Nutrição

Teor reduzido de gorduras, açúcar e sódio e adição de nutrientes estão entre nossas ações para promover modos de alimentação mais saudáveis

No Plano de Sustentabilidade, a Unilever assumiu uma série de metas e compromissos associados à promoção do bem estar e da saúde. O eixo de Nutrição é especialmente relevante: com foco no aprimoramento do perfil nutricional dos produtos, baseado na redução de gordura saturada e trans, açúcar e sódio e na fortificação do portfólio, a companhia incentiva a adoção de modos de vida mais saudáveis entre seus consumidores.

A categoria de alimentos, que inclui marcas presentes no dia a dia de milhões de brasileiros, como Becel, Knorr, Hellmann´s e Maizena, está relacionada a três temas relevantes na agenda de saúde pública do Brasil: a deficiência de nutrientes essenciais; a obesidade e o sobrepeso; e o consumo de sódio.

Para responder efetivamente aos desafios locais, buscamos, desde a fase de inovação, desenvolver produtos que tenham níveis reduzidos de quatro nutrientes – gorduras trans, gorduras saturadas, açúcar e sódio –, conforme referências da Organização Mundial de Saúde e de outras entidades de nutrição. Esse trabalho é coordenado pela área de pesquisa e desenvolvimento, que possui representação nos âmbitos local (Brasil) e regional (América Latina), com apoio das equipes de nutrição e pesquisas com o consumidor (Consumer Market Insights – CMI).

Convivemos com o desafio de melhorar o perfil de nosso portfólio sem deixar de atender às preferências dos consumidores de cada país. Por isso, buscamos atuar em parceria com nossos concorrentes e em linha com as iniciativas governamentais focadas na promoção de hábitos saudáveis (leia mais aqui).

Um exemplo é o acordo, assinado entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), que prevê a retirada de mais de 8,7 mil toneladas de sódio do mercado brasileiro até 2020, contemplando categorias como temperos, caldos e margarinas. Alinhada às metas do Plano de Sustentabilidade, essa estratégia vem sendo cumprida: todas as inovações lançadas no mercado pela Unilever Brasil já atendem às especificações exigidas.

Programa de aprimoramento nutricional

Nossas frentes de nutrição se organizam em torno de três iniciativas: o Programa de Aprimoramento Nutricional (NEP, ou Nutrition Enhancement Programme), a Estratégia de Redução de Sódio e a Política de Fortificação de Alimentos.

O NEP faz parte de uma iniciativa global para reduzir o volume de açúcar, sódio e gorduras saturadas e trans, tanto no varejo como no segmento de alimentação fora do lar (Unilever Food Solutions). Temos registrado melhorias significativas desde o início do programa, em 2003: hoje, produtos de linhas como as de bebidas de soja e cremes vegetais estão 100% alinhadas ao NEP, e temos investido na melhoria de categorias críticas, como molhos, caldos, sopas e temperos (veja mais no Relatório de Sustentabilidade).

Em relação à fortificação de alimentos e bebidas, o foco é atuar conforme os contextos local e regional, estudando a incidência de deficiências nutricionais da população e a melhor forma de comunicar os componentes adicionados – trabalho executado pelas equipes de nutrição e pesquisa e desenvolvimento.

No Brasil, os produtos fortificados são as bebidas à base de soja AdeS, tanto da linha Frutas quanto da Original e Saborizados; Arrozina e Cremogema (adição de vitaminas e minerais); os cremes vegetais Becel Original e Becel Sabor Manteiga (vitaminas). Além disso, o creme vegetal Becel Pro-Activ recebe adição de fitoesteróis, substâncias que contribuem para a redução da absorção de colesterol e são consideradas um produto funcional.

A Estratégia de Redução de Sódio, por sua vez, existe desde 2009 e propõe metas específicas para disseminar o padrão de ingestão diária máxima de 5 gramas de sal como padrão de consumo. Temos alcançado evoluções significativas, apoiados nas políticas públicas para controlar o volume de sódio no mercado brasileiro.

Pela mudança de hábitos

A Unilever tem patrocinado algumas iniciativas focadas na melhoria dos padrões alimentares da população brasileira. Os programas Meu Prato Saudável e Meu Pratinho Saudável (para crianças de 6 meses a 12 anos de idade), por exemplo, promovem ações e estudos para entender os modos de preparo das refeições no País, sob a coordenação do Latinmed e do Instituto do Coração (InCor).

Em seu primeiro ano de atividade, o projeto atingiu mais de 1,3 milhão de pessoas, contemplando atividades presenciais, materiais educativos, um aplicativo para smartphones e tablets, um site (www.meupratosaudavel.com.br) e blogs com dicas de preparo de alimentos.

Por meio de nossa marca Becel, também apoiamos o movimento “Ame o coração”, que conscientiza a população sobre hábitos alimentares capazes de prevenir doenças cardiovasculares. Em 2013, a iniciativa ganhou apoio do Hospital do Coração (HCor) e do InCor; foram realizadas ações em São Paulo e no Rio de Janeiro, e o site www.ameocoracao.com.br contempla conteúdos como histórias de vida, notícias e orientações sobre o tema.

Unilever Health Institute

Em 2012, lançamos o Unilever Health Institute (UHI – www.unileverhealthinstitute.com.br), divisão especializada no relacionamento com profissionais de saúde. Além de patrocinar iniciativas e estudos, o instituto nos permite atuar na rede global de debates sobre esses assuntos.

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