Temos trabalhado em soluções simples e sustentáveis que ajudarão milhões de pessoas a reduzir o consumo de plástico para sempre. Aqui está o que aprendemos até agora.
A necessidade de uma redução absoluta no uso de plástico é bastante clara. Um relatório recente da The Pew Charitable Trusts e da SYSTEMIQ, chamado ‘Breaking The Plastic Wave’ (Quebrando a Onda de Plástico) descobriu que a quantia de plástico encontrada nos oceanos deverá triplicar até 2040, a menos que uma ação radical seja tomada.
Mas existem soluções. O mesmo relatório descobriu que essa quantia pode ser reduzida em 80% se ocorrer uma grande mudança transformacional. Então, na Unilever, estamos tomando providências. Em 2019, prometemos que até 2025 reduziríamos pela metade o uso de plástico virgem em nossas embalagens e removeríamos inteiramente mais de 100.000 toneladas de plástico.
Nosso ponto de partida deve ser o design. Estamos reduzindo a quantia de plástico que usamos e, então, nos certificando que o que usamos venha cada vez mais de fontes recicladas. Nosso objetivo é garantir que até 2025 todas as nossas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis – e estamos trabalhando a uma velocidade e intensidade sem precedentes para realizar progressos. Uma solução são os refis, formatos reutilizáveis, e estamos explorando como levá-los aos consumidores em todo o mundo.
Como o Diretor de P&D, Richard Slater, explica: “Para lidar com as principais causas dos resíduos de plástico, precisamos pensar de forma diferente sobre as embalagens. Precisamos de inovações ousadas que desafiem os designs, materiais e modelos de negócios existentes. Nossa prioridade é, essencialmente, repensar nossa abordagem e preparar o caminho para novas soluções, como formatos reutilizáveis e recarregáveis (refis)”.