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A nossa estratégia

Acreditamos que o crescimento sustentável e igualitário é a única forma de criar valor em longo prazo para os nossos públicos. É por isso que colocamos o Plano de Sustentabilidade da Unilever no centro do nosso modelo de negócio.

Mulher coletando água em um Sunlight Water Centre

A nossa missão e a nossa visão como princípios orientadores

Temos uma missão simples e muito clara – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos – e uma visão de expansão dos negócios que dissocia a nossa pegada ambiental do nosso crescimento e aumenta o nosso impacto social positivo

O que sustentabilidade significa para nós?

Queremos ajudar a criar um mundo no qual todos possam viver bem dentro dos limites naturais do planeta. Estamos tornando a vida sustentável algo central em tudo o que fazemos, por meio de nossas marcas e produtos, nossas normas de comportamento dentro e fora da Unilever e em nossas parcerias, que estão gerando mudanças verdadeiramente transformadoras em toda nossa cadeia de valor.

Independentemente da volatilidade e das incertezas do mundo, a missão e a visão da Unilever permanecerão, pois acreditamos que pensar em longo prazo é a melhor maneira de crescer. Saiba mais sobre o modo como criamos valor (em inglês). (PDF | 433KB).

A nossa estratégia de crescimento sustentável

O Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) é uma referência detalhada de como obteremos crescimento sustentável ao mesmo tempo em que realizamos a nossa missão e a nossa visão. Ele abrange todos os aspectos dos nossos negócios, incorpora todas as nossas marcas e divisões e envolve todos os países nos quais trabalhamos.

Seu objetivo é promover a mudança ao longo da nossa cadeia de valor – das nossas operações às nossas compras e à maneira como os consumidores usam os nossos produtos. E o plano foi pensado para gerar crescimento lucrativo e incentivar a inovação, da maneira certa, em benefício de todos os nossos públicos.

O Plano, lançado em 2010, foi desenvolvido em torno de três grandes objetivos e nove pilares. Para verificar se as prioridades do plano continuam certas, realizamos uma análise de materialidade a cada dois anos. Para cada objetivo, temos metas e métricas detalhadas. Saiba mais sobre nosso desempenho nas páginas dedicadas aos respectivos pilares.

Melhorar a saúde e o bem-estarReduzir o impacto ambientalMelhorar a vida das pessoas

Objetivo: Até 2020, ajudaremos mais de 1 bilhão de pessoas a agir para melhorar sua saúde e seu bem-estar


Pilares:
Saúde e higiene
Aprimoramentos em nutrição

Objetivo: Nosso objetivo é reduzir pela metade, até 2030, a pegada ambiental da fabricação e do uso dos nossos produtos à medida que a empresa cresce.


Pilares:
Gases do efeito estufa
Uso de água
Resíduos e embalagens
Sustentabilidade em suprimentos

Objetivo: Até 2020, melhoraremos a vida de milhões de pessoas à medida que os nossos negócios crescem.


Pilares:
Tratamento justo no local de trabalho
Oportunidades para mulheres
Negócios inclusivos

Há tempos sabemos que crescimento e sustentabilidade não estão em conflito e agora temos provas disso. Nossa estrutura de quatro pontos mostra como o USLP gera valor para o nosso negócio:

