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A colaboração com clientes, utilizando o Kaizen, fortalecem a logística da Unilever com a Amazon

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A Amazon é um dos parceiros de negócio mais importante da Unilever. Trabalhamos juntos para garantir que nossa logística seja a mais eficiente possível – um movimento que beneficia ambas as empresas.

Transporte por camião numa estrada ao pôr-do-sol

O comércio eletrônico (e-commerce) continua sendo uma prioridade para nossos planos de crescimento e, entre os varejistas digitais da Unilever, a Amazon é um dos mais estratégicos. Trabalhamos para garantir que nossos produtos estejam prontamente disponíveis na Amazon.com, facilitando a compra e proporcionando conveniência aos clientes por meio da plataforma online da Amazon.

Para alcançar esse objetivo, fortalecemos a relação entre as equipes de logística da Unilever e da Amazon no mundo todo, além de otimizar as operações para envio dos produtos Unilever aos centros de distribuição da Amazon.

“Manter um relacionamento forte com varejistas como a Amazon, que desenvolveu modelos de negócios baseados em tecnologia para atender aos hábitos de consumo em constante mudança, é essencial para garantir que nossas marcas estejam bem-posicionadas para os consumidores e disponíveis para compra o tempo todo”, explica Mark Sumner, Diretor Global de Supply Chain para Comércio Digital da Unilever.

Uma abordagem única para melhorar o desempenho no comércio eletrônico (e-commerce)

Tanto a Unilever quanto a Amazon são reconhecidas no setor de comércio eletrônico (e-commerce) por suas cadeias de suprimentos de classe mundial. Ambas figuram entre as quatro únicas empresas a receberem o título de “Supply Chain Masters” no prestigiado ranking do Gartner, que avalia o desempenho contínuo e a excelência na gestão da cadeia de suprimentos.

Embora a Unilever esteja no setor de venda de bens de consumo há mais de um século, o comércio eletrônico (e-commerce) exige uma abordagem diferente em relação ao varejo físico tradicional.

Com a Amazon, os volumes e a variedade de estoque necessários em qualquer momento são enormes, há um foco maior na entrega rápida e todo o modelo é completamente digital. Diante desse cenário, a Unilever adotou um novo olhar e recorreu a uma metodologia japonesa de resolução de problemas, conhecida como Kaizen, para orientar essa colaboração.

Construindo uma logística preparada para o futuro

Geralmente aplicada em ambientes de manufatura, a metodologia Kaizen busca melhorias contínuas ao questionar suposições convencionais e o status quo. Desde 2022, as equipes da Unilever têm participado de workshops Kaizen junto à Amazon para aperfeiçoar processos.

Na prática, isso significa que os times da Unilever e da Amazon no mundo todo, se reúnem em escritórios, armazéns e centros de distribuição para analisar os processos da cadeia de suprimentos de ponta a ponta sob uma nova perspectiva.

Juntas, as equipes mapeiam pontos críticos e utilizam dados para reduzir desperdícios e ineficiências nas operações, desde o pedido até o atendimento. São alinhadas ações estratégicas para integrar melhor as operações e fortalecer a relação entre as equipes locais. O trabalho com Kaizen já reuniu mais de 150 líderes de supply chain e negócios da Unilever e da Amazon em seis regiões globais, gerando resultados positivos.

“Até agora, realizamos workshops Kaizen com a Amazon na Austrália, Brasil, Europa, Egito, Índia e Estados Unidos. Por meio de conversas produtivas e ações concretas, conseguimos melhorar 15 indicadores-chave de desempenho e solucionar mais de 100 pontos críticos desde o início do programa, em julho de 2022”, afirma Mark.

Dois trabalhadores a usar um tablet digital e a falar sobre o comércio eletrónico, logística, cadeias de abastecimento e transportes. Frete e carga no fundo.

Por exemplo, o Kaizen realizado na Austrália em 2022 reduziu em 40% a taxa de ruptura de estoque da Unilever na Amazon. Em 2023, no Egito, houve um aumento incremental de 20% na taxa de aceitação de pedidos da Unilever. Já em 2024, o Kaizen na Índia resultou em um aumento de 35% na taxa de atendimento de pedidos e uma redução de 55% nos defeitos de entrega de produtos Unilever aos centros de distribuição da Amazon

Esses resultados ajudam a reduzir custos na cadeia de suprimentos da Unilever, acelerar os prazos de entrega, tornar o portfólio de marcas mais centrado no consumidor, melhorar a embalagem dos produtos e aumentar a disponibilidade em estoque – fatores que aprimoram a experiência dos clientes da Amazon.

Mark Sumner, Diretor Global de Supply Chain para Clientes de Comércio Digital da Unilever.

“Cada workshop Kaizen e suas ações de acompanhamento geraram impactos positivos – grandes e pequenos. Uma mudança significativa foi a criação de um novo painel interno na Unilever, que permite o compartilhamento de dados de desempenho da cadeia de suprimentos entre equipes globais. Isso trouxe melhorias no planejamento de demanda e a disponibilidade de estoque para clientes da Amazon, além de proporcionar um maior alinhamento estratégico em supply chain”, destaca Mark.

“Pequenas mudanças também tiveram um grande impacto, como a alteração da embalagem de envio de alguns produtos, eliminando a necessidade de reembalagem pela Amazon antes da entrega ao cliente. Agora, basta adicionar a etiqueta de endereço. Essas otimizações contribuem para uma cadeia de suprimentos mais forte e preparada para o futuro.”

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