2000 – 2009: Novo milênio, novos desafios e novas marcas
No século XXI, crescer de forma sustentável, com equilíbrio e responsabilidade passou a ser uma necessidade. De olho nesse princípio, e também em decorrência de importante aquisição, que trouxe Maizena, Hellmann’s, Knnor e Arisco para o portfólio, a Unilever se reestruturou para enfrentar os novos desafios e manter o ritmo de crescimento. E a adoção da assinatura global no Brasil foi um dos marcos desse momento de mudanças.
Destaques
2000: A chegada de Maizena, Hellmann’s, Knorr e Arisco
Com a aquisição da Bestfoods não vieram apenas algumas de nossas principais marcas, mas também as fábricas de Garanhuns e Pouso Alegre e uma reestruturação global que organizou a companhia em Unilever Bestfoods e HPC (Home and Personal Care).
https://www.hellmanns.com.br/home.html
https://www.knorr.com/br/home.html
2001: Unilever assume a identidade corporativa global no Brasil
Ao completar 70 anos no Brasil, a Unilever assume a identidade global no país.
2001: Coleta seletiva, uma iniciativa nascida da união com a rede Pão de Açúcar
Em parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar, a Unilever cria as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar.
content.paodeacucar.com/sustentabilidade/estacoes-de-reciclagem-pao-de-acucar
2002: É criado o Instituto Unilever
É criado o Instituto Unilever com a proposta de centralizar ações de responsabilidade socioambiental da companhia, estabelecendo critérios para o patrocínio de projetos e para o monitoramento de resultados dessas ações.
2003: Relatório de Sustentabilidade
A Unilever começa a publicar seu relatório socioambiental anual, que seria rebatizado como relatório de sustentabilidade.
www.unilever.com.br/sustainable-living/estrategia-de-sustentabilidade/downloads/
2003: Cica e Knorr juntas
A Unilever decide unir duas de suas marcas: a Cica, que há 60 anos ocupava as prateleiras dos supermercados, e a Knorr, com uma trajetória de 40 anos no Brasil. Assim surge Knorr-Cica. A partir de 2007, todos os produtos da linha passariam a ser assinados apenas por Knorr.
https://www.knorr.com/br/home.html
2004: Nova logomarca
A Unilever passa por grande reestruturação e assume em sua logo a missão acrescentar vitalidade ao cotidiano das pessoas.
www.unilever.com.br/about/who-we-are/our-logo/
2004: Autoestima feminina é assunto sério
Dove lança a Campanha pela Real Beleza e dá início a uma série de ações que trabalham a autoestima das mulheres. Nesse contexto, no ano seguinte seria lançado o Programa Dove pela Autoestima, com a missão de contribuir para que as novas gerações construam uma relação saudável com sua aparência. O plano originaria, ainda, o Dove Day, importante ação de voluntariado que envolveria centenas de funcionários da Unilever nos próximos anos.
www.dove.com/br/dove-self-esteem-project.html
2004: Criação da Unilever Food Solutions
É criada a divisão Food Solutions da Unilever. Com o objetivo de desenvolver produtos e serviços direcionados ao mercado de alimentação fora do lar, a nova divisão é o resultado da união da marca Gradina, criada em 1977 e a Caterplan que pertencia ao portfólio da Bestfoods.
https://www.unileverfoodsolutions.com.br/
2005: Fábrica de Ipojuca
É inaugurada a Fábrica de Ipojuca, em Pernambu e de suas linhas sairiam produtos de Seda, Rexona, Closeup e Comfort para o Brasil e o mercado latino-americano.
2007: Lançamento de Clear
Clear chega ao Brasil com uma linha de xampus e condicionadores anticaspa.
www.clearhaircare.com/br/home.html
2008: Produto concentrado para diminuir o impacto no meio ambiente
Chega aos mercados Comfort Concentrado, um produto que diminui significativamente o consumo de água e que, pelas características de sua embalagem, gera um ganho de eficiência no transporte e consequente diminuição das emissões de CO₂. Dois anos depois seria a vez de Omo ganhar sua versão líquida concentrada.