O Plano de vida sustentável da Unilever para

Negócios inclusivos

Negócios inclusivos

Milhões de pessoas ajudam no fornecimento, fabricação e venda dos nossos produtos. Queremos ajudá-las a realizar ainda mais o seu potencial, para que elas consigam garantir o próprio sustento e o, o de suas comunidades, além de apoiar o nosso negócio.

Criando conexões, removendo barreiras

Existe uma história por trás de cada um dos nossos produtos, a história das pessoas que os tornam possíveis. As pessoas nas nossas fábricas e unidades, que fazem as nossas marcas desempenharem um papel crucial. Mas, além da nossa empresa, existe uma rede formada por milhões de pessoas, de pequenos proprietários rurais na nossa extensa cadeia de suprimentos a varejistas e empreendedores que levam as nossas marcas até consumidores novos e antigos.

Em todo o mundo, dependemos de pessoas que contribuem para o nosso sucesso e as apoiamos. Já temos fortes conexões com elas e queremos tornar esse vínculo ainda mais forte. Ao ajudar a remover as barreiras ao crescimento enfrentadas pelas pessoas na nossa cadeia de valor, nosso objetivo é ajudá-las a crescer e prosperar.

A realização do potencial de milhões

Com tecnologia, treinamento, maior acesso aos mercados e melhores formas de trabalhar, acreditamos que podemos ajudar milhões de pessoas a realizar o seu potencial e, no processo, contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como erradicação da pobreza (ODS 1) e trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8).

Tornar a nossa organização mais inclusiva também faz muito sentido do ponto de vista dos negócios. Ajuda a obter matérias-primas, expande os mercados para os nossos produtos e aumenta a resiliência do nosso modelo de negócio em um mundo incerto.

A nossa estratégia


Nosso objetivo é contribuir para o bem-estar econômico por meio da criação de riqueza e emprego, do aprimoramento de habilidades e do acesso a mercados – um círculo virtuoso de crescimento que impulsiona e é impulsionado pelos nossos negócios.

Nosso objetivo é tornar a nossa abordagem holística e integrada com o negócio, porque reconhecemos que o progresso social, ambiental e comercial estão todos interligados. Sabemos que os pequenos proprietários rurais, por exemplo, muitas vezes não têm acesso a mercados, a apoio financeiro e a informações e treinamento. Eles também podem ser prejudicados por uma dieta pobre, desigualdades de gênero e problemas de saúde, incluindo os que são causados por saneamento inadequado.

Nossos programas e parcerias voltados para os pequenos proprietários rurais refletem elementos de todo o nosso Plano de Sustentabilidade da Unilever, incluindo a promoção de práticas de agricultura sustentáveis, capacitação das mulheres, avanços em direitos humanos e igualdade no local de trabalho, e a melhora da saúde, higiene e  nutrição.

Da mesma forma, nosso trabalho com pequenos varejistas e empreendedores na nossa rede distribuição é voltado para ajudá-los a aumentar sua capacidade e a enfrentar as barreiras que os impedem de progredir, como informações limitadas sobre o mercado, dificuldade de acesso a crédito e falta de habilidades de gestão financeira ou de negócios. Ao atacar esses obstáculos ao crescimento, criamos mais maneiras de exercer um impacto social positivo, como a expansão de oportunidades para mulheres na nossa cadeia de valor.

Inclusive business pillar
O nosso compromisso

Até 2020, exerceremos impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas, contribuindo para melhorar as condições de subsistência de pequenos proprietários rurais e a renda de pequenos varejistas, além de aumentar a participação de jovens empreendedores na nossa cadeia de valor.

Avanços obtidos até o momento

Em 2017, habilitamos cerca de 716.000† pequenos proprietários rurais e 1,6 milhão de pequenos varejistas a acessar iniciativas para melhorar suas práticas agrícolas ou aumentar sua renda. Ж Φ

Auditado pela PwC.

ЖCerca de 370 mil mulheres obtiveram acesso a iniciativas no âmbito dos pilares de negócios inclusivos e oportunidades para mulheres em 2017.

Φ Período de medição: 1.º de outubro a 30 de setembro.

