1990 - 1999: Reestruturação e consolidação
O foco em novos negócios continua com várias categorias nas quais a Unilever concorre é cortado de mais de 50 para apenas 13 no final da década.

Isso inclui a decisão de vender e remover várias marcas e se concentrar naquelas com maior potencial.
A reestruturação cria quatro áreas de negócios principais: Cuidados Domésticos, Cuidados Pessoais, Alimentos e Químicos Especiais. A nova estrutura é liderada por uma nova equipe, ExCo (o Comitê Executivo) e inclui 12 grupos de empresas, cada um responsável por uma mistura de áreas geográficas e produtos.
Além disso, durante essa década, a Unilever cria um programa de agricultura sustentável à luz das crescentes pressões ambientais e preocupações dos consumidores sobre a cadeia alimentar. Outras iniciativas para preservar recursos de água e fontes de peixes de estoques sustentáveis seguirão em breve.
Destaques
1992
A Unilever entra na República Tcheca e Hungria e estabelece a UniRus na Rússia.
1993
O sorvete Breyers é adquirido nos Estados Unidos e o shampoo Organics é lançado na Tailândia. Até 1995, o Organics é vendido em mais de 40 países.
1994
A alienação da United Africa Company, a maior empresa de comércio, cerveja e têxteis do Oeste da África da Unilever é concluída.
1995
A Unilever publica seu Código de Princípios de Negócios.
A decisão sem precedentes é tomada para praticamente eliminar a produção de alimentos com gordura transgênica como uma rápida resposta a nova pesquisa sugerindo que o efeito dela sobre o colesterol é tão prejudicial quanto o de gorduras saturadas.
1996
A Unilever faz um compromisso ambicioso para obter todo o seu peixe de mercados sustentáveis e começa a trabalhar com a WWF para estabelecer um programa de certificação para pesca sustentável conhecido como Marine Stewardship Council (MSC).
A Hindustan Lever e Brooke Bond Lipton India são fundidas para criar a maior empresa do setor privado da Índia e a empresa de cuidados com os cabelos Helene Curtis é adquirida nos Estados Unidos.
O Unilever Nutrition Centre é criado.
O sal iodado Annapurna é lançado na Índia e começa a ter um grande impacto na correção da deficiência de iodo.
1997
O sorvete Kibon é adquirido no Brasil. Os negócios de químicos da Unilever, incluindo National Starch e Quest International são vendidos.
1999
Os acionistas autorizam um dividendo especial de €7,4 bilhões e uma consolidação das ações para reduzir o número de ações por edição.