1950 – 1959: Sabão em pó: como vender a novidade?
A Irmãos Lever lança um produto inédito às brasileiras: o sabão em pó. Para apresenta-lo a empresa recorreu ao núcleo de Contatos Diretos com o Consumidor (CDC), criado pelo Departamento de Propaganda da empresa em 1943 para promover o sabonete Lever e Flocos Lux.
A estratégia funcionou desde o princípio, mas foi em 1953, com Rinso, que ela se tornou o carro-chefe de uma verdadeira transformação nos hábitos de consumo e no comportamento das donas-de-casa. Quatro anos depois, a Irmãos Lever lançaria Omo, o primeiro detergente em pó do País, aproveitando a mesma técnica de divulgação.
Destaques
1953: Rinso, uma marca que estava em todos os tanques de lavar roupas
A Irmãos Lever lança Rinso, primeiro detergente em pó do Brasil.
1957: Omo, até sinônimo de categoria
Lançado pela Unilever na Inglaterra já na década de 1940, o sabão em pó Omo chega ao mercado brasileiro, onde se tornaria sinônimo de categoria entre os detergentes lava-roupa. O significado dessas três letras é Old Mother Owl, ou a “velha mãe coruja”.