São Paulo, julho de 2019 – A diversidade está no centro da estratégia da Unilever, por ser fundamental para a promoção da inovação, para uma maior conexão com o consumidor, para atrair e reter bons profissionais, além de possibilitar uma representação mais realista de nossa sociedade.
Por isso, a companhia acaba de trazer para o Brasil o “Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Mercado Jurídico”, iniciativa que tem como objetivo promover a pluralidade em toda a cadeia de valor da área jurídica. Em evento de lançamento realizado nesta terça-feira (02), mais de 20 empresas, instituições e associações se tornaram signatárias do compromisso. Unilever, Bayer, Pernod Ricard, GPA, Natura, PepsiCo, ABA, MM360 e Faculdade Zumbi dos Palmares foram algumas delas. O manifesto foi lançado em março, na Europa, e já conta com mais de 80 parceiros.
Para Ritva Sotamaa, vice-presidente global da área jurídica da Unilever e responsável pelo lançamento do compromisso internacionalmente, o desenvolvimento da agenda de diversidade e inclusão é um trabalho constante, que requer foco e consistência. “O Brasil é reconhecido globalmente pelo pluralismo de etnias, povos, identidades, subjetividades e representações. Toda sua complexidade precisa ser representada e acreditamos que, ao unir esforços com nossos parceiros, seremos capazes de proporcionar mudanças reais e sustentáveis em toda a cadeia. Para isso, é extremamente importante incentivar novos signatários.”, conta Ritva.
Além do lançamento e assinatura do Manifesto, o evento contou com depoimentos da Dra. Marcia Rocha, primeira advogada transexual a atuar com seu nome social no Brasil, que compartilhou sua experiência pessoal e profissional com os participantes; José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, que discorreu sobre as necessidades, avanços e desafios da igualdade racial;
Ritva Sotamaa, vice-presidente global da área jurídica da Unilever, que abordou a importância do movimento e seus respectivos avanços na esfera internacional; Newman Debs, vice-presidente da área jurídica da Unilever Brasil e América Latina e Vanessa Vilar, diretora da área jurídica da Unilever para América Latina, falaram sobre a oportunidade que a chegada do movimento trará para o cenário jurídico brasileiro.
ABA, Faculdade Zumbi dos Palmares, PepsiCo, Bayer e Pernod comemoram o Manifesto.
"Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade é o propósito da ABA e, a inclusão das boas práticas de diversidade no local de trabalho, é o combustível fundamental para essa evolução em todas as áreas", comenta Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN. “Iniciativas como o Manifesto são uma arma poderosa na mudança e transformação da sociedade, das ideias e do mundo. A Faculdade Zumbi dos Palmares comemora mais essa aliança”, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares. "Diversidade é mais do que um conceito. É um valor fundamental da cultura PepsiCo.
Um tema tão importante que a empresa criou em 2006 uma área dedicada exclusivamente a ele, chamada de Cultura e Diversidade. Feita por pessoas e para pessoas, abrangendo também a área jurídica, que acompanha de perto essas transformações e as compartilha com o mercado. São para os nossos consumidores que trabalhamos cotidianamente, promovendo ações e programas para que todos e todas possam se expressar da forma que desejarem e tenham sempre as mesmas oportunidades. Uma transformação que impacta pessoas, negócios e as comunidades em que a PepsiCo atua em todo o mundo", conta Mauricio Pordomingo, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo do Brasil.
“Na Bayer, acreditamos que somente com diversidade será possível inovar e continuar impactando de maneira positiva a sociedade. A área jurídica também vive esse valor e quer dar sua contribuição, incitando o mercado jurídico a adotar boas práticas para acelerar este processo. Espero que este Manifesto, que assinamos hoje, possa influenciar também outros setores a dar este passo em prol da inclusão e da diversidade no Brasil.”, explica Érica Barbagalo, diretora da área jurídica da Bayer.
“Recentemente a Pernod Ricard Brasil foi reconhecida – pelo Great Place to Work – como a 23ª melhor empresa para Mulheres trabalharem e, fazer parte desse movimento de Liderança Jurídica pela Diversidade & Inclusão ratifica a estratégia da empresa de influenciar seus parceiros e comunidades do entorno em temas dessa importância. Acreditamos na Diversidade como um todo e em todas as áreas e esse é só o começo.”, fala Sírley Lima, diretora jurídica & relações governamentais para Southern Latam e diretora de Recursos Humanos & sustentabilidade para Brasil
Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Setor Jurídico
- Nós nos comprometemos a promover a diversidade no local de trabalho. Valorizamos a variedade de perspectivas, ideias e experiências que a diversidade oferece, seja ela baseada em gênero, raça, orientação sexual, deficiência, formação cultural, religião ou idade.
- Acreditamos que a diversidade e inclusão criam um ambiente mais amplo e mais rico que aprimora o pensamento criativo, a inovação e a resolução de problemas, agregando valor às nossas organizações. Acreditamos que as organizações inclusivas atraem e retêm os melhores talentos.
- Assim sendo, vamos incentivar maior diversidade e inclusão em nossos próprios negócios e cooperar para promover esses mesmos valores em todos os setores da profissão jurídica e na comunidade empresarial em geral.
- Nós nos propomos a praticar e promover a diversidade e inclusão por meio das seguintes ações:
- Promovendo diversidade dentro das nossas próprias equipes;
- Considerando a diversidade em nossas práticas de contratação de talentos e de fornecedores;
- Estimulando e formando parcerias com nossos escritórios de advocacia para adotar as melhores práticas em diversidade e inclusão;
- Promovendo iniciativas de diversidade em todos os níveis da comunidade jurídica e empresarial.
- Como defensores da diversidade e inclusão, vamos demonstrar nosso compromisso por meio de ações e iniciativas específicas.