Grandes mudanças estão acontecendo no mundo da lavagem da roupa. As mudanças nos hábitos e comportamentos dos consumidores significa que as suas necessidades evoluíram. Atualmente, os ciclos de lavagem estão mais curtos e mais sustentáveis, novos tipos de tecidos e diferentes tipos de desafios na remoção de manchas. Aquilo que anteriormente era visto como uma tarefa, tem agora um envolvimento mais emocional do que no passado.
Ao mesmo tempo, tanto a química da lavagem como a tecnologia das máquinas estão evoluindo a um passo sem precedentes, graças ao desenvolvimento no campo da IA e da robótica.
Além disso, até agora os detergentes, amaciadores e máquinas de lavar roupa têm sido desenvolvidos quase completamente separados uns dos outros.
Para criar uma experiência de lavagem de roupa mais facilitada e sustentável para os consumidores, tudo isto precisa de convergir. É por este motivo que OMO, Persil, Surf, Breeze, Ala, Skip, Rinso e a Comfort formaram parceria com a empresa líder mundial na fabricação de máquinas de lavar Samsung, para dar início a um novo “estilo de vida na lavagem da roupa”.
Esta parceria com a Samsung irá nos permitir criar conjuntamente o futuro da lavagem da roupa com mais velocidade e agilidade do que nunca.
Eduardo Campanella, Presidente da unidade de negócios de cuidados com a casa da Unilever.
O potencial para oportunidades de enorme crescimento
Esta parceria estratégica é um exemplo do Plano de Ação de Crescimento da Unilever, em que estamos focando nosso investimento na apresentação de maiores e melhores inovações a favor de uma superioridade inegável.
O objetivo visa combinar futuras aprendizagens e pesquisas para uma visão de ponta a ponta do novo “estilo de vida na lavagem da roupa”. Isto permitirá que a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) tire proveito da rápida evolução na tecnologia de lavagem da roupa e setores da tecnologia do consumidor para fomentar o crescimento e a inovação na categoria.
Conjuntamente, a Unilever e a Samsung explorarão a forma como apresentar uma experiência de lavagem de roupa totalmente conectada ao combinar tecnologias de ambos os setores, descobrindo informação sobre como a IA e as tecnologias inteligentes poderão trazer maior conveniência ao ato de lavar roupa, tornando-a também mais simples e personalizada às necessidades diárias e de lavagem da roupa modernas.
Eduardo Campanella, Presidente da unidade de negócios Home Care, diz: "Até ao momento, foram desenvolvidas máquinas de lavar roupa e produtos de lavagem da roupa separadamente, porém esta parceria com a Samsung irá permitir-nos criar conjuntamente o futuro da lavagem da roupa com mais velocidade e agilidade do que nunca. Seremos capazes de combinar a evolução dos comportamentos dos consumidores com as tendências tecnológicas domésticas, criando assim uma abordagem mais inteligente à lavagem da roupa que seja capaz de corresponder aos frenéticos estilos de vida atuais".
Um olhar rápido das coisas que irão acontecer
O Wonder Wash da Persil foi testado usando máquinas de lavar roupa topo de gama personalizadas e com IA da Samsung no nosso centro de P&D Port Sunlight, o berço da inovação em lavagem de roupa da Unilever. Este produto altamente tecnológico foi especificamente projetado para ciclos de 15 minutos a frio - que são cada vez mais usados - ajudando assim os consumidores a pouparem 30% de água e até 60% de energia em comparação com ciclos de lavagem mais longos.
No início do ano, a Samsung criou um app permitindo que os usuários lessem códigos de barras dos detergentes para saber a quantidade certa de detergente para um ciclo de lavagem. Isso economiza tempo e produto, o que torna o ciclo de lavagem mais eficiente e sustentável. A Unilever forneceu acesso aos dados relevantes sobre líquidos de lavagem – como por exemplo, Comfort – para ajudar a Samsung a construir uma base de dados mais robusta e uma experiência mais conveniente para os consumidores.
"Sabemos que a lavagem de roupa nem sempre é um tema de discussão entre as pessoas, mas esta parceria cria novas oportunidades para falarmos diretamente com clientes que querem saber sobre o tema e procuram lavar a sua roupa de maneira mais inteligente", diz Tati Lindenberg, VP de Marketing na Dirt Is Good.
“Para além de combinar os nossos conhecimentos e perícia a nível de lavagem da roupa, a colaboração envolverá novas inovações e ativações multicanal para envolver os consumidores naquilo que é frequentemente visto como apenas uma tarefa doméstica", complementa.