Plano de Sustentabilidade da Unilever para

Empresa inclusiva

Empresas como a nossa podem e devem desempenhar um importante papel na geração de riqueza e empregos em todo o mundo, aumentando a capacitação e oferecendo acesso a mercados.

Agricultores pesando cebolas

Como resultado do nosso porte, temos uma oportunidade exclusiva de incluir milhões de pessoas em nossos negócios, por exemplo: pequenos agricultores que podem não ter acesso a capacitação ou a mercados; varejistas de pequeno porte que podem ganhar seu sustento iniciando ou expandindo sua pequena empresa ao vender nossos produtos; e jovens empreendedores que podem necessitar de treinamento.

Assim, podemos promover comunidades fortes e saudáveis que trabalham respeitando direitos. Ao mesmo tempo, essa é uma oportunidade de expandir os mercados para nossos produtos e faz com que nosso modelo de negócio seja mais resiliente em um mundo inconstante.

Objetivos e desempenho

Como parte do pilar Empresa Inclusiva do nosso Plano de Sustentabilidade da Unilever, estabelecemos ambiciosas metas para criar um impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas.

Empresa inclusiva

O NOSSO COMPROMISSO

Até 2020, teremos um impacto positivo na vida de 5,5 milhões de pessoas com a melhoria das condições de vida de pequenos agricultores, aumento da renda de varejistas de pequeno porte e aumento da participação de jovens empreendedores em nossa cadeia de valor.

O NOSSO DESEMPENHO

Em parcerias, entre 2006 e 2015, oferecemos a aproximadamente 600.000 pequenos agricultores e a 1,8 milhão de varejistas de pequeno porte o acesso a iniciativas voltadas para melhorar suas práticas agrícolas e aumentar suas vendas.

A NOSSA PERSPECTIVA

Por meio de nosso compromisso de obter suprimentos de forma sustentável – em especial, o cacau, chás e baunilha –, estamos fortalecendo a agricultura de pequeno porte. Ao trabalhar com nossos fornecedores e parceiros, oferecemos a aproximadamente 600.000 pequenos agricultores acesso a iniciativas destinadas a melhorar suas práticas agrícolas. Descobrimos que ajudar pequenos agricultores a melhorar suas práticas e dar-lhes acesso a sementes de melhor qualidade, treinamento e fertilizantes, nos permite duplicar ou até mesmo triplicar a produção anual deles para a safra em questão abrangida pelo programa.

Em 2015, a Fundação Unilever implementou uma abordagem mais holística para ampliar o impacto dos nossos programas: agora, está se concentrando em nutrição, mulheres e finanças e buscando incentivar jovens empreendedores agrícolas e a agricultura sustentável. Três novas parcerias ilustram essa abordagem: o projeto Enhanced Livelihoods Investment Initiative; nosso Nutrition Intervention Programme; e o Enhanced Livelihoods Fund. Essas parcerias complementam nossa parceria de 2014 com a Solidaridad, para melhorar a vida de um milhão de pessoas na agricultura.

Continuamos expandindo programas existentes como o Perfect Store, por meio do qual fornecemos a cerca de 1,8 milhão de varejistas de pequeno porte acesso a iniciativas voltadas para aumentar suas vendas e o Perfect Village. Também remodelamos e ampliamos nossa iniciativa de vendas móveis de sorvete, a Eu sou Kibon. A iniciativa revisada agora visa oferecer emprego a 100.000 pessoas até 2020, ajudando nossos microempreendedores a melhorar suas condições de vida e nos ajudando a impactar mais consumidores e ampliar nossos negócios.

Outros esquemas voltados para distribuidores microempreendedores continuam dando uma importante contribuição para nossa meta, como o Shakti na Índia e o Gbemiga na Nigéria.

  • Alcançado: 0
  • Dentro do plano: 4
  • Fora do plano: 0
  • %do objetivo alcançado: 0

Nossos objetivos

Consulte Verificação independente (em inglês) para obter mais detalhes sobre nosso programa de verificação do Plano de Sustentabilidade da Unilever.

MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DE PEQUENOS AGRICULTORES

Nosso objetivo é incluir pelo menos 500 mil pequenos agricultores em nossa rede de fornecimento. Vamos ajudá-los a melhorarem suas práticas agrícolas, permitindo que se tornem mais competitivos. Melhoraremos, assim, suas condições de vida.

