1920 - 1929: A Unilever é formada

No final da década de 20, Jurgens possui fábricas da margarina na Escócia, Irlanda e Inglaterra e Lord Leverhulme controla 60% da fabricação de sabão do Reino Unido.

Vintage Lifebuoy advert

Mas durante essa década, o mercado de margarina sofre um declínio de demanda porque a manteiga se torna mais econômica.

Antes de sua morte em 1925, o fundador da Lever Brothers, Lord Leverhulme, acumula um portfólio privado de empresas que inclui algumas que lidam com a comercialização das produções de sua nova propriedade adquirida nas Ilhas Ocidentais da Escócia. Muitas delas, incluindo a Mac Fisheries Ltd, eventualmente será comprada pela Lever Brothers.

No final da década, as alianças atingem sua conclusão final e o histórico oficial da Unilever começa. Primeiro, Jurgens e Van den Bergh se unem para criar a Margarine Unie. Depois anos depois, em uma das maiores fusões da época, a Margarine Unie se une à Lever Brothers para criar a Unilever.

Destaques

1920

A Lever Brothers obtém controle da Niger Company, que posteriormente se tornou parte da United Africa Company.

1922

A Lever Brothers compra o Wall's, uma empresa de salsicha popular que está começando a produzir sorvete para vender no verão quando a demanda de salsicha é reduzida.

1923

O colapso da economia alemã cria condições de comércio ainda mais difíceis para Jurgens e Van den Bergh.

1925

A Lever Brothers compra a British Oil & Cake Mills, uma de suas principais concorrentes e a produtora do New Pin Soap.

1926

A Lever Brothers lança a campanha Clean Hands (Mãos Limpas). Parte de sua política de saúde da criança, ela educa as crianças sobre sujeiras e germes e as incentiva a lavar as mãos "antes do café da manhã, antes do jantar e depois da escola".

1927

Jurgens e Van den Bergh, que já se uniram com dois negócios europeus, Centra e Schicht, se unem para criar a Margarine Unie - a margarina Union. A união rapidamente ganha novos membros, criando um grande grupo de negócios europeus envolvidos na produção de quase todos os produtos criados a partir de óleos e gorduras.

A Planters Ltd, uma empresa da Lever Brothers, lança sua primeira margarina enriquecida com vitaminas, a Viking.

1928

A Margarine Unie adquire o grupo francês-alemão Calvé-Delft com fábricas na Holanda, França, Bélgica e Tchecoslováquia. No ano seguinte, a União também adquire a empresa Hartog's.

1929

Em 2 de setembro, a Lever Brothers e Margarine Unie assinam um contrato para criar a Unilever. Os negócios inicialmente têm como objetivo negociar um acordo para manter as empresas longe dos interesses uma da outra na produção de sabão e margarina, mas, por fim, eles decidem pela fusão.

Voltar ao topo