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Como estamos indo em relação às nossas metas do USLP?

À medida que o mundo trabalha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, é fundamental que as empresas liderem para gerar confiança. A chave para isso é como trabalhamos em parcerias mais próximas do que nunca, significando novos níveis de transparência de todas as partes.

Line of schoolgirls in Pakistan

É com transparência em mente que a gente compartilha como estamos progredindo com o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP), o alicerce de nossas ações para criarmos confiança através de todos os aspectos de nossa cadeia de valor.

O último relatório mostra que estamos no caminho certo para alcançar 80% das nossas metas, e é mais transparente do que nunca sobre onde estão os principais desafios. Ele também descreve onde podemos dividir nossas experiências para apoiar e aprimorar as jornadas de negócios sustentáveis de outros.

Consumidores querem marcas sustentáveis

Há uma forte evidência que a demanda do consumidor por marcas sustentáveis está crescendo. Nossa própria pesquisa mostra que 54% dos consumidores querem comprar sustentavelmente e um terço deles já fazem isso. Essa é uma grande oportunidade, e queremos assegurar que nossas marcas estejam na linha de frente para isso.

Uma forma que temos feito isso nos últimos anos é através das nossas marcas para uma vida sustentável. Elas combinam um forte propósito ambiental ou social, com produtos que contribuem para alcançar os objetivos da USLP. Nós temos agora 26 marcas sustentáveis, mais que as 18 de 2016, abrangendo todas as nossas divisões. Os novos participantes deste ano são: Vasenol, Sunlight e Kibon.

Em 2017, elas cresceram 46% mais rápido que o resto do negócio e entregaram 70% de nosso crescimento. Nos últimos quatro anos, elas têm continuamente superado nossa taxa média de crescimento.

Novos negócios, marcas e inovações

Também estamos moldando e construindo nosso portfólio por meio de aquisições de empresas que sejam alinhadas com nossos valores de vida sustentável. Algumas de nossas novas marcas adquiridas nos últimos 12 meses que se encaixam neste perfil são chá Pukka, Seventh Generation, Mãe Terra e Sundial.

E não estamos apenas adquirindo, mas também desenvolvendo novas marcas que trazem a sustentabilidade em seus corações. Por exemplo: a Love Beauty Planet, uma marca vegan-friendly de cuidados pessoais, que usa ingredientes naturais e embalagem reciclada, e os petiscos veganos e sem glúten Red Red, criados em colaboração com o "Ghana Kitchen" de Chef Zoe e lançados no Reino Unido no início deste ano.

E, é claro, também fundamental para o nosso crescimento é focar, de forma consistente, em levar nossas principais marcas para mais pessoas todos os dias, incluindo os produtos de maior sucesso e inovações. Um exemplo é a aposta de Maizena, uma das mais tradicionais marcas no Brasil, nos segmentos de snacks e cereais.

Em abril deste ano, a marca lançou a linha Grãos do Bem, composta por cookies, biscoitos doces, mix e barrinhas de cereais, sendo que cada unidade delas tem menos de 70 kcal e 0% de gordura trans. Os produtos trazem em suas receitas, além da fórmula do tradicional milho Maizena, grãos como quinoa, chia, linhaça e amaranto.

601m

Pessoas foram alcançadas através dos nossos programas de lavagem de mãos, saneamento básico, saúde bucal, autoestima e água potável, ao final de 2017.

109

Das nossas fábricas em 36 países já usavam 100% de eletricidade da rede renovável, respondendo por 65% do consumo total de eletricidade ao final de 2017.

56%

Das nossas matérias-primas agrícolas foram obtidas de forma sustentável ao final de 2017.

Nosso progresso no USLP em 2017

A boa notícia é que, depois de sete anos de progresso, nós já alcançamos, ou estamos em vias de alcançar, cerca de 80% das nossas metas.

Melhorar a saúde e o bem-estar de mais de 1 bilhão de pessoas até 2020

Estamos no caminho certo para de atingirmos nossa ambiciosa meta de dobrar a proporção de nosso portfólio que atende aos mais altos padrões nutricionais até 2020. Até agora, 39% do portfólio por volume já atende a esses padrões. Uma grande reformulação está em andamento em todas as nossas categorias de produtos e fizemos um progresso significativo na redução de sal, gordura saturada, calorias e açúcar. Por exemplo, em 70% dos mercados onde vendemos sorvetes agora temos mini versões. Em 2017, lançamos o Mini Magnum na Índia e três variantes de Mini Cornetto no Brasil.

