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Uma olhadinha em alguns de nossos principais momentos em 2020

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Desde ajudar as pessoas durante a pandemia do Covid-19 até a fabricação de alimentos mais ecológicos, muita coisa aconteceu na Unilever neste ano, para nossos negócios e para as comunidades que atendemos.

A group of children raise their hands whilst taking part of Lifebuoy’s handwashing programme

É justo dizer que 2020 foi um ano como nenhum outro. Dominados por uma pandemia que afetou a todos nós de um jeito ou de outro, vidas e economias continuam a virar de cabeça para baixo. Felizmente, parece haver uma luz no final deste túnel tão longo, com vacinas começando a estar disponíveis.

No ano em que a Unilever completou 90 anos, utilizamos nossos recursos e experiência como empresa global para ajudar as pessoas a passar por esta crise. E embora esse tenha sido um foco importante, também fizemos um bom progresso em outras questões importantes para todos nós e, ao mesmo tempo, anunciamos alguns novos compromissos arrojados.

Como 2020 está chegando ao fim, vamos dar uma olhadinha em alguns dos nossos principais momentos do ano que está terminando.

1. Ajudamos pessoas, comunidades e empresas durante a pandemia

Anunciamos um conjunto de medidas para ajudar os esforços globais e nacionais para combater a pandemia do Covid-19 – para proteger vidas e meios de subsistência. Nos comprometemos em fornecer sabonete, desinfetante, alvejante e alimentos gratuitos no valor de €100 milhões para consumidores e comunidades. Oferecemos €500 milhões de alívio de fluxo de caixa para ajudar clientes e fornecedores em nossa cadeia de valor estendido. E nos comprometemos em proteger o pagamento de nossos funcionários e contratados.

Essas grandes medidas foram filtradas para uma série de iniciativas locais. Por exemplo, fizemos parceria com instituições de caridade e ONGs para conseguir doações de produtos para os mais necessitados – nosso programa Unidos pela América é um bom exemplo. Unimos forças com o governo do Reino Unido para alcançar um bilhão de pessoas com uma campanha de mudança de comportamento em relação à lavagem das mãos. E aumentamos nosso negócio de desinfetantes para as mãos – de duas fábricas em janeiro para 61 em maio – para atender à demanda global.

Woman packing items for United for America, an initiative designed to support communities in need during Covid-19.

2. Completamos dez anos do Plano de Vida Sustentável Unilever

Em 2010, nos propusemos a tornar-nos o negócio mais sustentável do mundo com o lançamento do Plano de Vida Sustentável Unilever (USLP, na sigla em inglês). Com objetivos de grande alcance, isso foi um divisor de águas para nós e para os outros. E estamos orgulhosos dos impactos positivos que causamos.

Por exemplo, alcançamos 1,3 bilhões de pessoas através de nossos programas de saúde e higiene e ajudamos mais de 2,3 milhões de mulheres a acessar iniciativas que visam promover sua segurança, desenvolver suas habilidades ou expandir suas oportunidades.

3. Anunciamos novas ações para ajudar a proteger o clima e a natureza

À medida que o mundo voltava sua atenção para a Covid-19, o foco saiu de uma ameaça muito maior e sempre presente para as pessoas e o planeta: a crise climática e a natureza. Anunciamos novos compromissos e ações ambiciosos para combater as mudanças climáticas, proteger e regenerar a natureza e preservar os recursos para as gerações futuras.

Isso inclui uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023 e zero emissões líquidas de todos os nossos produtos até 2039. Como parte disso, nossas marcas irão investir coletivamente €1 bilhão em um fundo que será usado para tomar ações significativas e decisivas.

4. Lançamos uma visão para reimaginar o futuro da limpeza

Além do anúncio de nosso compromisso com o Clima e a Natureza, lançamos o Futuro Limpo – uma estratégia de inovação que mudará fundamentalmente a maneira como nossos produtos de limpeza e lavanderia são criados, fabricados e embalados.

Em sua essência está a ambição de substituir 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis nas formulações de nossos produtos por carbono renovável ou reciclado até 2030. Como parte disso, o Omo lançou seus produtos com mais poder de limpeza e mais ecológicos, incorporando removedores de manchas à base de plantas.

Children planting seedlings.