  • Mais crescimento: a sustentabilidade cria oportunidades de inovação, abre novos mercados e permite que as nossas marcas conectem-se com os consumidores de novas maneiras. A pesquisa Os frutos do propósito da Unilever revelou que mais de 50% dos consumidores querem escolher marcas mais sustentáveis, e nossas marcas estão bem posicionadas para capitalizar essa oportunidade de crescimento.
  • Custos mais baixos: eliminando o desperdício e usando recursos com cuidado, criamos eficiências, cortamos custos e melhoramos as nossas margens, ao mesmo tempo em que reduzimos a nossa exposição à volatilidade dos preços dos recursos. Por exemplo, usando menos energia, evitamos gastos de mais de € 490 milhões em nossas fábricas de 2008 para cá. Além disso, ao usar menos materiais e produzir menos resíduos, evitamos gastos de mais de €260 milhões no mesmo período.
  • Menos risco: operações sustentáveis nos ajudam a tornar a nossa cadeia de suprimentos à prova de futuro no que diz respeito aos riscos associados às mudanças climáticas e à compra de matérias-primas no longo prazo. Até 2017, 56% da nossa matéria-prima agrícola foi obtida de forma sustentável.
  • Mais confiança: colocar a sustentabilidade no centro do nosso modelo de negócios fortalece os nossos relacionamentos. Além disso, ajuda a manter o nosso valor e relevância para os consumidores e inspira os atuais e futuros funcionários da Unilever. Por exemplo, em 2017, figuramos mais uma vez entre as melhores empresas para trabalhar no setor de bens de consumo de giro rápido em 44 dos 60 países onde recrutamos funcionários.

Mudanças verdadeiramente transformadoras que vão além dos nossos negócios

Estamos cientes de que os maiores desafios que o mundo enfrenta não podem ser resolvidos por uma única empresa. Estamos nos transformando como empresa, mas também queremos ajudar a transformar o sistema no qual fazemos negócios. Faremos isso agindo como catalisadores de uma mudança mais ampla, como agentes para facilitar o avanço das discussões e unir as pessoas e como colaboradores em parcerias, a fim de impactar de forma positiva os negócios, a sociedade e o ambiente em grande escala.

Ao fazer parte da solução para os desafios, as empresas têm a oportunidade de conquistar a confiança dos consumidores, ajudando a criar sociedades e economias nas quais possam crescer e ter sucesso.

Pretendemos usar nosso porte e influência para ajudar a promover uma mudança verdadeiramente transformadora em quatro áreas nas quais podemos fazer a maior diferença e que representam as maiores oportunidades de mercado para nós:

Nossa abordagem multilateral nos permite entender os desafios que impedem a sociedade, e nossos ecossistemas, de prosperar e nos ajuda a encontrar maneiras de solucioná-los. Envolvemos acionistas, governos, ONGs e representantes de sociedade civil e moldamos o panorama comercial por meio do apoio a causas. Aproveitando ao máximo parcerias, financiamentos mistos (públicos/privados) e modelos de negócio digitais e novos, acreditamos na possibilidade de uma mudança verdadeiramente transformadora.

Nosso Plano e os objetivos de desenvolvimento sustentável

Uma das formas de usar as parcerias para fazer mudanças em larga escala são ações inspiradas pelos Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs). Eles são fundamentais para o crescimento futuro da economia e dos negócios. A Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável, cofundada pela Unilever, concluiu que o sucesso da execução dos ODSs criará oportunidades de mercado de, pelo menos, US$ 12 trilhões por ano.

Estamos trabalhando em muito desses ODSs por meio do USLP. Com isso, abrimos novos mercados e investimos em marcas com propósito e inovação. A interdependência e o caráter mútuo dos objetivos asseguram que o progresso de um deles promova o progresso dos outros. Saiba mais sobre nossa abordagem dos ODSs e como estamos agindo em cada um deles no nosso Relatório de sustentabilidade.

Ainda estamos aprendendo

Tivemos alguns ótimos resultados com o nosso O Plano de Sustentabilidade. Sabemos que ele contribui com o crescimento comercial, pois vemos os consumidores escolherem nossas marcas com propósito, como Hellmann’s, Ben & Jerry’s, Dove e Omo.

Também aprendemos muito sobre o que funciona e o que não funciona e continuaremos fazendo mudanças para acertas as coisas. Um dos maiores desafios é a nossa capacidade de influenciar mudanças fora da empresa, onde não exercemos controle direto.

Por exemplo, avançamos bastante na redução dos gases do efeito estufa (GHG) em nossas fábricas e atingimos a nossa meta para 2020 em 2017. No entanto, o impacto dos nossos produtos sobre os gases de efeito estufa por uso do consumidor aumentou em 9% desde 2010.

