1940 - 1949: Focalizando nas necessidades locais
Durante os anos de guerra, a Unilever é efetivamente separada, com negócios em territórios ocupados pela Alemanha e Japão separados de Londres e Rotterdam.

Isso leva ao desenvolvimento de uma estrutura empresarial na qual os negócios da Unilever local agem com um maior nível de independência e foca nas necessidades dos mercados locais.
Depois da guerra, os interesses da Unilever na Europa Oriental são perdidos com a nacionalização e controle exercido pela União Soviética. O mercado chinês é afetado de forma semelhante.
Mesmo assim, durante a década de 40, a Unilever continua a se expandir no mercado de alimentos. Novos negócios com uma ampla variedade de produtos são adquiridos e os recursos são colocados na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e técnicas de produção.
Destaques
1941
Durante a Blitz, o sabão Lifebuoy fornece um serviço de lavagem de emergência gratuito para londrinos. As vans do Lifebuoy equipadas com chuveiros aquecidos, sabão e toalhas visitam áreas atacadas por bombas da capital para oferecer estruturas de lavagem móvel extremamente necessárias.
1943
A Unilever se torna a maior acionista na Frosted Foods, que possui a Birds Eye e os direitos no Reino Unido sobre um método de preservação de alimentos novo para mercados de massa, a ultracongelação. Anos depois, o congelamento irá passar por um ressurgimento de popularidade quando é mostrado ser uma das melhores formas de preservar naturalmente a qualidade do alimento fresco. Na mesma época, a Unilever adquire a Batchelor's, especializada em vegetais liofilizados e alimentos enlatados.
1945
No final da guerra, a Unilever pode retomar o controle de sua rede internacional, embora permaneça excluída da Europa Oriental e China. A descentralização dos negócios que foi inevitável durante a época de guerra continua como uma decisão política.
1946
A Birds Eye lança a primeira ervilha congelada no Reino Unido. Nesta época, carnes, peixes, sorvetes e produtos enlatados são responsáveis por apenas 9% do faturamento total da Unilever.