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Nossa jornada de sustentabilidade: o quão longe chegamos?

Nosso relatório anual de sustentabilidade mostra crescimento dos negócios e um progresso geral e convoca uma maior ação coletiva em prol de um futuro mais brilhante.

Pequeno produtor de soja preta

O relatório mais recente do nosso progresso mostra que estamos cumprindo a maioria dos ambiciosos objetivos do Plano de Sustentabilidade da Unilever (PSU) – e convoca para uma ação mais coletiva a fim de superar os maiores desafios que nossa empresa e o mundo enfrentam.

Forte desempenho em sustentabilidade vinculado ao crescimento

O relatório "Mobilização da Ação Coletiva", nosso Resumo do Progresso do Plano de Sustentabilidade da Unilever em 2015 (em inglês), relata os ambiciosos objetivos que definimos para nós mesmos quando incorporamos o PSU em nosso modelo de negócios, no ano de 2010.

O documento destaca as formas pelas quais acreditamos que o PSU está agregando valor para nossa empresa, bem como para a sociedade e o meio ambiente, ao nortear o crescimento, construir confiança, reduzir riscos e baixar custos. Marcas "Vida Sustentável" como Knorr, Dove, OMO, Lipton e Hellmann's, cujos produtos estão diretamente vinculados a uma finalidade sustentável e que contribuem para os objetivos do PSU, foram responsáveis por quase metade do crescimento da Unilever em 2015 – e cresceram mais rapidamente do que o restante dos negócios.

Nossas operações no rumo certo – mas grandes desafios permanecem

O relatório mostrou um forte desempenho em relação às metas de sustentabilidade que estão sob nosso controle direto. Ajudamos mais de 480 milhões de pessoas a adotar ações para melhorar sua saúde e seu bem-estar, e melhoramos as condições de vida das pessoas por meio de emprego, treinamento e promoção dos direitos humanos.

Também reduzimos os impactos ambientais das nossas operações. Em comparação a 2008, em 2015, as fábricas da Unilever enviaram 97% menos resíduos totais para descarte, emitiram 39% menos CO2 proveniente de energia e captaram 37% menos água por tonelada de produção.

No entanto, tem sido difícil reduzir o impacto ambiental resultante do uso dos nossos produtos pelo consumidor após eles saírem das nossas fábricas. Embora o resíduo associado ao descarte dos nossos produtos pelo consumidor tenha diminuído em 29% desde 2010, o consumo de água associado ao uso pelo consumidor diminuiu somente cerca de 1%, e o impacto dos gases do efeito estufa relacionado a esse uso pelo consumidor subiu aproximadamente 6%.

Abordagens inovadoras – e a necessidade de uma ação coletiva

Estamos adotando estratégias inovadoras para abordar essas questões. No entanto, a mudança de comportamento do consumidor, além de desafios mais abrangentes, incluindo a mudança climática e a crescente desigualdade, exige uma urgente ação coletiva em nível global. Estamos trabalhando com a comunidade global para ampliar o progresso realizado em 2015 por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e do Acordo de Paris sobre a mudança climática.

"Existem oportunidades imensas para aqueles que se comprometerem a agir..."

Descrevendo o ano 2015 como um "ano marcante para a humanidade e o planeta", o CEO da Unilever, Paul Polman, disse que modelos de negócios sustentáveis permanecem sendo não só relevantes, mas essenciais.

Paul afirmou que: "Iniciando agora seu sexto ano, o PSU está provando que não se pode escolher entre sustentabilidade e crescimento lucrativo. O plano também está nos ajudando a economizar custos, promover a inovação e recrutar e reter os melhores talentos."

"De fato, existem oportunidades imensas para aqueles que se comprometerem a agir. Não existe um caso de negócios para a pobreza permanente e a mudança climática desenfreada."

Todos temos um papel a desempenhar na construção de um futuro Melhor. Qual é o seu papel? Compartilhe sua opinião com a hashtag #acaocoletiva

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