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SXSW: IA, experiências de dados e tecnologia por trás dos últimos lançamentos da Unilever

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Logo após suas apresentações no SXSW, duas das principais cientistas da Unilever compartilham como a inteligência artificial está ajudando a criar produtos superiores em nosso portfólio. Descubra como a tecnologia está impulsionando uma inovação mais rápida e inteligente, encantando os consumidores.

Produtos da linha Whole Body Deo da Degree, que incluem desodorantes em spray e bastão; a embalagem é azul com a marca colorida.

No centro do Growth Action Plan (GAP) (PDF 362.19 KB) da Unilever está nosso compromisso de oferecer marcas superiores aos consumidores, tornando o dia a dia das pessoas mais especial ao redor do mundo. A ciência e a tecnologia estão nos ajudando a fazer exatamente isso, capacitando nossas equipes a inovar, criar e, consequentemente, impulsionar o crescimento dos negócios.

Conheça duas mulheres que estão liderando essa transformação: Dra. Sam Samaras é Vice-Presidente Sênior de Ciência e Tecnologia para P&D de Cuidados Pessoais da Unilever. Tiffany Yizar é Chefe de P&D da divisão de Beleza & Bem-Estar da Unilever na América do Norte.

Aqui, elas discutem como a IA, o machine learning (aprendizado de máquina) e o big data estão moldando o futuro dos nossos produtos.

Tiffany Yizar - mulher negra de blusa vermelha. Dra. Sam Samaras é uma mulher branca e com cabelos longos ruivos. Ambas estão sorrindo e olhando para a câmera.
Tiffany Yizar, Chefe de P&D de Beleza e Bem Estar da Unilever América do Norte (esquerda) e Dra. Sam Samaras, Vice-presidente Sênior de Ciência e Tecnologia de P&D de Cuidados Pessoais da Unilever (direita)

Encontrando a borboleta

Sam: Na teoria do caos, o efeito borboleta é o conceito de que pequenas mudanças podem gerar resultados imprevisíveis. Uma borboleta bate suas asas de um lado do mundo e, eventualmente, isso pode desencadear um furacão a milhares de quilômetros de distância. Nossa tecnologia de IA nos permite analisar dados biológicos complexos para encontrar essa "borboleta" que nos permite desenvolver novas tecnologias.

Tiffany: Exatamente. Com ferramentas como o machine learning (aprendizado de máquina) e IA, conseguimos analisar e explorar conjuntos de dados gigantescos de uma maneira que nunca foi possível antes. Estamos aplicando tecnologias que, originalmente, foram criadas para prever o clima ou as flutuações financeiras globais – mas estamos usando isso para entender melhor o corpo humano. E essa é uma grande revolução no desenvolvimento de produtos.

Sam: A Unilever sempre foi pioneira na ciência, mas houve uma mudança exponencial na forma como conseguimos interpretar a complexidade nos últimos cinco ou dez anos. Antes, precisaríamos realizar mil experimentos para obter os dados necessários para um novo ingrediente. Agora, fazemos apenas uma fração disso – e o machine learning (aprendizado de máquina) nos ajuda a modelar matematicamente o restante, usando métodos estatísticos avançados. Isso significa que podemos ter tempo livre para focar no tipo de criatividade que só a mente humana pode proporcionar.

Imagem de campanha para Vaseline Radiant X, mostra mulher negra rindo e quatro produtos em embalagens douradas e azuis, com loções e óleo corporais.

Inovação e Diversidade

Tiffany: Sabemos que produtos desenvolvidos para as necessidades das pessoas negras são uma grande oportunidade de crescimento para nossas marcas de beleza e bem-estar. Esse é um segmento estratégico essencial para a Unilever na América do Norte. O trabalho que fazemos em nosso Centro de Excelência Policultural (PCOE) bem exemplifica isso.

No PCOE, nos centramos completamente no estudo e captura de dados sobre tons de pele ricos em melanina, cabelos texturizados e outras necessidades da população negra. A nossa incrível tecnologia avançou atendendo as necessidades das pessoas negras — e, portanto, estamos caminhando para ser cada vez mais especialistas no grupo.

Sam: O empolgante é que estamos usando a mais recente tecnologia de medição em design clínico para podermos entender esse importante grupo demográfico em crescimento.

Estamos usando novas tecnologias para descobrir mais sobre a biologia do cabelo e da pele. Nossas descobertas já estão chegando a produtos como Vaseline Radiant X e lançamentos da Dove e Shea Moisture que são diferenciados para atender às necessidades da população negra.

Três produtos Whole Body Deo da linha Dove Men+Care, com desodorantes em bastão, creme e spray em embalagens brancas e cinzas.

A tecnologia do microbioma em desodorantes para o corpo todo

Tiffany: Outra área de crescimento acelerado no nosso negócio de Cuidados Pessoais é a dos desodorantes para o corpo todo. Lançamos esses produtos nas marcas Dove, Rexona, Dove Men+Care e Shea Moisture, e eles estão contribuindo para um excelente crescimento da categoria de desodorantes. O grande diferencial da Unilever nessa área é nosso profundo conhecimento sobre o microbioma da pele – temos um dos maiores bancos de dados de microbioma do mundo.

Sam: Isso mesmo. A Unilever construiu um dos maiores negócios de desodorantes do mundo, então sabemos muito sobre suor e odor nas axilas. Mas entender a fisiologia e biologia do odor corporal é um desafio diferente.

A enorme quantidade de dados sobre microbioma que podemos analisar com IA nos permite estudar como o suor e a umidade afetam outras áreas do corpo, como embaixo dos seios, em áreas íntimas ou nas costas. Com isso, conseguimos desenvolver produtos que ajudam a reduzir essa umidade, deixando as pessoas mais confortáveis e confiantes. Estamos criando tecnologias exclusivas que realmente atendam a essa nova demanda, tanto para umidade quanto para odor no corpo todo.

Cinco produtos da linha de sabonetes líquidos enriquecidos com MicroMoisture da Dove. Os recipientes são brancos com detalhes dourados e marca colorida, fotografadas contra um fundo lilás.

Nanotecnologia e produtos premium

Sam: Um dos produtos que mais me orgulho de ter desenvolvido com ferramentas digitais avançadas é a nova linha de sabonetes em sérum da Dove, com a tecnologia patenteada MicroMoisture™ da Unilever. É um exemplo de como estamos elevando nossos produtos para um nível premium, oferecendo algo que é visivelmente superior e altamente desejado pelos consumidores.

Tiffany: Desenvolvemos o MicroMoisture™ usando nanotecnologia, criando uma fórmula com microgotas de hidratação que têm o tamanho ideal para permanecer na pele por mais tempo – mesmo após o banho, deixando uma sensação incrivelmente sedosa.

Nossa equipe de Engenharia de Processos, que fabrica esse produto exclusivamente nas unidades da Unilever, também é altamente digitalizada. Nossas fábricas são totalmente integradas, garantindo que possam produzir essa fórmula complexa. E a Unilever é o único lugar onde o MicroMoisture™ é fabricado – é uma tecnologia completamente única das nossas marcas.

A fronteira da ciência

Sam: A biologia é infinitamente complexa. Somente uma máquina equipada com IA tem o poder de processamento necessário para reunir e interpretar conjuntos gigantescos de dados e aprender algo novo em questão de minutos.

Não se trata apenas de ganhar tempo. Está nos permitindo fazer coisas que nunca foi possível antes.

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