Port Sunlight

Onde tudo começou. Conheça nosso maior centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), local onde William Lever construiu a primeira fábrica da Unilever há mais de 100 anos.

Um centro global

Port Sunlight building exterior

Mais de 700 cientistas e engenheiros – de várias formações e nacionalidades – trabalham aqui para criar produtos inovadores para os consumidores do mundo todo. Entre as marcas globais para as quais nossas equipes contribuem estão Dove, Sunsilk, Lynx/Axe, Cif, Persil/Omo e Domestos. Todos os anos, este trabalho resulta em mais de 100 pedidos de patentes.

 

Em contato

Grande parte do nosso sucesso é resultado da rede de trabalho entre os centros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Unilever. Os cientistas do centro de Port Sunlight trabalham diariamente com colegas da Unilever de São Paulo a Xangai. Às vezes, isso inclui viagens internacionais para oferecer aos nossos cientistas oportunidades de se relacionar com colegas e aprender mais sobre consumidores com estilos de vida muito diferentes de seus próprios.

As nossas bases de ciência

Apesar de que aqui focarmos em marcas para Limpeza e Cuidados Pessoais, os cientistas de Port Sunlight dividem uma base científica comum com as equipes da Unilever de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Alimentos e Pesquisa Corporativa. As três equipes trabalham regularmente com colaboradores acadêmicos e terceiros com o objetivo de garantir que os cientistas da Unilever estejam conectados com o melhor e mais atualizado pensamento científico.

Ciências Biológicas

A maior parte da equipe da Unilever em Port Sunlight possui formação científica, geralmente em ciências físicas ou biológicas. Aqueles com habilidades em ciências biológicas trabalham com o objetivo de aperfeiçoar os nossos conhecimentos sobre pele, cabelo e dentes e como os nossos produtos podem ajudar a influenciar suas condições. Eles também estudam a interação de nossos produtos com bactérias encontradas nas superfícies, por exemplo, da boca, das axilas, do couro cabeludo, da pia da cozinha e das louças sanitárias.

Ciências Físicas

As ciências físicas são aplicadas em todas as partes do programa de pesquisa e desenvolvimento. Por exemplo, os químicos físicos usam sua perícia na ciência coloidal para melhorar a eficácia da aparência e sensação de limpeza de nossos produtos. Os químicos que trabalham com materiais sintéticos têm a tarefa de criar novos ingredientes que promovam uma melhor funcionalidade em nossos produtos, enquanto que os químicos com especialização em engenharia trabalham para tornar nossos produtos sejam mais eficazes.

...& ciências humanas

As ciências humanas também desempenham um papel importante. Psicólogos, cientistas sociais e especialistas em neurociência cognitiva formam outra equipe importante –Consumer Insight Sciente (conhecimento profundo do perfil dos consumidores) – cujo papel é pesquisar como uma “necessidade” ou um “desejo” de um consumidor se traduz em um produto. O que realmente significa, em termos científicos, de ter cabelos brilhantes? Quando os consumidores dizem que querem um alvejante forte, o que realmente querem dizer? Se você mudar a embalagem de um desodorante, poderia prever como o produto será avaliado pelos consumidores? Em resumo, como podemos criar produtos que cumpram com o seu objetivo e realcem a experiência do consumidor.

Multidisciplinares

Todos trabalham em projetos multidisciplinares. Por exemplo, um projeto pode ter como objetivo um novo produto líquido para lavagem de roupas que faz com que as roupas pareçam mais novas por mais tempo. A equipe do projeto associaria a expertise dos químicos, especialistas em materiais sintéticos, para preparar ou obter novos ingredientes, formuladores para estudar a interação dos novos ingredientes com a fórmula base e para testar a eficácia e estabilidade de armazenamento, à expertise dos engenheiros químicos, para trabalhar na incorporação do novo ingrediente no processo de fabricação. Em forma alternativa, um projeto de pesquisa do cabelo pode desejar entender como oferecer aos consumidores do Sudeste Asiático o cabelo brilhante e liso que eles desejam por meio de um shampoo.

Voltar ao topo