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Garagem Unilever celebra cinco anos e marca presença no Festival HackTown pela primeira vez

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Hub de inovação leva cases inovadores que contribuíram para o avanço das metas da companhia a um dos principais eventos de cultura digital

Identidade visual da Garagem Hackeada escrito em branco, com o logo Unilever em branco e um fundo colorido, em tons de roxo.

Criada em agosto de 2018 pela Unilever Brasil, a Garagem Unilever é um hub de inovação que contempla um espaço colaborativo, inclusivo, criativo e de experimentação para que os próprios funcionários participem dos processos de inovação da empresa, promovendo o intraempreendedorismo, cocriando estrategicamente com o ecossistema de startups por meio da inovação aberta e suportando o desenvolvimento de habilidades do futuro.

Agora, para celebrar os cinco anos da Garagem – que conta com resultados que contribuem para o alcance das metas do negócio e avanço da agenda ESG –, o hub da companhia marca presença, pela primeira vez, em um dos principais eventos de tecnologia, inovação e cultura digital da América Latina, o Festival HackTown, que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), de 17 a 20 de agosto.

Durante o evento, a Garagem terá um espaço interativo e com ativações que contemplam algumas das marcas da Unilever, além de apresentar cases que surgiram a partir das principais frentes de atuação da Garagem, que funcionam dentro do hub e que vêm crescendo ano a ano. Na ocasião, ainda haverá uma agenda com conteúdo sobre inovação, workshops e até uma visita à fábrica da companhia em Pouso Alegre (MG).

Idealizada originalmente como um espaço físico que sediava encontros e debates, a Garagem Unilever não se deixou abater pelas restrições impostas pela pandemia e tem, desde então, extrapolado as barreiras físicas, conectando funcionários de todo o país. Em cinco anos de história, com mais de 400 horas de debates, palestras e encontros, a iniciativa alcança, em 2023, o marco de mais de 3 mil colaboradores engajados em fomentar a inovação.

Além disso, o programa de intraempreendedorismo teve 28% dos participantes promovidos só nos primeiros três anos, o que incentiva ainda mais a vontade da Unilever de encorajar a cultura colaborativa e inovadora que só as pessoas conseguem trazer para dentro da empresa.

Neste sentido, a Garagem trouxe o entendimento de que, antes da tecnologia, a peça-chave para a mudança são as pessoas e o pensamento coletivo, que proporcionam diversas novas ideias para o ambiente corporativo, e acima de tudo a atitude empreendedora, que possibilita colocar em prática essas ideias inovadoras.

“A Garagem Unilever se tornou uma força impulsionadora não só da cultura de inovação, como também da cultura organizacional na companhia, atingindo seu objetivo inicial de estimular novas ideias e a criatividade dos colaboradores. A partir de mudanças no modo de encarar desafios como verdadeiras oportunidades de negócio, ela trouxe mais celeridade à inovação para os projetos e processos da companhia.” afirma Cecília Varanda, gerente de Inovação da Unilever Brasil.

“Hoje, este hub é uma ferramenta estratégica da Unilever Brasil e atua como um catalisador de inovação junto às diversas áreas do negócio. Agora, após termos consolidado isso, queremos levar como forma de inspiração para o público que acompanhará o Festival HackTown”, completa Cecília.

“Enxergamos que o futuro precisa ser mais transversal, plural, sustentável e inclusivo também. O HackTown tem enraizado essa missão de poder proporcionar debates que vão além da tecnologia para pensarmos, juntos, em soluções que melhorem o mundo de alguma forma. Vemos que essa é uma discussão que também faz parte do dia a dia de muitas marcas que acreditam e trabalham na linha de frente para a construção desse futuro melhor e diferente para todos.” afirma João Rubens, head de Parcerias e co-founder do HackTown.

“Com isso, ter uma marca como a Unilever ativando e transformando o HackTown junto com a gente, só nos prova que estamos no caminho certo e seguindo a mesma direção: transformar e alcançar um futuro tecnológico, sim, mas também muito mais inclusivo, transversal e inovador”, complementa João Rubens, head de Parcerias e co-founder do HackTown.” complementa João.

Cases de sucesso da Garagem Unilever

Frota Elétrica Kibon

Para contribuir com alcance das metas da Unilever – reduzir a emissão de sua emissão de CO² em 40%, até 2030, e zerar a pegada de carbono dos produtos, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda, até 2039 – Kibon, marca de sorvetes da companhia, iniciou, neste ano, a substituição progressiva da sua frota de caminhões por veículos de energia limpa.

Com isso, todas as rotas metropolitanas de seus centros de distribuição serão contempladas pela nova frota elétrica até 2026. A iniciativa, que já era um desejo da unidade de negócios de Sorvete, teve participação direta do time da Garagem para ajudar a viabilizar o projeto, por meio do Lever Up, frente de atuação do hub que promove a inovação aberta junto a startups atuando como parceiras.

Assim, de forma conjunta, foi possível superar o desafio não só de encontrar um parceiro que fornecesse a solução logística com energia limpa, como também da infraestrutura, cujo obstáculo era manter os baús na temperatura ideal para os itens congelados. Dessa forma, a atuação da Garagem Unilever foi fundamental para Kibon ser reconhecida como a primeira marca de sorvetes a realizar entregas com veículos elétricos, no Brasil, e a primeira da Unilever em toda a América Latina.

E-Sports

Seguindo a tendência global da inserção de marcas no universo virtual dos games e e-sports, a Garagem Unilever trouxe essa provocação para dentro de companhia, por meio da atuação do Digifund, programa que fomenta a inovação entre as pessoas empregadas da multinacional.

Foi a partir dessa frente de atuação do hub e inovação que marcas como OMO, Hellmann’s, Kibon, Bem & Jerry’s, Rexona e Clear entraram no universo gamer para se aproximarem ainda mais do público consumidor. O resultado foi o reconhecimento da campanha de OMO na premiação U-Play Awards, na categoria Best E-Sports Gaming Campaing, em 2018.

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