Atualizamos nossa estratégia de redução das emissões de gases do efeito estufa para refletir o que aprendemos. Do mesmo modo, apesar de termos reduzido o uso de água em 2% por meio de inovações, como produtos de lavagem de roupa que precisam de pouco enxágue, essa conquista foi ofuscada pelo crescimento de produtos com maior uso de água em nosso portfólio.

Estamos sempre à procura de ideias e novas maneiras de influenciar nossa cadeia de valor ampliada. Sabemos que a colaboração com públicos externos é essencial para enfrentar muitos desafios da sustentabilidade e vamos concentrar ainda mais o foco nisso nos próximos anos. As nossas iniciativas visando mudanças verdadeiramente transformadoras contribuem para mudanças sistêmicas necessárias para fazer frente a alguns dos mais complexos problemas sociais e ambientais.

Pessoas orientadas por um propósito

Para conseguir uma mudança real, precisamos criar um movimento de crescimento sustentável na Unilever. Sempre procuramos novas maneiras de envolver nossos funcionários com a sustentabilidade e de mobilizar sua paixão para conquistar nossos objetivos. Uma área específica na qual nos concentramos é ajudar os funcionários a descobrir seus propósitos para realizar seus potenciais.

“Como dar vida à sustentabilidade” é uma das seis habilidades mais importantes abordadas em nossos programas de aprendizado para funcionários. Integramos a sustentabilidade ao treinamento existente e criamos cursos personalizados, a fim de desenvolver, entre os funcionários, habilidades e entendimento de como a sustentabilidade se aplica a suas respectivas funções.

Nossos patronos da sustentabilidade trabalham em funções, divisões e países importantes, ajudam a envolver os funcionários com a sustentabilidade, apoiam nossas equipes de liderança na identificação das prioridades locais e revisam trimestralmente os avanços à luz das nossas metas. Em 2017, realizamos a pesquisa “Dê voz à sua opinião” – o maior levantamento sobre o futuro dos negócios já realizado pela Unilever com seus funcionários.

Liderança orientada por um propósito

A liderança será fundamental na realização do propósito da Unilever e em nosso desempenho nos próximos anos. Nossos programas de liderança estimularão os líderes orientados por propósito e valores, hoje tão necessários para a Unilever e para o mundo.

Tim Munden, Diretor de Aprendizado

Por ser uma organização orientada por valores e propósitos, usamos nosso Programa de desenvolvimento de liderança da Unilever (ULDP) como veículo para ajudar nossos executivos a descobrirem o próprio propósito e usá-lo como orientação para tomar decisões e para as próprias carreiras.

Nosso programa Gerente geral (GM), atualizado recentemente, ajuda a capacitar nossos gerentes gerais com a mentalidade para desenvolver modelos comerciais inovadores, sustentáveis e inclusivos, para promover o crescimento responsável. Os gerentes gerais desempenham uma função essencial na criação das condições certas para aplicar o USLP, pois têm uma visão mais abrangente dos nossos mercados e operações comerciais.

Além disso, agora vinculamos o avanço em sustentabilidade à remuneração para um número cada vez maior de funcionários de nível administrativo, chegando até nosso CEO e à liderança executiva da Unilever. Saiba mais em nosso Relatório anual e demonstrações financeiras.

Reconhecimento externo

Estamos muito satisfeitos por nossa abordagem da sustentabilidade ter sido reconhecida por terceiros em 2017, incluindo:

  • Índice de sustentabilidade do Dow Jones (DJSI): A Unilever foi nomeada líder do setor de produtos de uso pessoal.
  • CDP: Unilever foi incluída na lista “A” em Relatórios de clima, água, florestas e envolvimento do fornecedor da CDP.
  • Pesquisa de líderes em sustentabilidade GlobeScan/SustainAbility: mantivemos nossa classificação nos primeiros lugares por sete anos consecutivos.
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