Futuros desafios

Embora tenhamos avançado no aprimoramento das práticas agrícolas de muitos dos nossos pequenos proprietários rurais por meio de programas de certificação, o desafio é comprovar um impacto que vá além das práticas agrícolas, em áreas como saúde e nutrição, que podem funcionar como barreiras a melhores condições de subsistência. Esses questões devem ser abordadas de forma holística e sistemática. Por isso estamos trabalhando com uma grande variedade de parceiros para melhorar os sistemas e a infraestrutura com os quais os pequenos proprietários rurais trabalham.

Da mesma forma, a nossa meta é aumentar a renda de pequenos varejistas por meio de programas como Shakti e Kabisig Summits. Temos evidências de que as nossas vendas aumentam por meio de iniciativas como essas, mas há mais trabalho a ser feito para quantificar o impacto na renda dos pequenos varejistas. Nosso objetivo é obter essas informações como parte da nossa nova plataforma de aprendizado para pequenos varejistas.


Clique para ler mais sobre Negócios Inclusivos

Metas e desempenho

No contexto do pilar de negócios inclusivos do Plano de Sustentabilidade da Unilever, definimos metas ambiciosas para exercer impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

Negócios inclusivos
O nosso compromisso

Até 2020, exerceremos impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas contribuindo para melhorar as condições de subsistência de pequenos proprietários rurais e aumentar a renda de pequenos varejistas, além de aumentar a participação de jovens empreendedores na nossa cadeia de valor.

O nosso desempenho

Em 2017, capacitamos cerca de 716.000† pequenos proprietários rurais e 1,6 milhão de pequenos varejistas a acessar iniciativas para melhorar suas práticas agrícolas ou aumentar sua renda.Ж Φ

A nossa perspectiva

Capacitamos cerca de 1,6 milhão de pequenos varejistas que fazem parte da nossa rede de distribuição a acessar iniciativas para melhorar sua renda, principalmente com os projetos Perfect Store e Kabisig Summits nas Filipinas e Shakti na Índia e na Nigéria. Não produzimos relatórios sobre iniciativas para pequenos varejistas devido a problemas de disponibilidade e qualidade dos dados.

Com nosso compromisso com o fornecimento sustentável – particularmente em cacau, chá, óleo de palma, baunilha e vegetais–, estamos fortalecendo pequenos proprietários rurais e obtendo um bom progresso rumo à nossa meta para 2020. Trabalhando em conjunto com os nossos fornecedores e parceiros, capacitamos cerca de 716.000 pequenos proprietários rurais a acessar iniciativas para melhorar suas práticas agrícolas.

† Auditado pela PwC.

Ж Cerca de 370 mil mulheres obtiveram acesso a iniciativas no âmbito dos pilares de negócios inclusivos e oportunidades para mulheres em 2017.

Φ Período de medição: 1.º de outubro a 30 de setembro.


  • Alcançado

  • Dentro do Prazo

  • Fora do Prazo

  • %

    Do objetivo alcançado

Key
  • Alcançado

    .

  • Dentro do Prazo

    .

  • Fora do Prazo

    .

  • %

    Do objetivo alcançado

    .

As nossas metas

Consulte Auditoria externa para obter mais detalhes sobre nosso programa de auditoria do Plano de Sustentabilidade da Unilever.

Uma vida melhor para os pequenos proprietários rurais

O nosso objetivo é obter a participação de pelo menos 500.000 pequenos proprietários rurais na nossa rede de suprimentos. Nós os ajudaremos a melhorar suas práticas agrícolas, capacitando-os para se tornarem mais competitivos. Com isso, melhoraremos suas condições de subsistência.

Em 2017, capacitamos cerca de 716.000 pequenos proprietários rurais a acessar iniciativas para melhorar suas práticas agrícolas.


A nossa perspectiva

Continuamos a lançar programas com o objetivo de melhorar as práticas agrícolas dos pequenos proprietários rurais. Novas iniciativas relatadas este ano incluem a Black Soy Bean Bango Initiative, na Indonésia, e a certificação de proprietários rurais que trabalham com chá no Sri Lanka.

