1885 - 1899: Inovação de produto, estilo século 19

No final do século 19, em Oss en Brabant, Holanda, Jurgens e Van den Bergh – duas empresas familiares de comerciantes de manteiga – prosperou seu negócios de exportação para o Reino Unido.

Lever Brothers' Sunlight Soap packaging from 1889

No início de 1870, eles se interessaram em um novo produto composto de gordura bovina e leite – margarina – que, eles perceberam, poderia ser produzida em massa como um substituto econômico para margarina.

Mais tarde, no norte da Inglaterra, em meados da década de 1880, uma mercearia de família dirigida por William Lever começou a produzir um novo tipo de sabão doméstico. O produto contém óleo de cobra ou de semente de pinheiro, que ajudou a espumar mais facilmente do que os sabões tradicionais compostos de gordura animal. Incomum para a época, a Lever dá ao seu sabão um nome de marca – Sunlight – e o vende em embalagens diferentes.

Destaques

1872

Na Holanda, Jurgens e Van den Bergh abre suas primeiras fábricas para produzir margarina.

1884

Lever & Co começa a produzir o sabão Sunlight.

1886

Knorr – que se tornará parte da Unilever – lança os tabletes de sopa com extrato de carne para fornecer alimentos nutriciosos para consumidores de baixa renda.

1887

No final deste ano, a Lever & Co está produzindo 450 toneladas de sabão Sunlight por semana e William Lever compra o local onde irá construir o Port Sunlight – uma grande fábrica na margem de Mersey, oposto a Liverpool, com uma vila de vários objetivos para seus trabalhadores, fornecendo um alojamento de alto padrão, instalações de comodidade e lazer.

1888

Jurgens e Van den Bergh se moveram para outro mercado próspero, Alemanha, e construiu fábricas lá.

1890

Lever & Co se torna uma empresa limitada – Lever Brothers Ltd.

1891

Van den Bergh se move para a nova sede em Rotterdam.

1894

Para ajudar e promover o crescente interesse em higiene pessoal, a Lever & Co cria um novo produto econômico – o sabão Lifebuoy.

A Lever Brothers se torna ma empresa pública.

Metade da década de 1890

No Reino Unido, a Lever Brothers está vendendo cerca de 40.000 toneladas de sabão Sunlight por ano e começa a expandir para Europa, América e colônicas britânicas com fábricas, negócios de exportação e plantações.

1898

Neste ponto, Van den Bergh já tem uma equipe de vendas de 750 pessoas e lança uma nova margarina – a Vitello.

1899

A Lever Brothers introduz um novo tipo de produto, o Sunlight Flakes – que torna o trabalho doméstico mais fácil do que as barras de sabão tradicionais. Em 1900, o Sunlight Flakes se torna Lux Flakes.

Voltar ao topo