Ir para Conteúdo

Foto de um campo de soja no Brasil

Estamos construindo no Brasil uma cadeia de soja sustentável

Estamos trabalhando em parceria com um fornecedor líder para garantir que o óleo de soja que usamos em uma de nossas fábrica no Brasil venha apenas de uma cadeia de fornecimento livre de desmatamento.

Muitos de nossos produtos Hellmann’s e Knorr são feitos com um dos óleos comestíveis mais usados no mundo – o óleo de soja. Agora estamos fortalecendo uma parceria sustentável com um importante fornecedor de soja para garantir que o óleo de soja que usamos em uma de nossas principais fábricas no Brasil seja proveniente apenas de áreas livres de desmatamento ou não convertidas.

Nossa fábrica na região de Pouso Alegre, em Minas Gerais, é a nova parceira do fornecedor CJ Selecta, em um movimento que cumpre os termos de nossa rigorosa Política de Pessoas e Natureza – um conjunto de princípios que sustentam nossos compromissos com a proteção dos ecossistemas naturais, com o respeito aos direitos humanos, com a transparência na cadeia de fornecimento, e mais.

As condições de fornecimento mais rígidas estenderão os requisitos de rastreabilidade e transparência que já estão em vigor para fornecedores diretos da fábrica da CJ Selecta em Araguari, de modo que a mesma governança se aplique também aos fornecedores indiretos.

Isso marca um avanço significativo em nossas metas para uma cadeia de fornecimento de soja sustentável, ambições que incluem o compromisso de uma produção livre de desmatamento até 2023, além de alcançar 100% de fornecimento sustentável de nossas principais produções agrícolas.

Ampliando o impacto positivo

“Estamos muito orgulhosos dessa parceria fortalecida e da ambição compartilhada com nosso parceiro de confiança, a CJ Selecta”, diz Marcelo Scarcelli, Diretor de Compras - Naturais & Nutrição da Unilever, que assinou o contrato junto com o CEO da CJ Selecta, Guilherme Tancredi, o presidente do CJ Group, Jerry Chun, e o Gerente Comercial, Rodrigo Ribeiro.

“Esta iniciativa tem o potencial de ampliar o impacto positivo nas cadeias de fornecimento de soja, trazendo mais fornecedores indiretos da CJ Selecta para a transição à soja sustentável. Também demonstra o esforço contínuo da Unilever e de suas marcas para construir soluções sustentáveis, que irão ajudar o planeta e entregar opções para consumidores cada vez mais preocupados e conscientes sobre a origem dos ingredientes que estão levando para casa”, explica.

O CEO da CJ Selecta, Guilherme Tancredi, acrescenta: “A CJ Selecta acredita que compromisso e responsabilidade andam de mãos dadas com o desenvolvimento sustentável da agricultura no Brasil. Um dos nossos principais objetivos é gerar um impacto positivo, integrando essa cadeia de fornecimento desde a fazenda até o cliente final. Este programa em parceria com a Unilever deve se tornar uma referência para o mercado e um marco de nossos novos produtos em nível ambiental, social e de governança”.

Fábrica da CJ Selecta em Araguari, Brasil

Restaurando e regenerando a natureza

Eliminar o desmatamento e a conversão não é apenas uma solução natural essencial para a crise climática, mas também pode ajudar a combater a desigualdade social. Incentivar práticas agrícolas aprimoradas pode aumentar o rendimento – e, portanto, a renda – dos pequenos produtores e suas famílias, o que reduz a pressão sobre as florestas.

Estamos contribuindo para o desenvolvimento de padrões internacionais, que reconhecem produtores e fornecedores por seus esforços para abordar os grandes problemas associados à produção de soja, como a perda de vegetação no Cerrado brasileiro. E somos membros fundadores da Mesa Redonda sobre Soja Responsável (em inglês, Round Table on Responsible Soy - RTRS). Desde 2010, o desenvolvimento do padrão RTRS tem permitido aos produtores melhorar suas práticas e obter a certificação.

Continuamos a trabalhar com produtores, ONGs, nossos fornecedores, outros agronegócios e governos para apoiar práticas agrícolas sustentáveis que melhoram a saúde do solo, a qualidade da água e os rendimentos, usando métodos de agricultura regenerativa, como o plantio de culturas de cobertura.

“Em Hellmann's, nos orgulhamos de nossos produtos de qualidade superior e nossas práticas de sustentabilidade pioneiras", diz Christina Bauer-Plank, vice-presidente global da Hellmann's & Dressings.

“Estou muito feliz que este movimento junte esses dois elementos importantes em uma mudança que é melhor tanto para as pessoas, quanto para o planeta”.

A CJ Selecta é uma produtora brasileira de CPS (Concentrado de Proteína de Soja), óleo de soja, lecitina e etanol, entre outros produtos. Faz parte da Divisão CJ Bio, sob o Grupo Coreano CheilJedand.