Lauriléter e lauril sulfato de sódio (SLES e SLS)
A remoção de sujeiras das roupas, louças e pele, é uma parte importante da vida diária. Desde sabonetes e pastas de dentes até os lava roupas em pó, muitos produtos formam espumas quando utilizados para facilitar a sua ação detergente.
Os ingredientes que contribuem para este fenômeno são designados surfactantes. Quando utilizados com água formam espuma e proporcionam ao produto a capacidade de remover a sujeira. Dois surfactantes que ajudam os produtos a limpar desta forma são designados lauriléter sulfato de sódio (SLES) e lauril sulfato de sódio (SLS).
O SLES e o SLS possuem um excelente registo de segurança e têm sido utilizados por muitos anos. No entanto, um contato prolongado de SLES ou SLS concentrado com a pele pode causar irritações. Com isso em mente, temos todo o cuidado durante a formulação dos nossos produtos no sentido de minimizar o potencial de irritação e ainda proporcionar uma ação de limpeza eficaz.
Respostas às suas dúvidas:
A utilização dos produtos com SLES e SLS é segura?
A segurança do SLES e do SLS tem sido alvo de muitos estudos científicos. Os resultados mostram que não têm fundamento as preocupações expressas que os associam ao câncer. O SLES e o SLS não estão inclusos em nenhuma das listas de carcinógenos compiladas por órgãos respeitados, tais como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Agência Internacional para a Investigação do Câncer (IARC) ou a União Europeia (UE).
O Painel de Peritos do órgão norte-americano responsável por ingredientes cosméticos (Cosmetic Ingredient Review - CIR) depois de diversas avaliações científicas concluíram que o SLES e o SLS podem ser utilizados em segurança em cosméticos e produtos de cuidados pessoais.
Estes dois compostos foram também analisados integrados na iniciativa de Avaliação de Risco Humano e Ambiental na Europa (em inglês, Human and Environmental Risk Assessment ou HERA) sobre ingredientes nos produtos de limpeza doméstica. A iniciativa HERA apresentou informações imparciais, transparentes e verificadas cientificamente sobre segurança e concluiu que estes compostos são seguros e não são motivo de preocupações ao uso do consumidor.
SLES e SLS são seguros para o ambiente?
O SLS e o SLES biodegradam rapidamente e integralmente. As nossas avaliações ambientais, que têm em conta o seu uso generalizado a nível global, mostram que não há motivos para preocupação aos níveis atualmente utilizados.