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Usando a IA para redefinir o futuro da conectividade com o cliente

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A IA está fundamentalmente a alterar a forma como trabalhamos com os nossos clientes. Descubra como estamos a digitalizar e a otimizar a nossa cadeia de valor de ponta a ponta e a utilizar dados para garantir que as nossas marcas estão sempre disponíveis quando os consumidores mais precisarem delas.

Um dedo apontando para um ecrã tátil ligado, mostrando ícones que representam várias fases de uma cadeia de suprimentos de ponta a ponta.

A conectividade com o cliente é uma prioridade na Unilever. Serve de base para a forma como trabalhamos com os nossos clientes, em todos os setores, desde o comércio genérico moderno até ao comércio digital. Garantir um fornecimento fácil e contínuo dos nossos produtos, à medida que estes são solicitados, constitui grande parte desta equação.

É por isso que, ao trabalharmos com alguns dos nossos principais parceiros comerciais modernos, desenvolvemos um modelo avançado de conectividade com o cliente baseado em IA que tem ajudado a criar uma cadeia de suprimentos de ponta a ponta verdadeiramente integrada. e que propicia o crescimento para todos aqueles envolvidos.

Tirando proveito da IA para transformar a nossa cadeia de suprimentos

O nosso modelo foi criado como maneira de transformar e melhorar a forma como trabalhamos colaborativamente com os nossos clientes, revolucionando assim os nossos processos de planeamento, previsão e reabastecimento para criarmos uma cadeia de suprimentos otimizada dentro da Unilever e também para os nossos clientes.

O planeamento comercial em conjunto com clientes não é nada de novo, porém a quantidade e profundidade dos dados que agora podem ser partilhados é algo inédito. Trabalhando em tempo real, o nosso modelo integra dados de previsão e dados de vendas atuais entre a Unilever e o cliente, sincronizando o instante em que o consumidor compra um dos nossos produtos com a origem do material. Ao remover as barreiras tradicionais entre cadeias de suprimentos e uma crescente visibilidade dos dados, o modelo cria um ecossistema ininterrupto que liga uma cadeia de suprimentos à outra.

Esta melhoria na precisão das previsões melhora a eficiência de toda a cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo que melhora a nossa resiliência e agilidade por todo o ecossistema de fornecimento - que se está a tornar cada vez mais volátil. Os centros de distribuição e inventário de lojas foram adicionalmente otimizados, com menos camiões na estrada - entregando precisamente as quantidades necessárias. Isto significa menos viagens e mais produtos corretos entregues nos momentos corretos.

Por fim, liberta os funcionários para que estes concentrem os seus esforços noutras coisas. Estimamos que, com a evasão das equipas inteiras das cadeias de planeamento às mudanças manuais e ad hoc, o esforço humano poderá ser reduzido em 30%.

“Os avanços tecnológicos estão a criar oportunidades para as pessoas experimentarem mais coisas", diz Juan Carlos Parada, Diretor Global de Operações com Clientes.

Ele acrescentou: "Temos seguido um percurso de não só “fazermos” o digital, como também “sermos” digitais. Estamo-nos a aproximar de um ambiente em que partes significantes do trabalho estão a ser feitas por máquinas guiadas por pessoas. É uma mudança de mentalidade que está a resultar numa forma de pensar realmente inovadora".

E para o consumidor, isto significa que o produto desejado estará disponível na prateleira sempre que precisar dele.

Sequências de códigos em binário.

Trabalhando com a Walmart para desenvolver um melhor planeamento

O projeto piloto foi lançado inicialmente em 2022. Ao trabalharmos em parceria com a Walmart México, um dos nossos maiores clientes, ensaiamos o sistema por toda a nossa categoria de nutrição antes de a implementar em todos os nossos produtos na loja.

Os resultados foram significativos.

A conectividade com o cliente faz parte da nossa missão de excelência operacional

O nosso objetivo para este modelo era criar uma cadeia de valor de ponta a ponta, pioneira na indústria, que está tão interligada que é difícil saber onde acaba a nossa cadeia de suprimentos e onde começa a do cliente. O projeto piloto ajudou-nos a comprovar aquilo que era possível, sendo que o sistema tem-se expandido por todas as nossas categorias e tem sido agora implementado em todo mundo. A ambição visa angariar 30 clientes chave, o equivalente a mais de 15% do volume de negócios moderno global, no prazo dos próximos 18 meses.

Os nossos esforços estão também a ser reconhecidos no exterior. A Unilever foi recentemente reconhecida como Fornecedor N.º1 pela Walmart, México. O projeto foi também finalista do Gartner Power dos Profession Supply Chain Awards 2024 na categoria de “Customer or Patient Innovation of the Year”.

Encontramo-nos num percurso empolgante para digitalizar e aperfeiçoar toda a cadeia de valor da Unilever de ponta a ponta e, enquanto o fazemos, estamos a redefinir os limites da cadeia de valor do lado do cliente.

Juan Carlos Parada, Diretor Global de Operações com Clientes

"Guiar cada decisão que tomamos serve de base para o nosso estatuto de Fornecedor N.º 1 para os nossos clientes. A nossa abordagem, que tira proveito de tecnologias, IA e parcerias estratégicas, resultou numa inovação a nível de conectividade com o cliente, visto que obtivemos uma integração operacional completa com os clientes personificada em “Cadeia de Suprimentos Única”.

"Eu continuo inacreditavelmente orgulhoso dos modelos digitais e IA de ponta que a minha equipa tem desenvolvido, e a minha esperança é que consigamos ser líderes no desenvolvimento do próximo modelo operacional para a nossa indústria".

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