Ir para Conteúdo

Especialistas classificam a Unilever como nº 1 em sustentabilidade

Publicado:

A Unilever foi reconhecida como a líder em sustentabilidade corporativa nº 1 pelo décimo ano consecutivo, de acordo com a mais recente pesquisa da GlobeScan-SustainAbility.

Aerial view of rural landscape showing wind turbine and solar panels in field.

Estamos muito satisfeitos por sermos novamente classificados como líder global em sustentabilidade corporativa na pesquisa anual compilada pela GlobeScan e SustainAbility.

Esta pesquisa busca reunir as opiniões de especialistas de negócios, do governo, de ONGs e de acadêmicos. Seu objetivo é acompanhar como a agenda de sustentabilidade está evoluindo e descobrir o ponto de vista das partes interessadas sobre quais empresas são líderes e por que.

Este ano, mais de 700 especialistas em mais de 70 países foram solicitados a indicar, de forma espontânea, os nomes das empresas que consideram líderes na integração da sustentabilidade em suas estratégias de negócios.

Fomos mencionados por 42% dos que responderam – isso representa um aumento de cinco pontos em nosso resultado de 2019.

Também fazem parte da lista deste ano a Patagonia (26%) e a IKEA (14%), seguidas pela Interface e pela Natura, ambas com 8%.

A GlobeScan também analisa os resultados por região. A Unilever, a Patagonia e a IKEA ocupam as posições 1-2-3 na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico. Na África, somos os primeiros, mas a Anglo American vem em segundo, à frente da Patagonia. Na América Latina, a empresa de cosméticos Natura é a nº 1, com a Unilever em segundo e a IKEA em terceiro.

Como diz a Diretora-Chefe de Sustentabilidade Rebecca Marmot: “Essa extensão geográfica de liderança é uma mudança notável em relação aos anos anteriores. Isso indica que nossa estratégia para democratizar a sustentabilidade através de nosso Compass está sendo reconhecida externamente em campo, onde realmente importa”.

Temos orgulho de nossas conquistas, mas ainda há mais a fazer

Alcançamos pela primeira vez o topo da pesquisa GlobeScan em 2011, poucos meses depois de lançarmos o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP).

As metas do Plano para 2020 eram melhorar a saúde de 1 bilhão de pessoas, comprar 100% de nossos materiais agrícolas de fontes sustentáveis e reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos.

Na época, o Vice-Presidente Sênior da GlobeScan, Chris Coulter, disse sobre nossas ambições: “Os parâmetros para a liderança em sustentabilidade foram elevados a um novo nível”.

Então, como temos feito com nossas metas?

Nos dez anos do Plano, vimos como nosso trabalho mudou o mundo ao nosso redor – empoderando as mulheres, protegendo as florestas, melhorando a saúde e apoiando a agricultura sustentável.

Por exemplo, ajudamos mais de 1,3 bilhão de pessoas a melhorar sua saúde e higiene. Aumentamos a quantidade de nossas matérias-primas agrícolas, provenientes de fontes sustentáveis, de 14% para 62%. E agora estamos usando uma rede elétrica 100% renovável em nossas operações de fabricação em todo o mundo.

Também empoderamos mais de 2,3 milhões de mulheres, apoiando-as no desenvolvimento de novas habilidades e expandindo suas oportunidades. E ajudamos 1,8 milhões de pequenos comerciantes em todo o mundo a ter acesso a iniciativas para melhorar sua renda.

Temos orgulho de nossas conquistas, mas sabemos que ainda temos muito trabalho a fazer.

Uma estratégia ainda mais ambiciosa

Ainda não cumprimos todas as nossas metas USLP. E às vezes, aprendemos algumas lições difíceis. Estamos pegando esses aprendizados e colocando-os no centro de uma estratégia nova e ainda mais ambiciosa.

Por exemplo, achamos difícil manter e entregar nossas metas de abastecimento sustentável quando não temos visibilidade total da cadeia de abastecimento de alguns ingredientes. Por mais tempo e dinheiro que possamos investir, nem sempre seremos capazes de entregar uma colheita mais sustentável. Então, estamos nos concentrando nos ingredientes onde podemos ter o maior impacto.

Da mesma forma, achamos difícil medir o impacto real de muitos de nossos programas para melhorar os meios de subsistência e aumentar as oportunidades para as mulheres. Ainda estamos trabalhando nisso.

Também descobrimos que, como o ritmo das mudanças é rápido, precisamos ser flexíveis para permanecer na vanguarda. Percebemos, por exemplo, que nosso trabalho com resíduos tinha que ser acelerado para abordar especificamente o plástico. Introduzimos novos compromissos em 2017, seguidos por metas bastante abrangentes em 2019.

E em junho, lançamos novos compromissos e ações ambiciosas para combater as mudanças climáticas, proteger e regenerar a natureza e preservar os recursos para as gerações futuras. Isso inclui zero emissões líquidas de todos os nossos produtos até 2039 e uma cadeia de abastecimento livre de desmatamento até 2023.

“Nossa visão é ser o líder em negócios sustentáveis globalmente”, diz Rebecca. “Queremos ser uma empresa que agregue valor a todas as partes interessadas – de maneira social, ambiental e econômica. Faremos mais do que deu certo e corrigiremos o que não deu. E continuaremos a definir para nós metas ainda mais ambiciosas e progressivas”.

Voltar ao topo