A conectividade com o cliente é uma prioridade na Unilever. Serve de base para a forma como trabalhamos com os nossos clientes, em todos os setores, desde o comércio genérico moderno até ao comércio digital. Garantir um fornecimento fácil e contínuo dos nossos produtos, à medida que estes são solicitados, constitui grande parte desta equação.
É por isso que, ao trabalharmos com alguns dos nossos principais parceiros comerciais modernos, desenvolvemos um modelo avançado de conectividade com o cliente baseado em IA que tem ajudado a criar uma cadeia de suprimentos de ponta a ponta verdadeiramente integrada. e que propicia o crescimento para todos aqueles envolvidos.
Tirando proveito da IA para transformar a nossa cadeia de suprimentos
O nosso modelo foi criado como maneira de transformar e melhorar a forma como trabalhamos colaborativamente com os nossos clientes, revolucionando assim os nossos processos de planeamento, previsão e reabastecimento para criarmos uma cadeia de suprimentos otimizada dentro da Unilever e também para os nossos clientes.
O planeamento comercial em conjunto com clientes não é nada de novo, porém a quantidade e profundidade dos dados que agora podem ser partilhados é algo inédito. Trabalhando em tempo real, o nosso modelo integra dados de previsão e dados de vendas atuais entre a Unilever e o cliente, sincronizando o instante em que o consumidor compra um dos nossos produtos com a origem do material. Ao remover as barreiras tradicionais entre cadeias de suprimentos e uma crescente visibilidade dos dados, o modelo cria um ecossistema ininterrupto que liga uma cadeia de suprimentos à outra.
Esta melhoria na precisão das previsões melhora a eficiência de toda a cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo que melhora a nossa resiliência e agilidade por todo o ecossistema de fornecimento - que se está a tornar cada vez mais volátil. Os centros de distribuição e inventário de lojas foram adicionalmente otimizados, com menos camiões na estrada - entregando precisamente as quantidades necessárias. Isto significa menos viagens e mais produtos corretos entregues nos momentos corretos.
Por fim, liberta os funcionários para que estes concentrem os seus esforços noutras coisas. Estimamos que, com a evasão das equipas inteiras das cadeias de planeamento às mudanças manuais e ad hoc, o esforço humano poderá ser reduzido em 30%.
“Os avanços tecnológicos estão a criar oportunidades para as pessoas experimentarem mais coisas", diz Juan Carlos Parada, Diretor Global de Operações com Clientes.
Ele acrescentou: "Temos seguido um percurso de não só “fazermos” o digital, como também “sermos” digitais. Estamo-nos a aproximar de um ambiente em que partes significantes do trabalho estão a ser feitas por máquinas guiadas por pessoas. É uma mudança de mentalidade que está a resultar numa forma de pensar realmente inovadora".
E para o consumidor, isto significa que o produto desejado estará disponível na prateleira sempre que precisar dele.
Trabalhando com a Walmart para desenvolver um melhor planeamento
O projeto piloto foi lançado inicialmente em 2022. Ao trabalharmos em parceria com a Walmart México, um dos nossos maiores clientes, ensaiamos o sistema por toda a nossa categoria de nutrição antes de a implementar em todos os nossos produtos na loja.
Os resultados foram significativos.
A conectividade com o cliente faz parte da nossa missão de excelência operacional
O nosso objetivo para este modelo era criar uma cadeia de valor de ponta a ponta, pioneira na indústria, que está tão interligada que é difícil saber onde acaba a nossa cadeia de suprimentos e onde começa a do cliente. O projeto piloto ajudou-nos a comprovar aquilo que era possível, sendo que o sistema tem-se expandido por todas as nossas categorias e tem sido agora implementado em todo mundo. A ambição visa angariar 30 clientes chave, o equivalente a mais de 15% do volume de negócios moderno global, no prazo dos próximos 18 meses.
Os nossos esforços estão também a ser reconhecidos no exterior. A Unilever foi recentemente reconhecida como Fornecedor N.º1 pela Walmart, México. O projeto foi também finalista do Gartner Power dos Profession Supply Chain Awards 2024 na categoria de “Customer or Patient Innovation of the Year”.
Encontramo-nos num percurso empolgante para digitalizar e aperfeiçoar toda a cadeia de valor da Unilever de ponta a ponta e, enquanto o fazemos, estamos a redefinir os limites da cadeia de valor do lado do cliente.
Juan Carlos Parada, Diretor Global de Operações com Clientes
"Guiar cada decisão que tomamos serve de base para o nosso estatuto de Fornecedor N.º 1 para os nossos clientes. A nossa abordagem, que tira proveito de tecnologias, IA e parcerias estratégicas, resultou numa inovação a nível de conectividade com o cliente, visto que obtivemos uma integração operacional completa com os clientes personificada em “Cadeia de Suprimentos Única”.
"Eu continuo inacreditavelmente orgulhoso dos modelos digitais e IA de ponta que a minha equipa tem desenvolvido, e a minha esperança é que consigamos ser líderes no desenvolvimento do próximo modelo operacional para a nossa indústria".