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Cumprindo a lista de tarefas do mundo

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Fome. Pobreza. Alterações Climáticas. Desigualdade. Como podemos começar a tentar resolver problemas como esses? Uma nova campanha global sugere que a melhor maneira de começar é apoiando a lista de tarefas proposta pela ONU a todo a humanidade. Venha ver como nos inserimos nesse contexto.

Banner with wind turbines image and then a green sticky note on the right-hand side  #WorldsToDoList

O que está no topo da sua lista de "tarefas"?

Acabar com a fome no mundo, acabar com as mudanças climáticas e lutar pela igualdade de gênero também fazem parte da lista de prioridades do mundo.

Elas podem parecer metas impossíveis, mas uma nova campanha global da ONU (organização das Nações Unidas), lançada no início desta semana sugere que se agirmos coletivamente em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (também conhecidos como ODS ou Objetivos Globais das Nações Unidas) e trabalharmos por eles, poderemos tornar alcançável algo aparentemente inatingível.

Idealizada pelo Project Everyone (Projeto Todos), uma agência de comunicação criativa sem fins lucrativos, chefiada pelo roteirista do filme Simplesmente Amor, Richard Curtis, a campanha The World To Do List (A Lista de Tarefas) está convocando empresas de todo o mundo a doar uma parte de seus espaços de comunicação à conscientização sobre a importância dos ODS.

É por isso que temos aqui no nosso site este espaço, como um lembrete de que o planeta e sua população devem estar em primeiro lugar.

Como as metas globais estão no centro de nosso negócio

Embora estejamos destacando os sete ODS abaixo, a realidade é que nosso plano de negócios, o Unilever Compass, reflete o compromisso de trabalhar para alcançar todos eles.

Nosso fundo “Clima e Natureza “, de €1 bilhão para este pilar, por exemplo, foi lançado para apoiar nossas marcas a executar projetos de natureza positiva que ajudarão a combater as mudanças climáticas nos próximos dez anos. E nossa visão Beleza Positiva tem como objetivo aproveitar o poder de nossas marcas de beleza e cuidados pessoais para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar, além de promover a equidade e inclusão.

Da mesma forma, por meio de nossos compromissos com a Alimentos do Futuro, estamos trabalhando para transformar os sistemas alimentares globais para que sejam mais justos, desperdicem menos e sejam melhores para a saúde das pessoas e do planeta. E nossa iniciativa Futuro Limpo tem o compromisso de substituir 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis em nossas formulações de Home Care por alternativas renováveis ou recicladas até 2030.

Como os ODS estão no centro do nosso negócio

As metas e programas dentro da nossa Estratégia Compass reforçam o compromisso da Unilever de ​trabalhar para atingir os 17 ODS. Para esta ação, entretanto, a companhia destacou sete deles. Saiba quais são e o que a Unilever Brasil tem feito para contribuir.

Orange sticky note with End world hunger written on it

ODS 2 - Acabar com a fome

Hellmann’s - Unidos pela comida

O projeto teve início em maio de 2021, com o objetivo de salvar, durante aquele mês, 4 toneladas de alimentos do desperdício, contribuindo com 12 mil refeições e unindo 10 parceiros. O resultado foi além das expectativas, com o total de 7,9 toneladas de alimentos, resultando em 13.600 refeições. E não parou por aí: até o final de julho do mesmo ano, a iniciativa permitiu que 32 toneladas de alimentos que seriam desperdiçadas contribuíssem com 59.091 refeições. Os resultados positivos do projeto abriram portas para novos planos, ainda maiores, com a ambição de expandir o modelo para outras regiões do país e chegar a um total de um milhão de refeições doadas, o que equivale a 500 toneladas de alimentos que não serão jogados fora, até maio de 2022.

Green sticky note with Deliver good health for alll written on it

ODS 3 - Proporcionar boas condições de saúde e bem-estar

O movimento global “Beleza Positiva” é uma resposta às demandas da sociedade a respeito da quebra da estereótipos e estabelece uma nova visão e estratégia para a categoria de beleza, higiene e cuidados pessoais da Unilever ao redor do mundo.

Uma das principais frentes desse movimento é a retirada do termo “normal” das embalagens e da publicidade dos produtos de beleza e cuidados pessoais. Isso porque pesquisa feita pela companhia em nove países, incluindo o Brasil, mostrou que 56% das pessoas se sentem excluídas por descrições atualmente utilizadas em produtos de higiene e beleza. Outra frente importante é o compromisso da Unilever de não fazer qualquer alteração digital para modificar o tamanho, formato e/ou proporção do corpo e a cor da pele em fotos de anúncios. A companhia também vem trabalhando para aumentar cada vez mais a diversidade na propaganda de suas marcas. Temos Dove como marca emblemática em autoestima e fomos pioneiros em abordar a questão dos estereótipos e vieses inconscientes na publicidade. Fomos uma das primeiras signatárias da Aliança sem Estereótipo da ONU, em 2017, e apoiamos a regionalização do movimento na América Latina, começando pelo Brasil. Também lançamos, em 2018, o movimento global Unstereotype que tem como objetivo acabar com os estereótipos na propaganda. Seda também é um exemplo de marca que vem trabalhando a questão da diversidade e inclusão por meio de iniciativas de amplificação de vozes negras e de projetos de capacitação voltados para jovens.

