A maioria dos produtos de limpeza existentes no mercado atual são feitos com elementos químicos derivados de combustíveis fósseis. É assim que funciona há décadas.

Mas tínhamos uma ideia.

Já existem tantas fontes de carbono no solo e acima dele, como plantas, resíduos plásticos e até o dióxido de carbono no ar. Se pudéssemos aproveitar essas fontes de forma sustentável, a uma escala grande o suficiente, não precisaríamos usar o carbono de fontes não sustentáveis abaixo do solo.

Assim, deixaremos de usar combustíveis fósseis virgens em nossas fórmulas de limpeza e lavanderia.

Melhor para o planeta. Melhor para os consumidores. E melhor para os nossos negócios.

Bom, descobrimos uma maneira de fazermos exatamente isso.

Transformando a sustentabilidade das marcas globais

O programa Futuro limpo é uma estratégia de inovação desenvolvida para mudar radicalmente a forma que criamos, fabricamos e embalamos nossos produtos de limpeza e de lavanderia.

Ela é única em termos de ambição em incorporar os princípios da economia circular nas embalagens e nas formulações. Isso significa reduzir-reutilizar-reciclar, em vez de extrair-produzir-descartar.

No centro dessa estratégia, há uma nova ambição: substituir todo o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos de limpeza e de lavanderia da Unilever por carbono renovável ou reciclado até 2030.

O Futuro limpo transformará a sustentabilidade de marcas globais como OMO , Sunlight, Cif e Vim. Isso também representa um grande passo em direção ao nosso compromisso em atingir emissões líquidas zero em nossos produtos até 2039.

Uma reestruturação radical do nosso negócio

Atualmente, os elementos químicos usados nos nossos produtos de limpeza e de lavanderia representam a maior parte da pegada de carbono ao longo do ciclo de vida deles. Com a mudança para fontes renováveis ou recicladas de ingredientes nas nossas fórmulas, abriremos novas portas para a redução dessa pegada de carbono.

“Futuro limpo é a nossa visão de reestruturação radical do nosso negócio”, disse Peter ter Kulve, presidente da nossa divisão de Limpeza doméstica. “Como indústria, precisamos acabar com a nossa dependência de combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima dos nossos produtos. Devemos parar de bombear carbono de baixo da terra quando já há bastante no solo e acima dele, caso consigamos utilizá-lo em larga escala.”

“Nos últimos meses, tivemos uma alta demanda dos nossos produtos de limpeza e nos orgulhamos muito de fazer a nossa parte ajudando a preservar a segurança das pessoas na luta contra a COVID-19. Mas isso não é o suficiente. Não podemos perder o foco da crise ambiental que o nosso mundo — a nossa casa — está enfrentando. Poluição. Destruição dos habitats naturais. A emergência climática. Nós compartilhamos essa casa e temos a responsabilidade de protegê-la.”

CF product tech

Superior, acessível, mais verde

Reservamos um bilhão de euros para a nossa estratégia Futuro limpo, além de um bilhão de euros do nosso novo Fundo Clima & Natureza. Isso servirá para financiar pesquisa em biotecnologia, utilização de CO2, química de baixo carbono, fórmulas biodegradáveis e econômicas com relação ao uso de água e redução do uso de plástico virgem.

Basicamente, usaremos esse dinheiro para criar produtos acessíveis que ofereçam a limpeza inigualável que as pessoas esperam de nossos produtos, junto com um impacto ambiental consideravelmente menor.

Na verdade, nossa estratégia Futuro limpo já está apoiando projetos de líderes do setor em todo o mundo.

Por exemplo, carbonato de sódio é um ingrediente importante em sabões em pó, mas, atualmente, é produzido usando muita energia de combustíveis fósseis. É por isso que entramos em uma parceria com a Tuticorin Alkali Chemicals (TAC), sediada no sul da Índia, e a Carbon Clean Solutions (CCSL). Eles criaram um método revolucionário para capturar o CO2 proveniente do processo de produção antes que ele atinja a atmosfera e também usar o CO2 capturado como matéria-prima para produzir o próprio carbonato de sódio.

Na Eslováquia, firmamos uma parceria com a empresa líder em biotecnologia, Evonik Industries, para desenvolvermos o ramnolipídeo, um surfactante renovável e biodegradável que já é usado em nosso lava-louças líquido Sunlight (Quix) no Chile e no Vietnã. Esperamos ampliar o uso e desenvolver mais com base nestas duas tecnologias.

Reescrevendo o livro de regras

Enquanto preparamos o terreno para descarbonizar nossas fórmulas, devemos diversificar as fontes de carbono que usamos.

Chamamos isso de Carbon RainbowTM, ou Carbono-Íris.

Substituiremos as fontes não renováveis (carbono preto) por CO2 capturado (roxo), plantas e matéria biológica (verde), macroalgas (azul) e carbono recuperado de resíduos, como plástico (cinza).

É essencial colocarmos a diversidade de carbono no centro da nossa estratégia Futuro limpo. Esse jeito novo de obter carbono seguirá avaliações de impacto ambiental e o trabalho em conjunto com nossos programas de sustentabilidade em suprimentos, a fim de evitar pressões acidentais nos ecossistemas.

As pessoas querem produtos acessíveis, sustentáveis e que sejam tão bons quanto os convencionais. A evolução rápida em ciência e tecnologia nos permite oferecer esses produtos, com a promessa de novos benefícios incríveis, desde ingredientes ultra amenos a roupas e superfícies autolimpantes.

“Há uma nova economia biológica e circular surgindo das cinzas dos combustíveis fósseis, e ela está reescrevendo o livro de regras do nosso setor”, afirma Peter. “Diversificar as fontes de carbono é essencial para crescermos dentro dos limites do planeta. Ao compartilharmos o modelo Carbon Rainbow™, invocamos uma transformação do modo como usamos carbono em toda a economia.”

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