos alimentos e bebidas
Estamos comprometidos em promover dietas saudáveis, não apenas fornecendo produtos mais nutritivos, mas também fazendo sua propaganda e marketing de forma responsável.
Em 2003, fomos uma das primeiras empresas a aplicar princípios para o marketing de alimentos e bebidas para crianças. Desde então, evoluímos esses princípios com base na preocupação contínua com a obesidade infantil, o impacto das mídias sociais e a grande variedade de produtos à escolha. Nossos Princípios de Marketing Responsável de Alimentos & Bebidas para Crianças (PDF 1.05 MB) são aplicáveis a todas as comunicações e atividades de marketing de alimentos e bebidas da Unilever em todo o mundo, assim como os Princípios Gerais de Marketing (PPTX 4.34 MB)da nossa Divisão de Alimentos e Bebidas.
Somos um membro fundador da International Food & Beverage Alliance (IFBA). Trabalhando com essa aliança, desempenhamos um papel importante na promoção de iniciativas voluntárias em todo o setor para defender o marketing responsável de alimentos e bebidas por mais de uma década. Em 2021, a Unilever aderiu à Política Global Aprimorada sobre as Comunicações de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance.
Em abril de 2022, atualizamos nossos Princípios de Marketing para Crianças, elevando os padrões para um mundo cada vez mais digital. Eles agora refletem o fato de que a Unilever deixará de direcionar publicidade de alimentos e bebidas para crianças menores de 16 anos, tanto na mídia tradicional quanto nas mídias sociais.
Apoiamos compromissos regionais como o EU Pledge e o Children's Food and Beverage Advertising Initiative nos EUA.
