Pesquisa e inovação

Renovação do nosso portfólio está ligada à busca por produtos que satisfaçam o consumidor e que tenham menor impacto socioambiental, desde o desenvolvimento até as fases de distribuição e pós-consumo.

Em consonância com a estrutura global da companhia, a Unilever Brasil tem como um de seus principais vetores de crescimento o investimento em pesquisa e inovação. Nos últimos anos, investimos consideravelmente em desenvolvimentos e estudos focados na criação de produtos que alcancem a liderança dos mercados e setores em que atuamos.

O lançamento do Plano de Sustentabilidade, em 2010, reafirmou essa orientação e fortaleceu nossa busca por produtos que ofereçam, ao mesmo tempo, menor impacto socioambiental, redução de custos e satisfação do cliente e do consumidor final. Todas as inovações da Unilever são desenvolvidas buscando cumprir essa estratégia.

A criação de novos produtos é coordenada pela área de Pesquisa e Desenvolvimento, que possui equipes de gestão local, regional e global, obedecendo à nossa estrutura de governança. A Unilever possui centros de pesquisa e desenvolvimento, localizados em países como Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, China e Índia. O trabalho em rede é permanentemente valorizado e também acontece por meio do contato entre a companhia, centros acadêmicos e órgãos do governo e da sociedade civil.

De acordo com a categoria e suas especificidades, nossas inovações são avaliadas no Seac (Safety and Environmental Assurance Centre, ou Centro de Excelência em Segurança e Meio Ambiente), na Inglaterra. Todos os aspectos do produto – da composição química à natureza e design da embalagem – são avaliados para verificar sua conformidade. Também se aplicam testes e estudos diversos para prevenir riscos ao consumidor e avaliar a resistência das embalagens e os impactos de categorias como alimentos, por exemplo (leia mais aqui).

Nossas equipes têm o compromisso de colocar no mercado produtos cada vez mais sustentáveis, além de investir em lançamentos que estejam em sintonia com nossas diretrizes internas, como o Programa de Aprimoramento Nutricional (NEP – leia mais aqui) e as políticas para a cadeia de suprimentos.

No Brasil, temos obtido avanços consistentes na redução do uso de materiais de embalagem em nossos produtos, além de investirmos na aquisição de insumos com fontes certificadas e atributos de sustentabilidade, para diminuir os impactos que geramos nas fases de fornecimento, consumo e descarte.

O trabalho de desenvolvimento demanda contato permanente com nossos fornecedores e demais parceiros de negócios, que são envolvidos nos processos de inovação, de modo a atender às especificações e melhorias planejadas.

Também atuamos em parceria com entidades setoriais para estudar novas formas de gerenciamento de impacto dos produtos que são colocados em circulação, sobretudo no aspecto de resíduos (leia mais aqui). Outro braço importante no contexto nacional é o Unilever Health Institute (UHI), uma divisão especializada no diálogo com consumidores, especialistas e profissionais da saúde, mantendo contato também com entidades e organizações globais, para apoiar programas que discutam temas de saúde, higiene e nutrição.

Leia mais sobre nossas iniciativas globais de pesquisa e inovação aqui (conteúdo em inglês).

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