Ir para Conteúdo

Unilever lança o Lever UP 2.0, reforçando sua cultura de inovação

Publicado:

Repaginado e ainda mais robusto, o objetivo é trazer para a empresa o pensamento das startups em trocas significativas de conhecimento a qualquer momento do ano e para diferentes projetos

frase Um programa de relacionamento com startups em busca de negócio sinovadores e dispostas a superar desafios. Participe!

A inovação está no DNA da Unilever e para continuar atingindo seus objetivos na área, a empresa lança este ano o Lever UP 2.0, um programa de inovação aberta com foco no futuro e nas grandes soluções que podem ser criadas para resolver problemas reais. Nesse sentido, as startups têm experiência, vontade e ideias que merecem tempo e investimento. A Unilever pretende formar parcerias sólidas e perenes com estes profissionais criativos e antenados para continuar à frente do seu tempo.

A grande novidade deste ano serão as relações fortalecidas, que garantem a co-criação a qualquer momento, sem limite de tempo para colocar em práticas as ideias que surgirem.

Há três anos, o Lever UP nasceu como um programa de aceleração de startups, que promovia o intercâmbio entre empresas. A proposta já movimentou transformações dentro e fora da companhia por meio de trocas significativas de conhecimento. A multinacional já recebeu cerca de 1000 inscrições nas duas rodadas realizadas e selecionou 11 soluções para serem desenvolvidas. As iniciativas da última rodada, realizada em 2019, foram desde uma solução sustentável para logística urbana até uso de cashback no varejo e escoamento da produção excedente.

Em 2020, o programa pretende crescer e estreitar ainda mais os laços criados, fomentando as ideias de inovação aberta, co-criação, e processos colaborativos entre os participantes agora junto à ACE, uma consultoria especializada em inovação e novos negócios responsável por, junto com o nosso time, acompanhar e desenvolver a jornada dos empreendedores e startups no programa, trazendo ainda mais inovação para a Unillever.

Ao longo dos anos, a Unilever conseguiu aprender e evoluir na proposta para chegar no que hoje começa a ser o Lever Up 2.0. “Já não bastava falar em aceleração, mas em inovação aberta e em parcerias fortes e de longo prazo. O programa conseguiu então crescer e se atualizar, conquistando cada vez mais colaboradores e parceiros externos para se inscreverem em projetos. Agora temos um programa ainda mais robusto e estruturado para nos conectarmos e firmarmos cada vez mais essas relações.

Não é algo passageiro ou momentâneo, faz parte da nossa empresa e o Lever Up 2.0 é fundamental para a mentalidade da Unilever hoje em dia”, ressalta Alexandra Gomes, Gerente de Transformação e Colíder da Garagem de Inovação Unilever.

Além de trazer perspectivas para relações longevas, o Lever Up 2.0 já começa a contar com importantes novidades. A partir deste ciclo, a janela de conexão com startups fica aberta o ano inteiro. Antes, esse contato acontecia uma vez ao ano e agora os projetos apresentados vão estar em constante revisão conforme estratégias estabelecidas, mudanças do negócio ou descobertas de tecnologia e soluções. Com a evolução, a empresa vai estar também mais conectada ao negócio para entender necessidades que não estejam dentro das teses, mas que farão diferença para cada categoria.

“A inovação está presente em todas as nossas áreas de atuação. Para alavancar ainda mais as transformações que vêm ocorrendo na empresa e no mundo, o Lever Up 2.0 tem o objetivo de tornar o contato com as startups mais perene, e a parceria com a ACE torna-se fundamental para isso. A ideia é que agora os projetos não tenham o formato de início, meio e fim, mas que a relação com as startups seja constante e aconteça em qualquer momento. Serão várias as oportunidades, porque não existe mais um limite de tempo para a parceria com o canal aberto o ano inteiro. Dessa forma, firmamos ainda mais essa conexão que é tão importante para grandes corporações como a nossa. Assim, podemos também aumentar o impacto e visibilidade desses projetos aqui dentro”, destaca, Cecília Varanda, Gerente de Transformação e Colíder da Garagem de Inovação Unilever.

Além de ser um grande canal para o relacionamento com as startups, o Lever Up 2.0 é também uma forte alavanca da inovação aberta que está cada vez mais presente na empresa. Hoje, a Unilever ocupa a 8.a posição no ranking geral TOP 100 Open Corps 2020, que lista as corporações que mais tiveram relacionamento com os empreendedores em 2020, e é a primeira na categoria de bens de consumo.

Essa preocupação com a inovação e empreendedorismo já não é novidade para a empresa, e os resultados refletem o trabalho que vem sendo realizado na área, que se vê reforçado pelo Lever Up 2.0. Aprendendo com os grandes talentos que vão surgindo, a empresa consegue fomentar ideias inovadores e aplicar em sua forma de trabalho as soluções rápidas e adaptáveis que as startups proporcionam.

O novo site já está no ar para que todos possam saber mais sobre o projeto e iniciarem as incrições: https://leverup.com.br/ .

Voltar ao topo