Por meio dos nossos programas, estamos trabalhando para ajudar pequenos proprietários rurais a melhorar suas safras e aumentar a qualidade e consistência das suas colheitas. Isso lhes oferece meios para aumentar sua renda, ao mesmo tempo em que nos dá a visibilidade e resiliência de que precisamos para atingir uma cadeia de suprimentos verdadeiramente sustentável.

Aumentar a renda e a qualidade é somente parte da história. Os pequenos proprietários rurais, por exemplo, muitas vezes não têm acesso a mercados, a apoio financeiro e a informações e treinamento. Sem isso, o crescimento deles é limitado, o que pode significar perda de qualidade e de oportunidades para a produção.

Eles também podem ser prejudicados com uma dieta pobre, desigualdades de gênero e problemas de saúde, incluindo aqueles causados por um saneamento inadequado. Por isso também estamos trabalhando com vários parceiros, como a Global Alliance of Improved Nutrition, para abordar essas questões e dar aos pequenos proprietários rurais a melhor chance possível de prosperar.

Conexão com pequenos proprietários rurais para melhorar suas condições de subsistência

Aumento da renda de pequenos varejistas

Vamos criar e aumentar a renda de 5 milhões de pequenos varejistas da nossa rede de distribuição.

Capacitamos cerca de 1,6 milhão de pequenos varejistas que fazem parte da nossa rede de distribuição a acessar a nossa iniciativa Perfect Store, além de outros programas, como a iniciativa Shakti e o projeto Kabisig Summits.


A nossa perspectiva

O número de pequenos varejistas que acessavam as iniciativas teve um pequeno aumento em 2017, chegando a 1,6 milhão, principalmente em função da implantação contínua do nosso projeto Kabisig Summits nas Filipinas e do programa Shakti na Índia e na Nigéria.

Estamos desenvolvendo nossa abordagem para garantir que o máximo possível de pequenos varejistas acessem o treinamento, não somente aqueles que são atendidos por nossa iniciativa Perfect Store.

Esperamos obter avanços mais rápidos em relação a essa meta a partir do próximo ano, pois reuniremos todos os módulos de treinamento de maneira totalmente integrada em uma plataforma certificada de aprendizado de pequenos varejistas. Ela acompanhará o número de pequenos varejistas com acesso a treinamento, incluindo treinamento financeiro e treinamento básico em higiene, saneamento e nutrição, para atender melhor aos consumidores e melhorar as condições de subsistência das suas próprias famílias.

Capacitação de pequenos varejistas para o crescimento

Aumento da participação de empreendedores jovens na nossa cadeia de valor

Aumentaremos a participação de empreendedores jovens na nossa cadeia de valor.

Treinaremos e capacitaremos jovens a participar do setor agrícola em nível global e em canais de distribuição das nossas marcas para o mercado.

Continuamos a ajudar jovens em toda a nossa cadeia de suprimentos agrícolas e nos nossos canais de distribuição.


A nossa perspectiva

Desde 2014, temos trabalhado para atrair mais jovens empreendedores para a nossa cadeia de valor, por meio, principalmente, dos nossos programas de negócios inclusivos em mercados emergentes e em desenvolvimento.

Um exemplo é a Safeer, uma iniciativa para pequenos varejistas no Egito. O seu objetivo é recrutar jovens para apoiar a distribuição dos produtos Unilever em mais de 1.000 vilas egípcias cujo alcance seria, de outro modo, muito dispendioso para a força de vendas da Unilever. Da mesma forma, a Unilever Bangladesh teve uma iniciativa pioneira para recrutar jovens desempregados para ajudar a vender nossas marcas em regiões rurais de Bangladesh onde não temos cobertura direta.

Nossos programas para pequenos proprietários rurais também ajudam no apoio a jovens, como aqueles que cultivam baunilha em Madagascar. Em uma parceria com a Symrise, Save the Children e a agência de desenvolvimento federal GIZ, estamos trabalhando para acabar com o ciclo de pobreza passado de geração para geração por meio de educação e treinamento em agricultura. Por meio dos nossos programas, estamos trabalhando para ajudar pequenos proprietários rurais a melhorar suas safras e aumentar a qualidade e consistência das suas colheitas.

Como ajudar jovens empreendedores
Voltar ao topo