Em termos de saúde e higiene, nós atingimos mais de 600 milhões de pessoas através dos nossos programas de lavagem de mãos, saneamento básico, saúde bucal, autoestima e água potável ao final de 2017. Uma marca que fez esse impacto notável foi a Dove, com o foco de melhorar a confiança corporal. Já alcançamos 29 milhões de jovens e estamos a caminho de 40 milhões até 2020.

Reduzir pela metade a pegada ambiental dos nossos produtos ao longo da cadeia de valor até 2030

Quando se trata da nossa própria pegada, fizemos um bom progresso na maioria das áreas. Desde 2008, nós reduzimos em 47% a emissão de CO2 pelo consumo de energia em nossas fábricas, reduzimos o consumo de água em 39% e o total de resíduos enviados para descarte chegou a 98%. Nós também fizemos avanços em nossa extensa cadeia de suprimentos. Por exemplo, no final de 2017, 56% de nossas matérias-primas agrícolas foram de origem sustentável.

Reduzir o impacto ambiental da forma como os consumidores usam nossos produtos, continua sendo um desafio. Conseguimos reduzir o uso de água em apenas 2% desde 2010. Mas nem tudo é notícia ruim. Estamos vendo um progresso encorajador em resíduos de embalagens, no qual assumimos um novo compromisso de assegurar que nossas embalagens plásticas sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

Melhorando os meios de vida de milhões de pessoas até 2020

Em 2017 nós relançamos nossa Política de Fornecimento Responsável, para fortalecer nossa abordagem e conduzir o aumento do número de fornecedores comprometidos com o programa. Em torno de 55% de aquisição foi através de fornecedores que cumpriram os requisitos obrigatórios da Política. Nossa ambição é de 100% até 2020.

Nós acreditamos que o empoderamento feminino é o maior símbolo do desenvolvimento humano e crescimento econômico. Estamos construindo uma organização com equilíbrio de gênero: no final de 2017, as mulheres ocupavam 47% dos cargos de liderança, acima de 46% em 2016. Nosso programa Shakti está fornecendo trabalho para mais de 70 mil mulheres em comunidades rurais de baixa renda na Índia. Em 2017, também permitimos que 1,2 milhões de mulheres acessassem iniciativas com o objetivo de promover sua segurança, desenvolver suas habilidades e ampliar suas oportunidades.

E em termos de criar um negócio mais inclusivo, em 2017 nós possibiltamos que cerca de 716 mil pequenos agricultores tivessem acesso a iniciativas que visam melhorar suas práticas agrícolas ou aumentar sua renda. Também apoiamos 1,6 milhão de varejistas de pequena escala a melhorarem seus rendimentos.

Graph showing increase
70%

Dimensão do nosso crescimento global de volume de negócios proporcionado por marcas sustentáveis.

Foto: Son Ng-Hoang, funcionário da Unilever, Vietnã

O que vem depois?

Muita coisa mudou no mundo desde que lançamos o USLP em 2010. A medida que começamos a pensar sobre isso, foi importante para nós ter uma boa compreensão da opinião externa e dos funcionários sobre o que estamos fazendo e para onde devemos ir. Então, nós embarcamos no maior exercício de escuta que já realizamos sobre o futuro dos negócios sustentáveis na Unilever.

Além de entrevistarmos especialistas de todas ás áreas de valor - incluindo investidores, fornecedores, clientes, agências de criação, outras empresas, líderes de pensamento, ONGs e acadêmicos - também pedimos aos funcionários em todo o mundo que respondessem uma pesquisa para identificar os problemas mais importantes para eles.

As respostas mostram que o USLP se tornou uma ótima fonte de orgulho e motivação dentro dos negócios, e a razão chave pela qual muitos funcionários se juntaram à empresa. Ao mesmo tempo, ficamos felizes de sentir o apreço com o qual o USLP é tratado externamente.

Mas não surpreendentemente, com essa confiança vem um alto nível de expectativa com o que está por vir. Como um entrevistado externo disse: “A Unilever está em uma posição desconfortável. As expectativas serão mais altas do que nunca. Isso eleva o nível para todos dentro da companhia tentando descobrir o que precisa acontecer a seguir”.

O objetivo desse projeto foi obter uma profunda compreensão de como evoluir o USLP para o futuro, com base nas opiniões do nosso próprio pessoal, bem como nas de especialistas independentes no campo de negócios sustentáveis. Nós vamos agora pegar todo esse feedback e trabalhar nos próximos estágios do processo.

Faremos atualizações regulares sobre o nosso progresso, então, por favor, volte em breve para saber como estamos indo.

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