Ir para Conteúdo

Dove’s new concentrated body wash which comes with a reusable aluminium bottle and small, recyclable refill bottles

“Por que vocês não tornam todas as suas embalagens reutilizáveis”?

Estamos repensando completamente o papel do plástico em nossos negócios. E esta é uma das perguntas que nos fazem com mais frequência. Aqui está nossa resposta.

Estamos fazendo um bom progresso em direção à nossa meta ambiciosa de garantir que todas as nossas embalagens plásticas sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Nosso compromisso de remover completamente 100.000 toneladas de embalagens plásticas também está impulsionando uma mudança em nossos formatos de embalagens para soluções de reutilização e refil.

Mas muitas vezes nos perguntam por que não podemos ir mais longe e mais rápido. Uma pergunta que continua surgindo é sobre a capacidade de reutilização.

Estamos analisando como introduzir embalagens mais reutilizáveis. Mas não existe uma solução única para tudo. As maneiras pelas quais as pessoas compram e usam nossos produtos variam muito de mercado para mercado e até mesmo dentro do mesmo mercado. Encontrar as soluções certas depende de uma série de fatores. Onde elas moram. Como elas compram. O que elas compram. Da mesma forma, diferentes categorias de produtos podem funcionar melhor fora de casa do que em casa.

A embalagem não é apenas uma questão de transporte; também tem que cumprir algumas tarefas realmente importantes, como manter os produtos seguros, funcionais e de alta qualidade. Desenvolver embalagens reutilizáveis que ofereçam uma experiência de usuário igual, se não superior, tem sido um desafio de design, mas estamos aprendendo com cada insight e melhorando e evoluindo nossos planos.

Estamos trabalhando muito para promover uma revolução de refil-reutilização como parte de nosso plano muito mais amplo de criar uma economia circular para o plástico. Temos equipes dedicadas para acelerar esse trabalho e estamos investindo em programas-piloto em todo o mundo para descobrir o que funciona.

Comodidade em casa

Estamos incentivando os consumidores a pensar em nossos produtos de limpeza e lavanderia como uma 'embalagem para a vida'. Por exemplo, os nossos frascos de spray Cif e os nossos frascos de OMO de 3 litros que são diluídos em casa com refis ultra concentrados.

Isso nos permite oferecer aos consumidores os mesmos produtos com muito menos plástico e embalagens convenientemente menores, e que geralmente custam menos para comprar do que as embalagens de tamanho padrão. Além disso, quando os consumidores diluem os produtos em casa, transportamos muito menos água. Isso significa menos caminhões na estrada e, portanto, menos emissões de carbono associadas à distribuição de nossos produtos.

Nossas marcas estão desafiando a cultura do descarte de outras maneiras também. A Dove iniciou uma “recarga” de beleza com sua primeira embalagem de desodorante recarregável em aço inoxidável, que os compradores podem comprar uma vez e usar por toda a vida..

Nas lojas, na rua

Também estamos testando a distribuição nas lojas, onde um número cada vez maior de nossas marcas está disponível em estações de refil. Em conjunto com os principais varejistas, atualmente temos testes em 11 países, incluindo nosso maior piloto na Europa: nas lojas Asda e Co-op no Reino Unido. Também temos máquinas de venda automática na Índia, onde os consumidores podem recarregar (refil) suas embalagens de Surf Excel, Comfort e Vim.

Através desses pilotos, estamos coletando informações sobre quais formatos funcionam melhor. Também estamos analisando como podemos comunicar as economias ambientais para incentivar os consumidores a reutilizar e recarregar. Usando códigos QR na embalagem, podemos rastrear o ciclo de vida da embalagem e o número de vezes que ela é usada, o que esperamos que também motive os compradores a continuar a recarregar (refil) e reutilizar.

Oferecendo o que as pessoas realmente querem

Aprendemos que, quando se trata de refil-reutilização, o sucesso depende de soluções personalizadas, removendo barreiras à entrada e mantendo os sistemas o mais simples possível. Para apoiar o crescimento desses novos formatos, precisamos trabalhar com consumidores, clientes, outras empresas e governos para criar os sistemas que permitam que esses modelos prosperem.

A mudança global precisa de todo um sistema por trás dela. Os governos têm um papel crítico a desempenhar quando se trata de estabelecer padrões para esses sistemas e incentivar o investimento. Esses fatores terão um impacto significativo na aceitação e aceleração de embalagens reutilizáveis e recarregáveis. É por isso que, ao lado de mais de 70 outras empresas, estamos pedindo um tratado ambicioso e juridicamente vinculativo à ONU – baseado em uma abordagem de economia circular – para combater a poluição plástica em escala global.

A inovação na recarga e reutilização está no começo. Todos nós ainda estamos aprendendo. Mas fazer testes em condições do mundo real tem nos dado uma longa lista de insights – e uma lista de tarefas ainda mais longa. Agora queremos ganhar impulso e fazer tudo o que pudermos para ajudar a trazer uma revolução quando se trata de refil-reutilização.