Danos capilares são uma preocupação crescente entre os consumidores. Pesquise a hashtag #HairDamage no TikTok e você encontrará 282,8 milhões de vídeos abordando questões que vão desde pontas duplas até redução de volume e brilho.
Há uma variedade de razões para isso. Por exemplo, mais pessoas estão optando por estilos de cabelo mais longos, bem como tratamentos de coloração.
O impacto da poluição e das ferramentas de modelagem de cabelo são outros fatores. E por causa disso, vemos um aumento no número de produtos de cuidados capilares que as pessoas usam, bem como uma demanda crescente por soluções que reparem danos capilares.
A participação no mercado também está aumentando. Uma pesquisa da Nielsen Research relata que os nove principais mercados do mundo para produtos de cuidados capilares viram as vendas de produtos que gerenciam danos aumentarem €139 milhões de 2022 para 2023.
“O cabelo é o principal ativo de autoexpressão”, diz Stephen Maguire, especialista em cuidados com fibras capilares da P&D. “Mas alcançar o estilo de cabelo desejado também depende da condição em que seu cabelo está.”

Desvendando o segredo para um cabelo mais forte
O cabelo é composto por 90% de proteína queratina, 7% de água e 3% de lipídios.
“Cada fibra capilar tem duas partes principais: a cutícula na parte externa e o córtex na parte interna, que é composto por fios de queratina ligados ao longo do comprimento da fibra”, explica Stephen.
“A queratina dá ao cabelo sua força, forma e movimento. Quando o cabelo é danificado por fatores como calor, tratamentos químicos e poluição ambiental, essas ligações de proteína podem se romper. Isso enfraquece a estrutura da fibra capilar interna e, por sua vez, a força e a condição do seu cabelo.
“Historicamente, as tecnologias de reparação de danos funcionavam apenas na superfície do cabelo, mascarando os sinais de danos”, diz Stephen.
“A área de P&D da Unilever descobriu uma maneira de colocar substâncias dentro da fibra capilar para repará-la internamente. Lançamos nossa primeira linha com a Tecnologia de Reparação Ativa de Fibras nos produtos Dove Intensive Repair há mais de uma década. Desde então, temos sido pioneiros na reparação interna do cabelo”, acrescenta.
Reparando e fortalecendo o cabelo de dentro para fora
Hoje, a Tecnologia de Reparação Ativa de Fibras está presente em uma variedade de produtos de cuidados capilares da Unilever, como Dove, Nexxus, TRESemmé, incluindo shampoos, condicionadores e séruns, nos tratamentos de enxágue e sem enxágue.
“A Tecnologia de Reparação Ativa de Fibras reconstrói as ligações de proteína dentro da fibra capilar e melhora a resistência do cabelo aos danos”, explica Stephen.
“Ela faz isso através de uma mistura única de moléculas que atuam como complementos de proteína. Essas moléculas penetram profundamente nas fibras capilares e criam ligações para substituir as que estão danificadas dentro do cabelo.”
Pesquisas pioneiras em novos métodos de cuidados capilares
A mais recente inovação de pesquisa pioneira da Unilever é o novo Dove Bond Repair.
Essa nova linha de produtos avançados de fortalecimento de ligações inclui três tecnologias patenteadas ativas.
Desenvolvidos com Bio-Protein Care + Peptídeos, a nova linha trabalha harmonicamente com a biologia do seu cabelo para reparar e restaurar visivelmente os sinais de danos extremos, resultando em um cabelo mais forte, suave e brilhante.
Nos primeiros 100 dias de seu lançamento nos EUA, as vendas do Dove Bond Strength superaram as expectativas em grandes varejistas, e a linha teve o mesmo sucesso com seu lançamento no Brasil.

Protegendo as fibras capilares dos danos superficiais
Mas fortalecer o cabelo de dentro para fora é apenas uma parte da história de reparação capilar da P&D da Unilever.
“O cuidado total das fibras requer tecnologias que reparem a fibra internamente e externamente”, acrescenta Stephen.
Quando o cabelo é danificado, a superfície da fibra capilar se torna mais hidrofílica, o que significa que é mais porosa à água. E isso dificulta o funcionamento dos tratamentos de reparação superficial.
“Nossa tecnologia inovadora Fibre Shield se deposita inteligentemente na superfície do cabelo”, diz Stephen. “Em resumo, ela especificamente mira aquelas áreas que têm mais danos.”
“Quando o Fibre Shield é usado em condicionadores e tratamentos de enxágue, ele ajuda a superfície do cabelo a repelir a água novamente, restaurando as propriedades da superfície da fibra e revertendo os sintomas de danos”, explica.
A tecnologia foi usada na nova linha Dove Bond Strength para criar a Máscara Sérum 10-em-1 Bond Strength da Dove.
Projetada como um tratamento semanal, ela usa um complexo de peptídeos para fortalecer as ligações capilares e ajudar a reverter dez sinais visíveis de danos. Quando a máscara é deixada no cabelo por um minuto, ela pode transformar cabelos extremamente danificados e torná-los dez vezes mais fortes, macios e suaves.
Lançamos a nossa primeira Tecnologia de Reparação Ativa de Fibras nos produtos Intensive Repair da Dove há mais de uma década. Desde então, temos sido pioneiros na reparação interna do cabelo
Stephen Maguire, Especialista em P&D sobre Cuidados de Fibras Capilares
O futuro dos cuidados capilares
Os hábitos de cuidados capilares dos consumidores estão evoluindo. “Estamos vendo um número crescente de pessoas aumentar as etapas em suas rotinas de cuidados capilares”, diz Stephen.
“Estamos inovando rapidamente para garantir que continuemos a desenvolver tecnologias que atendam às necessidades dos consumidores de fortalecer e proteger o cabelo de dentro para fora.”