Em parceria com nossos fornecedores agrícolas e outros parceiros, até setembro de 2015, havíamos oferecido a aproximadamente 600.000 pequenos agricultores acesso a iniciativas destinadas a melhorar suas práticas agrícolas. Planejamos um aprofundamento nesse compromisso para garantir que ele se sustente por meio de um impacto positivo em suas condições de vida.

A NOSSA PERSPECTIVA

Além de oferecer a aproximadamente 600.000 pequenos agricultores acesso a iniciativas destinadas a melhorar suas práticas agrícolas, também mapeamos nossa base de pequenos agricultores para identificar as principais matérias-primas que compramos deles.

Os parceiros nos ajudam a impactar mais pequenos agricultores e, em 2015, acordamos três novas parcerias, em que a Fundação Unilever irá ajudar também. Em 2015, a Unilever, a Acumen e a Clinton Giustra Enterprise Partnership lançaram o projeto Enhanced Livelihoods Investment Initiative, que pretende melhorar as condições de vida de 60.000 pequenos agricultores e afetar positivamente a vida de cerca de 300.000 pessoas. 

Estabelecemos também o Nutrition Intervention Programme junto à Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN), no intuito de impactar 800.000 pequenos agricultores em nossa cadeia de fornecimento. E, em parceria com a Oxfam e a Ford Foundation, o projeto Enhancing Livelihoods Fund dará suporte a projetos com equilíbrio de fundos para fornecedores, a fim de melhorar as condições de vida de pequenos agricultores, trabalhadores e suas comunidades.

"Descobrimos que ajudar pequenos agricultores a melhorar suas práticas e dar-lhes acesso a sementes de melhor qualidade, treinamento e fertilizantes, nos permite duplicar ou até mesmo triplicar a produção anual deles para a safra em questão abrangida pelo programa"

AUMENTAR AS RECEITAS DE VAREJISTAS DE PEQUENO PORTE

Criaremos e aumentaremos as receitas de 5 milhões de varejistas de pequeno porte em nossa rede de distribuição.

Nova meta de 2014.

Continuamos acrescentando varejistas de pequeno porte à nossa rede de vendas.

A NOSSA PERSPECTIVA

Continuamos adicionando pequenos varejistas independentes à nossa rede de vendas e expandindo nosso alcance, especialmente em comunidades rurais.

Cerca de 1,8 milhão de varejistas de pequeno porte da nossa rede de distribuição estão acessando nossa iniciativa Perfect Store, que visa aumentar as vendas deles. Mais de 1 milhão desses varejistas de pequeno porte estão na Índia.

Oferecemos a eles oportunidades de ampliar seus negócios e levar nossos produtos de marcas de qualidade para mercados predominantemente rurais. Baseada em nosso programa Perfect Store, nossa iniciativa Perfect Village continua crescendo, adotando uma abordagem holística em prol da comunidade e trabalhando com consumidores e pequenos varejistas para melhorar as condições de saúde, higiene e nutrição na vila.

AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DE JOVENS EMPREENDEDORES EM NOSSA CADEIA DE VALOR

  • Aumentaremos a participação de jovens empreendedores em nossa cadeia de valor.

Capacitaremos e treinaremos jovens para que participem do setor agrícola em todo o mundo e dos canais de distribuição de nossas marcas para o mercado.

Nova meta de 2014.

Remodelamos nosso programa de vendas móveis de sorvete direcionando-o para jovens, a fim de gerar mais oportunidades. No setor agrícola, conduzimos um projeto em Gana junto à "Source Trust", para dar suporte a jovens empreendedores.

A NOSSA PERSPECTIVA

Em 2015, remodelamos nosso programa existente de vendas móveis de sorvete, transformando-o em uma nova iniciativa "I am Walls’". Seu objetivo ampliado é oferecer emprego a 100.000 microempreendedores até 2020.

Na agricultura, nossa parceria com a Solidaridad (lançada em 2014) busca melhorar a vida de 1 milhão de pessoas em nossa cadeia de fornecimento estendida: um foco importante da parceria será desenvolver jovens empreendedores ao mesmo tempo em que apoiamos pequenos agricultores a adotar melhores práticas de gestão agrícola. Em 2015, em Gana, conduzimos um projeto junto à Solidaridad e à Source Trust, para abordar a capacitação financeira e social de jovens trabalhadores da indústria de cultivo de cacau, desenvolvendo habilidades agrícolas e de empreendedorismo.

Key

  • Alcançado
  • Dentro do Prazo
  • Fora do Prazo
  • Do objetivo alcançado
Voltar ao topo