Através da utilização destes ingredientes em pastas de dentes, enxaguantes bucais, sabonetes, desodorantes e produtos de limpeza, os ingredientes antibacterianos ajudam a manter a saúde corporal e a limpeza doméstica.
Dois agentes antibacterianos mencionados com frequência são o Triclosan e o Triclocarban. Por muitos anos utilizamos os dois por possuirem benefícios para a saúde e higiene, e estamos confiantes da sua segurança. No entanto, para atender às preferências dos consumidores, identificamos ingredientes alternativos seguros e eficazes.
Em 2015, paramos a produção de produtos de cuidado e limpeza da pele com triclosan e, and nos comprometemos a remover gradualmente o triclosan and triclocarban de todos os nossos produtos até o final de 2018. Nós atingimos esse objetivo para todos os nossos produtos.
Em nossos sabonetes em barra, cremes dentais e sabonetes liquidos, substituímos o triclosan e o triclocarban por uma variedade de alternativas, incluindo ingredientes antibacterianos naturais e inspirados na natureza. E não usamos Triclosan e Triclorocarbono em nossos antitranspirantes.
Respostas às suas dúvidas:
O Triclosan e o Triclocarban têm sido usados ao longo de muitos anos em produtos domésticos e de cuidados pessoais. Os dois ingredientes possuem propriedades muito semelhantes, embora cada um tenha um melhor desempenho em tipos diferentes de produtos. Por exemplo, o Triclosan é utilizado mais frequentemente em sabonetes líquidos, enquanto o Triclocarban é utilizado principalmente em sabonetes sólidos. Em pastas de dentes e exaguantes bucais o Triclosan ajuda a combater os germes da placa dentária, que são a causa de muitos problemas de saúde oral.
O Triclosan e o Triclocarban foram declarados seguros para o consumidor por órgãos especialistas em todo o mundo, incluindo o Comitê Europeu Científico Independente da Segurança dos Consumidores (SCCS) e o Painel para Avaliação de Ingredientes Cosméticos (CIR) norte-americano. Além disso, o Centro de Garantia de Segurança e Ambiente (SEAC) da Unilever continua a analisar constantemente os mais recentes dados científicos, permitindo-nos estar certos de que tanto o Triclosan como o Triclocarban são seguros.
O SEAC avalia também os níveis de Triclosan e Triclocarban no ambiente e estamos confiantes de que a nossa utilização destes ingredientes é segura para o meio ambiente.
Reconhecemos que existem pessoas que estejam preocupado com o potencial impacto do Triclosan e Triclocarban em indivíduos ou no meio ambiente e que prefeririam que utilizássemos outras formas de proporcionar os mesmos benefícios. Como identificamos alternativas seguras e eficientes, temos tido a possibilidade de satisfazer as preferências do consumidor e retirar gradualmente estes dois ingredientes.
Alguns cientistas demonstram preocupação sobre a possibilidade de os produtos contendo Triclosan e Triclocarban poderem causar resistência aos antibióticos. No entanto, estas preocupações têm origem em estudos que não refletem a forma como as pessoas efetivamente utilizam estes produtos. Em ambiente doméstico não existem provas de que os produtos de beleza contendo triclosan comprometam a eficácia ou aumentem o risco de resistência cruzada aos antibióticos.
Entidades especialistas, incluindo o Comitê Científico Independente da Segurança dos Consumidores da União Europeia, tem avaliado a segurança do Triclosan e do Triclocarban e não encontraram qualquer fundamento para se deixar de utilizar os produtos que contêm estes ingredientes.
Em nossos sabonetes, pastas de dente, sabonetes para as mãos e líquidos para banho, substituímos o triclosan e o triclocarban por uma variedade de alternativas, incluindo ingredientes antibacterianos naturais e inspirados na natureza. Para marcas recém-adquiridas, você ainda pode encontrar triclosan na lista de ingredientes no rótulo. Mas seguimos trabalhando para garantir que atendam aos nossos padrões o mais rápido possível.
“O uso de triclosan a uma concentração máxima de 0,3% em pastas de dentes, sabonetes, sabonetes para o corpo / geis de banho e desodorantes em stick é considerado seguro. O uso adicional de triclosan em pós faciais maquiagens como corretivos nesta concentração também é considerado seguro. ”
Comitê Europeu Científico Independente da Segurança dos Consumidores (SCCS)