No centro do Growth Action Plan (GAP) (PDF 362.19 KB) da Unilever está nosso compromisso de oferecer marcas superiores aos consumidores, tornando o dia a dia das pessoas mais especial ao redor do mundo. A ciência e a tecnologia estão nos ajudando a fazer exatamente isso, capacitando nossas equipes a inovar, criar e, consequentemente, impulsionar o crescimento dos negócios.
Conheça duas mulheres que estão liderando essa transformação: Dra. Sam Samaras é Vice-Presidente Sênior de Ciência e Tecnologia para P&D de Cuidados Pessoais da Unilever. Tiffany Yizar é Chefe de P&D da divisão de Beleza & Bem-Estar da Unilever na América do Norte.
Aqui, elas discutem como a IA, o machine learning (aprendizado de máquina) e o big data estão moldando o futuro dos nossos produtos.

Encontrando a borboleta
Sam: Na teoria do caos, o efeito borboleta é o conceito de que pequenas mudanças podem gerar resultados imprevisíveis. Uma borboleta bate suas asas de um lado do mundo e, eventualmente, isso pode desencadear um furacão a milhares de quilômetros de distância. Nossa tecnologia de IA nos permite analisar dados biológicos complexos para encontrar essa "borboleta" que nos permite desenvolver novas tecnologias.
Tiffany: Exatamente. Com ferramentas como o machine learning (aprendizado de máquina) e IA, conseguimos analisar e explorar conjuntos de dados gigantescos de uma maneira que nunca foi possível antes. Estamos aplicando tecnologias que, originalmente, foram criadas para prever o clima ou as flutuações financeiras globais – mas estamos usando isso para entender melhor o corpo humano. E essa é uma grande revolução no desenvolvimento de produtos.
Sam: A Unilever sempre foi pioneira na ciência, mas houve uma mudança exponencial na forma como conseguimos interpretar a complexidade nos últimos cinco ou dez anos. Antes, precisaríamos realizar mil experimentos para obter os dados necessários para um novo ingrediente. Agora, fazemos apenas uma fração disso – e o machine learning (aprendizado de máquina) nos ajuda a modelar matematicamente o restante, usando métodos estatísticos avançados. Isso significa que podemos ter tempo livre para focar no tipo de criatividade que só a mente humana pode proporcionar.

Inovação e Diversidade
Tiffany: Sabemos que produtos desenvolvidos para as necessidades das pessoas negras são uma grande oportunidade de crescimento para nossas marcas de beleza e bem-estar. Esse é um segmento estratégico essencial para a Unilever na América do Norte. O trabalho que fazemos em nosso Centro de Excelência Policultural (PCOE) bem exemplifica isso.
No PCOE, nos centramos completamente no estudo e captura de dados sobre tons de pele ricos em melanina, cabelos texturizados e outras necessidades da população negra. A nossa incrível tecnologia avançou atendendo as necessidades das pessoas negras — e, portanto, estamos caminhando para ser cada vez mais especialistas no grupo.
Sam: O empolgante é que estamos usando a mais recente tecnologia de medição em design clínico para podermos entender esse importante grupo demográfico em crescimento.
Estamos usando novas tecnologias para descobrir mais sobre a biologia do cabelo e da pele. Nossas descobertas já estão chegando a produtos como Vaseline Radiant X e lançamentos da Dove e Shea Moisture que são diferenciados para atender às necessidades da população negra.

A tecnologia do microbioma em desodorantes para o corpo todo
Tiffany: Outra área de crescimento acelerado no nosso negócio de Cuidados Pessoais é a dos desodorantes para o corpo todo. Lançamos esses produtos nas marcas Dove, Rexona, Dove Men+Care e Shea Moisture, e eles estão contribuindo para um excelente crescimento da categoria de desodorantes. O grande diferencial da Unilever nessa área é nosso profundo conhecimento sobre o microbioma da pele – temos um dos maiores bancos de dados de microbioma do mundo.
Sam: Isso mesmo. A Unilever construiu um dos maiores negócios de desodorantes do mundo, então sabemos muito sobre suor e odor nas axilas. Mas entender a fisiologia e biologia do odor corporal é um desafio diferente.
A enorme quantidade de dados sobre microbioma que podemos analisar com IA nos permite estudar como o suor e a umidade afetam outras áreas do corpo, como embaixo dos seios, em áreas íntimas ou nas costas. Com isso, conseguimos desenvolver produtos que ajudam a reduzir essa umidade, deixando as pessoas mais confortáveis e confiantes. Estamos criando tecnologias exclusivas que realmente atendam a essa nova demanda, tanto para umidade quanto para odor no corpo todo.

Nanotecnologia e produtos premium
Sam: Um dos produtos que mais me orgulho de ter desenvolvido com ferramentas digitais avançadas é a nova linha de sabonetes em sérum da Dove, com a tecnologia patenteada MicroMoisture™ da Unilever. É um exemplo de como estamos elevando nossos produtos para um nível premium, oferecendo algo que é visivelmente superior e altamente desejado pelos consumidores.
Tiffany: Desenvolvemos o MicroMoisture™ usando nanotecnologia, criando uma fórmula com microgotas de hidratação que têm o tamanho ideal para permanecer na pele por mais tempo – mesmo após o banho, deixando uma sensação incrivelmente sedosa.
Nossa equipe de Engenharia de Processos, que fabrica esse produto exclusivamente nas unidades da Unilever, também é altamente digitalizada. Nossas fábricas são totalmente integradas, garantindo que possam produzir essa fórmula complexa. E a Unilever é o único lugar onde o MicroMoisture™ é fabricado – é uma tecnologia completamente única das nossas marcas.
A fronteira da ciência
Sam: A biologia é infinitamente complexa. Somente uma máquina equipada com IA tem o poder de processamento necessário para reunir e interpretar conjuntos gigantescos de dados e aprender algo novo em questão de minutos.
Não se trata apenas de ganhar tempo. Está nos permitindo fazer coisas que nunca foi possível antes.