5. Nos comprometemos em tornar os alimentos "planet-friendly" (que são bons também para o planeta) uma opção saborosa

Lançamos nossa iniciativa Future Foods (o Alimento do Futuro): nosso plano para ajudar as pessoas na transição para dietas mais saudáveis e reduzir o impacto ambiental da cadeia alimentar. Nele, nos comprometemos com uma meta anual de vendas de €1 bilhão de produtos veganos e alternativos aos laticínios, e continuamos a reduzir as calorias, o sal e o açúcar em todos os nossos produtos.

6. Fizemos progressos no combate aos resíduos plásticos

Relatamos nosso progresso em relação à promessa que fizemos em outubro do ano passado de que até 2025 reduziríamos pela metade o uso de plástico virgem em nossas embalagens e removeríamos inteiramente mais de 100.000 toneladas de plástico.

Estamos no caminho certo para cumprir nossas promessas. Por exemplo, o plástico reciclado pós-consumo (PCR) agora é responsável por mais de 10% de nossa pegada de plásticos. Nossa meta é de pelo menos 25% até 2025. Como parte da atualização, também compartilhamos nossos aprendizados sobre modelos de refil/reutilização pela primeira vez.

7. Assumimos uma posição sobre os testes em animais

Há décadas desenvolvemos e usamos abordagens que não envolvem testes em animais para garantir a segurança de nossos produtos. Mas os anúncios recentes da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) podem desfazer o progresso contínuo que queremos ver. Então, unimos forças com outras organizações para co-assinar uma carta aberta pedindo que a Proibição de Testes de Cosméticos em Animais da UE fosse mantida como previsto.

8. Aumentamos nosso uso de tecnologia para acabar com o desmatamento

Para garantir que a terra usada para o cultivo de plantações como palma e soja não esteja ligada ao desmatamento, estamos reimaginando nossa abordagem de rastreabilidade. Lançamos um piloto com a empresa norte-americana Orbital Insight, que usa dados de geolocalização para nos dar uma imagem mais clara de onde as safras colhidas estão vindo. Isso, por sua vez, nos permite prever – e agir – em questões como o desmatamento. Este piloto – junto com nossa nova parceria com o Google Cloud – é mais um passo em direção à construção de um ecossistema digital que nos ajudará a monitorar nossa cadeia de abastecimento ainda mais de perto.

9. Alcançamos um maior equilíbrio de gênero em nosso negócio

Temos uma missão de longa data de promover a igualdade de gênero no local de trabalho e atingimos a meta de 50% de todos os cargos gerenciais em nosso negócio global sendo ocupados por mulheres. Isso cumpre uma meta que estabelecemos em 2010, quando as mulheres representavam 38% de nossos cargos gerenciais.

Desde então, introduzimos uma série de programas, parcerias e políticas – todos projetados para apoiar as mulheres dentro da empresa e quebrar barreiras ao seu recrutamento, retenção e desenvolvimento.

Businesswoman shaking hands. In 2020, Unilever reached its target of 50% of all managerial roles being held by women.

10. Passamos para 100% de fontes renováveis nas redes elétricas globalmente

E, finalmente, voltamos ao início do ano. Em 1º de janeiro, anunciamos que todas as nossas fábricas, escritórios, instalações de P&D, centros de dados, depósitos e centros de distribuição estavam usando 100% de fontes renováveis nas redes elétricas. Estamos satisfeitos por alcançar esse marco, mas agora estamos indo mais longe e trabalhando para conseguir que o uso de toda nossa energia venha de fontes renováveis. Nosso objetivo é nos tornarmos totalmente neutros em carbono em toda a empresa antes de 2030.

Quais serão nossas ações no próximo ano?

À medida que continuamos nossos esforços para cuidar das pessoas e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, também continuaremos a ajudar a enfrentar alguns dos maiores problemas do mundo – como a emergência climática e os resíduos plásticos – usando nossa influência para impulsionar mudanças a nível global.

Mas também há muito que podemos fazer como indivíduos para fazer a diferença.

É por isso que lançamos nossa plataforma Take Action, que reúne iniciativas de vários parceiros, ONGs e outras organizações ao redor do mundo. Há toda uma gama de ações para se envolver, desde petições globais a voluntariado local.

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