Como os germes se espalham?

Os germes são essencialmente uma palavra abrangente para coisas desagradáveis que podem nos deixar doentes. Os germes podem ser encontrados no ar, em nossos corpos, em alimentos, plantas, animais, superfícies e praticamente qualquer coisa com a qual entramos em contato.

Quando tocamos uma superfície como uma maçaneta ou um corrimão, pegamos germes em nossas mãos. E se tocarmos o rosto - o que costumamos fazer, passamos esses germes das mãos para a boca, nariz e olhos. Estes são os principais pontos de entrada através dos quais os germes se infiltram em nossos corpos.

Como o sabonete combate os germes?

Sayandip Mukherjee, um Virologista e Cientista Pesquisador Sênior da Unilever P&D Bangalore, explica: “Alguns germes têm uma capa protetora externa composta por duas camadas de moléculas de gordura. O sabonete pode ajudar a remover essa capa protetora externa, prendendo e eliminando esses germes, juntamente com outros óleos e resíduos presentes em nossas mãos. Agora, para o sabonete fazer tudo isso, lembre-se de que devemos lavar as mãos por pelo menos 20 segundos”.

Estudos da OMS mostraram que, ao lavar as mãos adequadamente com água e sabonete, podemos reduzir em 50% as doenças relacionadas ao estômago, e as doenças respiratórias - como o resfriado e a gripe comum - em um terço.

Água e sabonete em vez de usar apenas água

Lavar as mãos com água é uma boa maneira de remover a sujeira e é melhor do que não lavá-las. No entanto, os surfactantes presentes no sabonete podem ajudar a prender e eliminar os germes, além de remover melhor a sujeira do que lavar as mãos apenas com água.

Os surfactantes são os ingredientes de limpeza que criam espuma e decompõem o óleo, a graxa e a sujeira para que possam ser removidos da pele.

Os surfactantes são os ingredientes de limpeza que criam espuma e decompõem o óleo, a graxa e a sujeira para que possam ser removidos da pele.

Lembre-se de que qualquer sabonete - em barra ou líquido - se usado corretamente, ajudará a manter as mãos limpas e seguras.

Sayandip Mukherjee, Virologist

Sua técnica para lavar as mãos é importante

O tempo que você leva e a técnica que usa para lavar as mãos são importantes. Siga as práticas de higiene para as mãos com frequência e conforme recomendado pelas autoridades governamentais locais.

Se você usar um desinfetante para as mãos, verifique se é o correto

Lavar com água e sabonete é uma ótima opção para limpar as mãos e remover a sujeira e os germes. No entanto, se não houver água e sabonete à disposição, o uso de um desinfetante para as mãos à base de álcool é recomendado pelas autoridades de saúde. Mas é importante usar um que contenha mais de 60% de álcool. Nem todos os desinfetantes para as mãos são iguais.

O que mais você pode fazer para se proteger contra o Covid-19?

Cientistas de todo o mundo estão trabalhando em uma vacina que possa prevenir uma infecção por coronavírus (como o Covid-19) em alguém que foi exposto a ela. Mas ainda não chegamos lá. Enquanto isso, a maneira mais eficaz de se manter seguro contra a infecção é evitar ser completamente exposto a ela.

Cientistas de todo o mundo estão trabalhando em uma vacina que possa prevenir uma infecção por coronavírus (como o Covid-19) em alguém que foi exposto a ela. Mas ainda não chegamos lá. Enquanto isso, a maneira mais eficaz de se manter seguro contra a infecção é evitar ser completamente exposto a ela.

  • Lavar as mãos com água e sabonete ou higienizar com um desinfetante à base de álcool (>60% de álcool);
  • Cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel ao tossir e espirrar ou com a parte interna do braço flexionado;
  • Evitar contato próximo com qualquer pessoa com sintomas de gripe ou resfriado.

Covid-19: Quatro mitos desmentidos

Mito: Os animais de estimação transmitem o coronavírus..
Fato: Ainda não há evidências de que animais de estimação como cães e gatos, possam ser infectados.

Mito: Comer alho protege você contra o coronavírus.
Fato: Não há evidências que sugiram que isso seja verdade.

Mito: Tomar vacina contra pneumonia porque ela protege contra o coronavírus.
Fato: Não é verdade. Pesquisadores estão trabalhando em uma vacina para esse vírus único.

Mito: Os antibióticos podem prevenir e tratar o coronavírus.
Fato: Não, eles não podem. Antibióticos não funcionam contra vírus, apenas bactérias.

Qualquer sabonete serve

Nossa marca de sabonete Lifebuoy tem mais de 125 anos de pesquisa e patrimônio em saúde e higiene pessoal. O sabonete Lifebuoy foi criado por William Lever, com o objetivo de deter o cólera na Inglaterra Vitoriana. Desde então, evoluiu para um dos principais sabonetes do mundo na proteção contra germes, vendido em mais de 60 países.

Desde 2010, a marca alcançou 1 bilhão de pessoas através de programas mundiais de incentivo ao hábito de lavar as mãos e publicidade na TV, com o objetivo de melhorar a saúde e a higiene das pessoas.

Atualmente estamos compartilhando essa vasta experiência na lavagem das mãos para ajudar governos e autoridades de saúde a reduzir a disseminação do vírus.

Isso inclui nossa parceria anunciada recentemente com o Reino Unido, com o objetivo de alcançar um bilhão de pessoas.

Sayandip diz: “Lembre-se de que qualquer sabonete - em barra ou líquido - se usado corretamente, ajudará a manter as mãos limpas e seguras”.

Explorar mais esses tópicos
Voltar ao topo

CONECTE-SE CONOSCO

Estamos sempre procurando nos conectar com pessoas que têm interesse em um futuro sustentável.

FALE CONOSCO

Entre em contato com a Unilever e com as equipes de especialistas para encontrar contatos em todo o mundo. 

Fale conosco