Ir para Conteúdo

Fábrica de Indaiatuba, da Unilever, passa a operar com energia verde

Publicado:

A maior fábrica de detergente em pó do mundo começa a gerar energia renovável com biomassa de eucalipto para o processo produtivo e evitará a emissão de 37 mil toneladas de CO2 por ano

Fotos da Fábrica de Indaiatuba em São Paulo, da Unilever, vista de cima, em uma paisagem de céu azul.
Planta de biomassa da fábrica de Indaiatuba (SP) da Unilever.
Planta de biomassa da fábrica de Indaiatuba (SP) da Unilever. Crédito: Celso Doni

A Unilever anuncia o início da geração de energia renovável com biomassa de eucalipto para a produção na sua fábrica de Indaiatuba (SP), a maior fábrica de produção de detergente em pó do mundo. Com investimento de 48 milhões de reais, a planta de biomassa tem capacidade para produzir 30 giga caloria/hora de energia e reduzirá a emissão de 37 mil toneladas de CO2 (gás carbônico) por ano, o que equivale a 14 quilômetros quadrados de floresta.

O projeto aproxima a Unilever da sua meta de zerar as emissões das suas operações fabris, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e o alcance do objetivo número 7, energia limpa e acessível, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

A instalação na fábrica de Indaiatuba, que acaba de receber a certificação de “4ª Revolução Industrial Avançada” pelo Fórum Econômico Mundial, foi desenvolvida em menos de dois anos, e possui alto nível de automação industrial. A empresa ComBio é a fornecedora da madeira de eucalipto que possui a certificação Madeira Legal e será entregue à fábrica em forma de cavaco (madeira picada).

O projeto consistiu na construção de uma planta de geração de energia com biomassa composta pelo sistema de transporte do material, a estação de tratamento de água, a fornalha, o tambor de vapor, filtros multiciclones e ventiladores, entre outros, e consumirá em média 216 toneladas de cavaco por dia, mobilizando cerca de oito caminhões cheios do material diariamente na fábrica.

“Reduzir a emissão de carbono na maior fábrica de sabão em pó do mundo requer expertise e forte engajamento no desenvolvimento sustentável. Esta operação reforça o papel de liderança da Unilever na busca por soluções aos desafios ambientais enfrentados em todo o mundo, principalmente, na luta para frear as mudanças climáticas e materializa o nosso plano estratégico de negócio, o Unilever Compass, afirma Alexandre Camiloti, líder de Supply Chain da divisão de cuidados com a casa para as Américas da Unilever.

Com ampla automatização instalada, a nova planta da companhia garante elevados níveis de eficiência ao mesmo tempo que elimina o uso de combustíveis fósseis. Todos os funcionários envolvidos na operação receberam treinamento de cerca de 220 horas, abrangendo os quadros operacional, técnico e administrativo.

Realizados pela equipe de engenheiros da fábrica e técnicos da fabricante da fornalha, o desenvolvimento dos times envolveu análises de dados para o uso de inteligência artificial na gestão técnica, o uso de softwares de simulação de processos e análises de dados. A companhia criou uma sala de treinamento digital com computadores para fazer as simulações e maquetes 3D para as análises virtuais da área.

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL CERTIFICA A FÁBRICA DA UNILEVER – A maior fábrica de produção de detergente em pó do mundo acaba de ser eleita por especialistas independentes para a plataforma do Fórum Econômico Mundial, que integra as melhores práticas globais em indústria avançada, chamada “Advanced Fourth Industrial Revolution (4IR) Lighthouse”. A certificação reconhece o quanto a fábrica lidera a aplicação de tecnologias avançadas para impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a performance nos processos fabris com tecnologias e metodologias da quarta revolução industrial.

Esta é a quinta fábrica da Unilever no mundo a receber a certificação da Lighthouse. Além da planta de Indaiatuba, as outras fábricas são: a de Hefei e a fábrica de sorvetes TaiCang, ambas na China, a fábrica de cuidados pessoais de Dubai nos Emirados Árabes Unidos e a fábrica de cuidados domésticos de Dapada, na Índia.

“Sermos reconhecidos pelo Fórum Econômico Mundial enche toda a Unilever de orgulho. Ainda mais para o time da fábrica, que é uma das líderes mundiais em tecnologias avançadas e inovações da quarta revolução industrial, comprovando o quanto a companhia está preparada digitalmente, rápida, flexível e pronta para o futuro, com a colaboração de um ecossistema diverso e de um time pronto para seguir nesta trajetória.

O resultado é fruto do esforço coletivo de todos os funcionários da fábrica de Indaiatuba e de Digital, que mantêm o compromisso e o envolvimento contínuo com resiliência e propósito”, celebra Gerardo Rozanski, head da Unilever Brasil e líder da categoria de Cuidados com a Casa para as Américas.

ADOÇÃO DE BAIXO CARBONO E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – Ao longo dos últimos anos, a Unilever tem avançado em iniciativas para a transição de energia em todas as suas operações e também nos produtos como forma de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Esta já é a terceira fábrica da companhia no país a fazer a transição para energia renovável.

A fábrica de Pouso Alegre (MG) também utiliza biomassa de eucalipto certificado e a fábrica de Valinhos (SP) utiliza cavaco de madeira reciclada. Nos produtos, a Unilever tem investido no uso de ingredientes de baixo carbono e em novas fórmulas para oferecer alternativas baseadas em plantas e produtos de limpeza isentos de combustíveis fósseis.

Voltar ao topo