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Seda e Disney soltam o cabelo da Princesa Tiana, de A Princesa e o Sapo

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Ação faz parte da campanha da marca para a linha Seda Juntinhos, com foco no empoderamento dos cabelos crespos para fomentar a conexão de crianças negras com sua ancestralidade

Lançamento do movimento "Uma Princesa Puxa Outra"

São Paulo, outubro de 2023 - Seda, marca de cuidado para cabelo do grupo Unilever, lança no dia 2 de outubro sua nova campanha para a linha de produtos 'Juntinhos', uma linha completa composta por shampoo, condicionador e creme para pentear indicada para crianças entre 3 e 12 anos, pensada a partir da diversidade dos cabelos infantis. Com o objetivo de celebrar os cabelos crespos e cacheados por meio da ancestralidade, promovendo autoestima e representação positiva para crianças e a população negra, a marca se uniu à The Walt Disney Company Brasil, PretaHub, Plano de Menina e ONG Na Ponta dos Pés, para o lançamento do projeto através do movimento "Uma Princesa Puxa Outra".

A campanha, lançada nesse mês de outubro e com produtos já disponíveis nos pontos de venda, visa dar destaque a uma narrativa importante já presente na cultura e comunidade preta, estimulando um movimento de cuidado e empoderamento do cabelo crespo em seus mais variados formatos e texturas, através de momentos inéditos, como a animação da Princesa Tiana, do filme "A Princesa e o Sapo", soltando seus cabelos oficialmente e a presença de Lázaro Ramos ao lado de sua filha, Maria Antônia, pela primeira vez, em uma campanha. ação visa dar destaque a uma narrativa importante já presente na cultura e comunidade preta, estimulando um movimento de cuidado e empoderamento do cabelo crespo em seus mais variados formatos e texturas.

Esta é a primeira vez que o Walt Disney Animation Studios cria uma animação personalizada exclusiva de A Princesa e o Sapo para um projeto como este. É também a primeira vez que vemos a princesa Tiana soltando os cabelos em uma cena. A ação se passa após a Princesa ver uma foto de sua família com os cabelos soltos. A animação foi desenvolvida por alguns dos mesmos animadores responsáveis ​​pela criação do filme de 2009.

"Seda é a marca mais escolhida pelos brasileiros, então temos o compromisso de construir projetos com propósito e diversidade que representem as pessoas do nosso país. Trabalhamos diretamente com beleza e autoestima, e é nosso papel garantir representatividade nas nossas campanhas para que elas possam servir de referência inspiração para as meninas desde muito cedo.” comenta Thaís Hagge, líder de beleza & bem-estar da Unilever Brasil.

“Pensando nessas crianças, com cabelos raramente representados na publicidade, queremos construir um legado, que começa com a provocação de soltar os cabelos da princesa Tiana, mas que pode ir muito além. Queremos propor transformações significativas na indústria de beleza, trazendo novas referências e inspiração para crianças negras daqui para frente." completa.

Foto do grupo Projeto na Ponta dos Pés, PretaHub, Plano de Menina, Lázaro Ramos e Thais Hagge no evento de Seda e Disney para soltar o cabelo da princesa Tiana

Para ilustrar e dar peso no movimento, Seda convidou Lázaro Ramos – ator, escritor, apresentador, diretor, e grande nome na luta e movimento antirracismo, além de ser uma das figuras negras mais importantes do país – para reforçar a importante mensagem sobre a ancestralidade que o cabelo das pessoas negras carrega. Ao lado de sua filha, pela primeira vez para uma ação publicitária, Lázaro e Maria Antônia se conectaram com a campanha de imediato, e compartilharam um momento de troca, carinho e ensinamento, que vivem em casa desde sempre.

"Falar sobre cultura preta, e os principais pilares que habitam nela, como a conexão com a ancestralidade, representatividade positiva, o cuidado com o cabelo e o orgulho por sua textura, é algo que faz parte da rotina da minha família dentro de casa. Poder contribuir com Seda para estimular e ampliar a autoestima de pessoas negras, para que através dessa campanha elas se reconheçam, se celebrem e se orgulhem de seus cabelos, é um convite que eu jamais poderia negar, principalmente por poder mostrar tudo isso ao lado daqueles que me inspiram diariamente, meus filhos!" - conta Lázaro Ramos sobre sua participação ao lado dos filhos na campanha.

Para marcar o lançamento do movimento estimulado por Seda, a marca lançou em um evento para convidados, seu filme de campanha criado pela SOKO – agência responsável pelo conceito e desenvolvimento criativo de toda a campanha – que é protagonizado por Tuany Nascimento, fundadora do projeto Na Ponta dos Pés.

Inspirada pela cena da Tiana soltando os cabelos pela primeira vez, Tuany decide soltar seus cabelos e a ação gera um efeito dominó em uma rede de meninas que são estimuladas a se orgulhar de seus crespos e cacheados através da identificação e do exemplo. De um jeito lúdico, leve e inspirador, a marca escolheu a narrativa para ilustrar a mensagem mais importante da campanha, "Uma Princesa Puxa Outra".

A marca também realizou no evento, uma roda de conversa entre Adriana Barbosa (PretaHub), Tuany Nascimento (Projeto na Pontas dos Pés), Viviane Duarte (Plano de Menina) e Lázaro Ramos que debateram sobre todos os temas em torno da campanha. Além disso, a marca segue com ativações nas redes sociais, que visam empoderar pessoas negras a viverem a liberdade de seus cabelos, contribuindo, neste sentido, para o repovoamento do imaginário da sociedade e impactando positivamente ainda mais pessoas.

Para além das ações de lançamento, Seda também entende que há a necessidade de provocar uma mudança no mercado de produtos e brinquedos infantis para que as crianças possam receber esse estímulo positivo e inspirador desde cedo. Pensando nisso, a marca promoveu uma roda de conversa ao lado de bonequeiras e representantes de duas organizações importantes para a comunidade negra, a PretaHub e o Plano de Menina, para debater sobre a representação positiva nos brinquedos disponíveis hoje em dia, reforçando a importância na construção do imaginário de beleza que acompanha essas meninas ao longa das suas vidas.

O encontro teve como objetivo prototipar uma boneca com cabelos crespos, próximos aos reais, que fará parte do movimento da marca. O protótipo será divulgado ao público em um segundo momento, e visa gerar um impacto no mercado de brinquedos infantis, trazendo novas referências para a próxima geração de crianças negras.

Para acompanhar a campanha e todos os movimentos em torno dela, basta acompanhar a #UmaPrincesaPuxaOutra nas redes sociais, além dos perfis oficiais de Seda no instagram e Tiktok.

A história corajosa e obstinada de Tiana está no longa de animação “A Princesa e o Sapo”, disponível no Disney+. Além disso, Tiana será a primeira Princesa Disney a ter sua própria série, o conteúdo está em produção e será lançado no Disney+.

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