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Carreiras E Desenvolvimento

Para tornar a Unilever o empregador de escolha no brasil, queremos oferecer ao público interno um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional

A Unilever Brasil tem o compromisso de apoiar os funcionários no seu desenvolvimento. Nesse sentido, nossa gestão de negócios considera o aprimoramento da carreira um caminho essencial para desenvolver e reter os melhores profissionais. Para darmos suporte nesse sentido, utilizamos um processo praticado globalmente pela companhia: o Performance Development Plan (PDP).

Por meio de um sistema global (Talent Plus Online), gerenciamos a avaliação de todos os nossos funcionários e disponibilizamos as vagas existentes nas operações da Unilever. Essa plataforma registra os resultados de diversos módulos de avaliação: o principal, aplicado desde 2006 a todo o público interno, é o Plano de Desenvolvimento de Performance (PDP).

Por meio do PDP, o colaborador traça um plano de desenvolvimento junto de seu superior imediato, assumindo metas e compromissos ligados às suas entregas para a Unilever. A avaliação considera não apenas resultados, mas também as formas de alcance dos objetivos, evidenciando aspectos comportamentais e éticos.

Outra ferramenta é o Individual Development Plan (IDP), ciclo de avaliação disponível para gerentes, trainees e demais públicos que visa ao planejamento de longo prazo da carreira. Para profissionais com potencial de ascensão à liderança, elaboramos, ainda, uma análise de desempenho específica (assessment of potential), a partir da qual se identificam os pontos necessários para o desenvolvimento de competências gerenciais.

Líderes do futuro

Há 50 anos, a Unilever Brasil oferece seu Programa de Trainees para jovens qualificados com potencial de atuação em cargos de liderança. Todos os anos, mais de 40 mil inscrições são realizadas no processo seletivo, ao qual se segue um ciclo de três anos de formação.

Uma das principais vivências do trainee é a etapa Interfuncional de vendas, que contempla a passagem por essa área da empresa. Desse modo, os futuros líderes, independentemente de sua formação e área de atuação final, conhecem e compreendem a realidade da linha de frente, do consumidor e dos clientes, apoiados no diálogo permanente com as equipes.

Pautado pela estratégia de crescimento da empresa, o Módulo de Gerenciamento de Projetos, etapa na qual os trainees elaboram planos de ação temáticos para alcançar soluções de negócio, aborda aspectos ligados ao nosso Plano de Sustentabilidade. Com isso, aliamos a formação das futuras lideranças à busca por soluções responsáveis para os impactos que geramos.

A avaliação dos projetos é realizada pelo Comitê de Sustentabilidade, a quem cabe, também, considerar a aplicação das soluções no dia a dia da empresa. Nos últimos anos, implantamos ações de grande impacto em nossa estratégia, como projetos de logística e de relacionamento com a comunidade, a partir do trabalho desses jovens profissionais e futuros líderes da organização.

Pensando no futuro

Nos últimos anos, fortalecemos nosso sistema de avaliação de desempenho, com programas para desenvolver talentos, analisar metas e objetivos anuais e incentivar os funcionários no planejamento de carreiras

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