Red sticky note with Achieve gender equality written on it

ODS 5- Atingir a equidade de gênero

Em 2020, a Unilever global teve motivos de sobra para comemorar o Dia Internacional da Mulher ao ​atingir a tão esperada equidade de gênero em sua liderança, com 50% de líderes mulheres e um ano antes do prazo estabelecido. Só para se ter uma ideia de como avançamos neste importante tema, em 2010 a porcentagem era de 38% e, em 2015, 44,8%. Aqui no Brasil, a média é 53%, sendo 60% em coordenação, 55% em gerência, 51% em diretoria e 20% no Board.

Blue sticky note with Ensure clean water and canitation for all written on it

ODS 6 - Garantir água limpa e saneamento

Em todo o mundo, a Unilever ajuda a combater os perigos do saneamento e higiene precários. Dentro das metas estabelecidas até 2020, a companhia atingiu o fornecimento global de mais 121 bilhões de litros de água com seus purificadores, além de ter impactado 29 milhões de pessoas ao garantir a elas acesso a banheiros com saneamento adequado.

Aqui no Brasil, nossas fábricas reduziram em 54% o consumo de água por tonelada nas produções na última década. Em Indaiatuba, por exemplo, 100% de toda a água utilizada é de reuso. Já em Vinhedo, todo o efluente gerado é tratado ao ponto de poder ser reintroduzido nos processos de limpeza de área externa, uso nas descargas de banheiro, sistema de incêndio e alguns processos produtivos.

Pink stick note with Fight inequality written on it

ODS 10 - Combater a desigualdade

Em janeiro deste ano, a Unilever anunciou globalmente seus novos compromissos de negócios. Um dos pilares dedica-se a “Contribuir para um mundo mais justo e inclusivo”, com metas que englobam qualidade de vida, oportunidades pela inclusão e desenvolvimento de pessoas para o futuro do trabalho.

Dentro desses novos compromissos, a iniciativa ‘Um Milhão de Oportunidades’, lançada em parceria com o UNICEF, é um bom exemplo do que temos feito na Unilever Brasil. O projeto tem como objetivo gerar, nos próximos dois anos, um milhão de oportunidades em quatro pilares: acesso à educação de qualidade; inclusão digital e conectividade; fomento ao empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens; e acesso ao mundo do trabalho em oportunidades de estágio, aprendiz e emprego formal. Para combater a desigualdade, também trabalhamos a agenda de Equidade, Diversidade e Inclusão dentro e fora da companhia, com foco na interseccionalidade entre os nossos pilares prioritários (gênero, raça e PCDs).

Mustard coloured sticky note with Create a waste free world written on it

ODS 12 - Criar um mundo livre de resíduos

A gestão eficiente de resíduos está no centro da nossa estratégia de sustentabilidade, incluindo os compromissos com o plástico e a redução de resíduos associados ao descarte de nossos produtos, que globalmente já atingiu 31%. No Brasil, conquistamos a marca ‘Aterro Zero’ em toda nossa operação desde 2015, e temos importantes iniciativas de conscientização da sociedade sobre o tema. A mais recente é a expansão da parceria com a start up Molécoola, que está instalando pontos de coleta de embalagens na cidade de São Paulo até o final do ano.

Green sticky note with Tackle the climate crisis written on it

ODS 13 - Combater as mudanças climáticas

Um mundo sem emissões de carbono é possível e temos um plano ambicioso para atingir a marca até 2039, que já tem dado importantes passos nesta direção. Estamos fazendo a transição para energia renovável em nossas operações, encontrando novos ingredientes de baixo carbono e desenvolvendo produtos de limpeza e lavanderia sem combustíveis fósseis.

Globalmente, nossas fábricas alcançaram uma redução de 27% nas emissões de CO2 por tonelada de produção em comparação a 2019. O Brasil teve um papel relevante nesta conquista, com destaque para Pouso Alegre que em 2017 se tornou a primeira fábrica Carbono Zero da Unilever nas Américas e a 11ª no mundo; e para a fábrica de Valinhos (SP), que tem a sua caldeira movida a biomassa desde 2018. Mais eficiência energética com a redução de 90% de emissões em toneladas de CO2, além de zero emissão de CO2 em duas das três fábricas que compõem o site.

Para complementar, dentro do compromisso, a companhia lançou no ano passado o programa Futuro Limpo, que tem como componente essencial a classificação Carbon Rainbow, que visa mudar radicalmente o modo como os produtos de limpeza e lavanderia mais utilizados no mundo são criados, fabricados e embalados, sob uma nova abordagem para diversificar o carbono usado em suas fórmulas. ​

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