
- Leandro, como você definiria os termos “premiunização” e “masstige” no contexto dos negócios de Beleza e Bem-Estar da Unilever?
Premiunização significa elevar o valor de um produto por meio de qualidade superior, características únicas e experiências aprimoradas para o consumidor. Não se trata somente de preço mais alto; são formulações de alto desempenho, excelência sensorial, eficácia confiável e branding inspirador.
Masstige, uma mistura de "mass" (massa) e "prestige" (prestígio), refere-se a produtos que combinam os desejáveis atributos do luxo, tais como ingredientes premium e design sofisticado, com a acessibilidade de preços de mercado de massa. Esses produtos democratizam a beleza, tornando o prestígio mais acessível, ao mesmo tempo que mantêm um ar de exclusividade.
Em Beleza e Bem-Estar na Unilever, buscamos colocar o desejo em tudo o que fazemos. Ofertas premium e masstige são essenciais para despertar esse desejo e estão gerando forte crescimento em nosso portfólio no mundo todo.
- Como a premiunização se encaixa na estratégia de crescimento da Unilever?
A premiunização é um pilar fundamental da nossa estratégia de crescimento. No primeiro trimestre de 2025, observamos um crescimento de dois dígitos tanto na Vaseline e Dove (PDF 527.27 KB), apoiado por lançamentos premium nas Américas.
Nossos insights mostram que os consumidores têm cada vez mais consciência de valor, e buscam produtos que ofereçam um toque de luxo, sem o preço de um artigo de luxo. Eles querem qualidade e desempenho e estão dispostos a pagar mais quando o produto entrega o que esperam.
O foco nos segmentos premium e masstige nos ajuda a aprimorar a percepção da marca, promover maior fidelidade à marca, alcançar margens mais altas e atender à crescente demanda por produtos diferenciados e de alta qualidade. A estratégia é apoiada por investimentos contínuos em inovação, marketing e sustentabilidade, garantindo que continuemos a atender e superar as expectativas dos consumidores.

- Como a inovação participa na elevação das nossas marcas?
A inovação é o motor da premiunização. Estamos continuamente desenvolvendo fórmulas avançadas com ingredientes de alto desempenho, aproveitando tecnologia de ponta – tais como IA, big data e robótica – para criar produtos superiores e impulsionar a transformação digital para aprimorar a personalização, a narrativa da marca e o envolvimento do consumidor.
Seja para os cuidados da pele, cabelos ou bem-estar, nossas inovações são baseadas na ciência e projetadas para oferecer resultados visíveis e confiáveis.
A inovação é o motor da premiunização.
Leandro Barreto, Diretor de Marketing de Beleza e Bem-Estar da Unilever
- Quais são os sinais de qualidade premium em design, embalagem e marketing?
Sinais premium abrangem múltiplos pontos de contato. Há o design do produto. Fino, minimalista e elegante, projetado para se destacar na prateleira e proporcionar uma sensação de conforto do lar em um ambiente de luxo.
Quanto a embalagens, materiais de alta qualidade, acabamentos táteis e soluções sustentáveis sinalizam cuidado e sofisticação.
E em marketing, uma narrativa premium foca na eficácia do produto, na experiência sensorial, na herança da marca e na conexão emocional, frequentemente explorando a autoexpressão, o empoderamento ou o bem-estar.
Juntos, esses elementos criam uma experiência de marca consistente, elevada e inspiradora, na qual os consumidores confiam.

- Quais são algumas histórias de sucesso recentes?
Temos tido várias conquistas relevantes ao longo de nosso portfólio.
Gluta-Hya de Vaseline é uma inovação que combina glutationa e ácido hialurônico. Baseada na herança de Vaseline, com uma formulação moderna e científica, e se tornou um dos principais produtos de cuidados premium para a pele.
A linha premium de cuidados corporais de Dove proporciona uma sensação magnífica com nutrição do microbioma da pele, endossada por uma poderosa mensagem sobre autoestima e confiança. Ela foi especialmente bem recebida por sua eficácia e experiência sensorial.
O Brilho Lamelar de TRESemmé se destaca na categoria de cuidados capilares. Oferece resultados com qualidade de salão em casa, por meio da tecnologia lamelar avançada, proporcionando brilho e maciez instantâneos. Ele está impulsionando o crescimento em mercados-chave e reforçando a superioridade profissional de TRESemmé.
