A Merco, referência internacional na avaliação da reputação corporativa, lança oficialmente no Brasil a 11ª edição do Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2024, que reconhece as empresas mais responsáveis do Brasil. Além do Ranking geral são elaborados três rankings, um para cada variável: E (Meio Ambiente), S (Âmbito Interno, Social, Clientes e Sociedade) e G (Ética e Governança Corporativa). O objetivo do monitor é oferecer às empresas uma avaliação de como as organizações estão sendo percebidas em relação aos pilares do ESG.
A metodologia de análise, que engloba 25 diferentes fontes de informações, consolidadas em 15.346 entrevistas, se inicia com as avaliações de 565 membros da alta direção de empresas com faturamento superior a R$ 200 milhões por ano no Brasil, que elegem as cinco empresas mais responsáveis em cada uma das dimensões do ESG.
A partir dessa primeira abordagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas generalistas e de informação econômica, representantes do governo, gestores de mídias sociais e catedráticos de universidades. Por último, se mede a realidade das empresas por meio de indicadores objetivos de méritos reputacionais.
A Unilever foi reconhecida como a 8° empresa mais responsável do Brasil, subindo 3 posições em relação ao ano anterior. Além disso, seguimos como líder do setor de Bens de Consumo, ocupando o 1° lugar na categoria.
Confira nossa posição nos pilares do ESG:
E – Environment: 23º
S – Social: 15º
G – Governance: 7º
Esse resultado mostra que a Unilever segue firme em seu compromisso e conectada com suas metas de sustentabilidade.
O ranking completo, juntamente com a metodologia detalhada da Merco, está disponível para consulta no site oficial da organização: www.merco.info.