Investimento Social

Promover o desenvolvimento sustentável e aumentar nosso impacto positivo na sociedade são objetivos compartilhados pelos projetos que a unilever apoia no Brasil

Nossa política de investimento social privado segue as diretrizes da Unilever global e apoia ações que estejam alinhadas à estratégia da companhia e permitam a melhoria dos padrões de vida das comunidades, a redução de impacto ambiental e a promoção da saúde e do bem estar. Nesse sentido, investimos em temas especialmente relevantes para o contexto brasileiro, tais como nutrição, consumo consciente, saúde, higiene e autoestima.

No Brasil, nossa atuação ocorre de três maneiras: por meio de projetos aprovados por leis de incentivo fiscal; por meio do aporte direto de recursos por nossas marcas, em linha com sua missão social; e pela Unilever Foundation, via parceiros globais que atuam em solo nacional. No caso de projetos incentivados, são avaliadas, além do conteúdo das ações, a estrutura de nossos parceiros e a conformidade à legislação brasileira. O Código de Princípios de Negócios, as políticas de comunicação de marca e o Plano de Sustentabilidade são referências para essa avaliação.

No eixo global, desde 2012 contamos com a Unilever Foundation, lançada no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que direciona investimentos sociais para uma rede de parceiros que inclui a Oxfam, a PSI, a Save the Children, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Programa Alimentar Mundial (leia mais sobre a Fundação, em inglês, aqui).

Com prioridades temáticas como higiene, saneamento, acesso a água potável, nutrição básica e aumento da autoestima, esse braço estratégico ajuda a Unilever a alcançar sua meta global de ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar sua saúde e bem estar, em consonância com o Plano de Sustentabilidade.

No Brasil, alguns trabalhos começaram a ser desenvolvidos com a Save the Children, representada pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, e com o Unicef, que desenvolve projetos no tema de saneamento básico em escolas do semiárido brasileiro.

Alguns programas

Vôlei Social Unilever

Unilever logo

Uma das mais antigas iniciativas apoiadas pela companhia, o programa se destina a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos do Paraná e do Rio de Janeiro e é realizado pelo Instituto Compartilhar, presidido pelo técnico de vôlei Bernardo Rezende. Criado em 1997, visa à promoção da autoestima, do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio do esporte, já tendo impactado mais de 95 mil crianças e adolescentes ao longo de 15 anos (para conhecer o projeto, visite: www.facebook.com/unilevervolei

Kibon no Alemão

Unilever logo

Nossa marca de sorvetes apoia um projeto de desenvolvimento de comunidades no Rio de Janeiro. No âmbito da iniciativa, apoiamos a construção de instalações para a ONG Educap (Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção), que oferece diversos cursos com temáticas sugeridas pelos próprios moradores, como inglês com foco em turismo, vida financeira, informática e empreendedorismo.

Programas AlfaSol

Unilever logo

A Associação Alfabetização Solidária (AlfaSol – www.alfabetizacao.org.br), organização da sociedade civil que visa ao fortalecimento e ao desenvolvimento social com práticas educativas sustentáveis, realiza diversos projetos, como o Educação e Iniciação Profissional Juvenil para Ocupações Administrativas, Logística e Comércio e Varejo.

Praça vai à Escola

Unilever logo

Implementado pelo Instituto Verdescola (www.verdescola.org.br), promove a educação socioambiental gratuita e a inclusão de crianças e adolescentes por meio de atividades educativas, visando à defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

Missão social Lifebuoy

Unilever logo

A marca desenvolve um programa contínuo em parceria com a Pastoral da Criança, entidade que atua em comunidades em todo o território nacional. A marca realiza atividades anuais com a Pastoral, por meio de ações em educação, saúde e higiene. Leia mais aqui.

Ame o coração

Unilever logo

Nossa marca Becel é uma das apoiadoras do movimento, que contempla atividades presenciais e virtuais focadas na prevenção de doenças cardiovasculares. Para mais informações, acesse www.ameocoracao.com.br. Leia mais aqui.

Vim para Unicef

Unilever logo

Apoiamos programas de saneamento do Unicef que, globalmente, impactaram mais de 600 mil pessoas somente em 2012, em nove países. No Brasil, as ações se concentram em escolas no semiárido brasileiro, com o tema de saneamento básico. Leia mais aqui.

Risadaria

Unilever logo

A iniciativa, da qual a marca Kibon é apoiadora, é uma maratona de humor com a participação de diversos nomes do segmento, reúne plataformas como literatura, cinema, TV, rádio, internet, cartoon, teatro, fotografia, circo, stand-up comedy e documentários para valorizar ações voltadas ao riso. Leia mais aqui

Ação estratégica

Unilever Foundation, atuação direta das marcas e investimento via leis de incentivo permitem o apoio a projetos que abordam temas relevantes para nosso Plano de Sustentabilidade e para o contexto brasileiro

Voltar ao topo